Agência de Youtubers: 6 fatos sobre o Youtube que mostram o poder da plataforma para publicidade

Desde o lançamento do Youtube em fevereiro de 2005, muita coisa muito tanto na internet quanto no próprio Youtube. Hoje o website é o terceiro mais visitado do mundo (atrás do Google e Facebook). Nesse artigo vamos te mostrar o tamanho do poder do Youtube e analisar sua importância dentro de uma estratégia de marketing. Vamos lá:

  1. Supostamente, existem mais de 1 BILHÃO e 300 milhões de usuários da plataforma. Esse número é impressionante e aumenta a cada momento.
  2. 300 horas de vídeos são postadas a CADA MINUTO.
  3. 5 BILHÕES de vídeos são assistidos TODO DIA.
  4. Cerca de 30 MILHÕES de pessoas visitam o site todo dia.
  5. 82 milhões de brasileiros assistem a videos do Youtube mensalmente.
  6. O Brasil é o segundo lugar no mundo onde as pessoas mais assistem vídeos pelo Youtube.

Esses números mostram que o Youtube está cada vez mais tomando o espaço onde antes reinava soberana a TV. Existem inclusive, pesquisas que apontam que os brasileiros usuários da plataforma dedicam mais tempo ao Youtube que a própria TV.

Existem duas formas de anunciar no Youtube: através do sistema de anúncios nativo do Google, o AdSense, que é aquele sistema em que antes, durante ou após um vídeo, aparece uma parte de um vídeo promocional de alguma empresa. O anúncio também pode aparecer em algum local na página onde aparecem os resultados de nossa pesquisa por vídeos.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ADSENSE

O AdSense é uma forma interessante de anunciar, pois para quem anuncia, o custo da ação ocorre somente se a pessoa ver o vídeo todo ou clicar dentro do anúncio. Então se o vídeo for curto e mandar sua mensagem de maneira eficiente, a empresa pode mandar sua mensagem e não pagar nada (desde que a pessoa que vê o anúncio veja apenas os famosos 5 segundos e não vídeo todo). Além disso, o anúncio pode ser programado para aparecer para um público específico.

Apesar de ser interessante para algumas ações, o Adsense tem seus pontos fracos. Por exemplo, o “efeito propaganda” que as pessoas costumam não gostar. Afinal, quando você decide ver um vídeo no Youtube, certamente você não pensa em ver uma propaganda, seja do produto que for e por mais que você se identifique com tal produto não é mesmo? A maioria das pessoas simplesmente espera o tempo obrigatório para clicar em “pular anúncio” e ir direto pro vídeo. Você já fez isso não é mesmo? Pois é eu também.

Outro detalhe é a popularização dos programas que bloqueiam anúncios. Muita gente nem mesmo vê que algum anúncio apareceria num vídeo que viu. Isso acaba atrapalhando bastante quem usa o Adsense.

A outra forma de anunciar no Youtube é através de anúncios DENTRO dos vídeos, com o apresentador do canal falando do seu produto diretamente no vídeo dele. Esse tipo de anúncio é muito poderoso, pois quem assite ao vídeo em geral não tenta pular o momento de anúncio e acaba assistindo a parte onde há publicidade de sua empresa.

Além disso quando uma pessoa que confiamos nos recomenda algo, fica muito mais fácil acreditar no que ele diz e fazer o que ele pediu (visitar um site, assistir a outro vídeo, COMPRAR UM PRODUTO).

Incluir o Youtube em sua estratégia de marketing garante resultados que de outra forma você teria que investir valores maiores em mídias mais caras ou em demasiadas mídias de uma vez. O que não é eficiente.

Invista em anúncios diretos nos vídeos do Yotube. E para ter uma orientação profissional para criar sua estratégia, procure quem entende do assunto. A Warp Media é uma agencia de Youtubers e outros influenciadores digitais que está crescendo a cada dia. Saiba mais sobre como trabalhamos clicando NESTE LINK e pendindo informações. A gente responde rapidinho!

 

 

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