Como ser YouTuber?

Como ser um YouTuber de sucesso? Essa é a pergunta que cada vez mais pessoas fazem.

Primeiro vamos definir o que é um YouTuber.

O QUE FAZ UM YOUTUBER AFINAL?

Bem, estamos falando de um termo de origem inglesa. Geralmente palavras que utilizam um substantivo e o alteram com a terminação “er” como que transformam esse substantivo numa profissão, uma ocupação, seja ela paga ou não. Então se “YouTube” é o substantivo, “Youtuber” se refere a quem utiliza o YouTube como uma ocupação, mesmo que não necessariamente a pessoa ganhe dinheiro com isso.

Então, se você produz conteúdo para o YouTube de maneira frequente, parabéns, você pode corretamente se considerar um YouTuber! Lembre-se, um YouTuber precisa produzir conteúdo constantemente, então ter um canal e apenas “quando dá” colocar vídeos novos lá não faz de você um YouTuber. Pense nisso, ok?

ORGANIZE SUAS IDEIAS

Parece óbvio mas não é. Quando pensar em criar um canal, pense bem sobre o que irá ser seu canal. Antes de simplesmente pensar num nome qualquer (veja os nomes dos canais no YouTube e veja como o pessoal é “criativo”), pense em pelo menos 3 temas nos quais você é bom ou gosta muito de falar. Se você não consegue pensar em nenhum tema em especial, o ideal é esperar até ter isso bem definido, pois não ter ideia sobre o que falar é indicativo de que você não está pronto para começar.

Das 3 ideias, veja as que mais tenham a ver com você: qual dos assuntos você domina mais? Qual você já teve boas experiências? E principalmente, avalie qual dos temas seria mais fácil para atrair público, pois alguns temas são mais populares que outros. Tente achar um equilíbrio entre algo popular mas que você domine.

FAÇA O PLANEJAMENTO DO SEU CANAL

E com planejamento queremos dizer de verdade, à sério. Com poucas exceções, a maioria dos canais têm como fazer um planejamento de tudo o que vai acontecer no canal, desde roteiros, temas e até mesmo o que vai postar nas redes sociais relacionado ao seu canal.

Grandes YouTubers em geral costumam ter uma rotina de planejamento bem rigorosa, inclusive muitos criam planilhas no Excel para controlar os temas que serão abordados e como serão abordados. Aliás essa é uma ótima ideia para você se organizar. Crie uma planilha no Excel e em cada aba nomeie com o nome do mês corrente. Escreva os temas que quer produzir e em outra coluna, a data da produção. Em outra coluna, inclua detalhes que você quer colocar no vídeo como fonte de vídeos, imagens, áudios e mais.

Mas todo o planejamento será inútil se você não fizer o abaixo:

TENHA DISCIPLINA

Depois de tudo planejado, é hora de agir. E essa ação precisa ser disciplinada, senão o que vai acontecer é você na primeira semana de canal se dedicar, e na segunda já perder o ritmo e além de já não planejar nada, ainda vai começar a postar vídeo apenas “quando der”. Se essa queda acontecer, não reclame depois de que seu canal não cresce e você não sabe o porquê.

TENHA FREQUENCIA

Isso tem tudo a ver com disciplina também. É importante que você dedique um tempo, se possível diariamente, para cuidar do seu canal, mesmo que não seja o dia marcado para postar vídeo novo.

Separe um dia (todo dia é melhor) para divulgar seus vídeos, falar com inscritos, fazer postagens nas redes sociais, enfim, trabalhar sua marca como YouTuber. Isso não pode falhar, precisa ser metódico e constante. Com o tempo você consegue pegar o hábito e aí fica tudo mais fácil.

FAÇA CONTEÚDO QUE PRESTE!

Sem preconceitos, mas capriche no que vai apresentar no seu canal. Não adianta gravar “qualquer coisa” e esperar que isso vai fazer sucesso. Se seu conteúdo não for no mínimo, interessante para um bom número de pessoas, você não vai chegar onde quer. Por isso é tão importante pensar bem no que vai postar. Pra isso, pesquise sobre os assuntos mais falados (dentro do tema do seu canal, lógico) e produza algo em cima disso.

Lembre-se que seu canal precisa ter um foco. Se é de games, você precisa falar de games, se é vlogs, vlogs e assim por diante. Fazer de tudo um pouco é péssimo, principalmente no começo do canal, onde sua audiência está em formação.

Outra coisa: se por algum motivo você não gostou do vídeo, não o poste! Grave outro vídeo e tantos quantos forem necessários, até você satisfeito com o resultado. Se você que é o dono do canal não ficar satisfeito, quanto mais sua audiência. Você precisa ser o crítico mais feroz do conteúdo que você produz.

NÃO DESISTA!

Com certeza, esse é o conselho mais importante. Se você for persistente no que fizer e se dedicar da maneira certa, pode ter certeza que os bons resultados virão.

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