O que FAZ e o que NÃO faz uma assessoria (agência) de YouTubers

Iguatu – CE – Agências de YouTubers ou Influenciadores Digitais como alguns dizem, estão em alta. Afinal, a cada dia, surgem milhares de canais no YouTube e contas nas redes sociais de pessoas que querem ser reconhecidas pelo trabalho que fazem, ou seguir os passos dos seus astros online.

Uma Assessoria para Influenciadores Digitais tem muitas tarefas a fazer, e entre elas, ela precisa saber exatamente como vai cumprir a missão que se deu de poder ajudar pessoas a realizarem o sonho de se tornarem influenciadores digitais.

Por outro lado, tanto novos influenciadores como os que já estão produzindo conteúdo faz muito tempo estão sempre procurando meios de fazer “crescer” seu canal ou sua rede social de trabalho. E realmente, cada vez mais surgem opções no mercado, tanto empresas como serviços. Mas falando sobre o tema deste artigo, vejamos primeiro o que NÃO FAZ uma assessoria para influenciadores digitais (ou pelo menos não deveria):

• Compra de inscritos: existe no mercado inúmeros websites que prometem a quantidade de inscritos que você quiser, por preços bem variados. Dessa forma, “da noite para o dia” seu canal que ganha milhares de inscritos.
    Isso não é uma boa ideia, porque não são pessoas “reais” e não vão gerar nenhuma interação com seu conteúdo. Sem contar que SEMPRE o YouTube dá um jeito de remover esses inscritos comprados, causando frustração em quem pagou para tê-los.
    Obviamente, uma assessoria para YouTubers não deve fazer isso.
  • Compra de visualizações: pelos mesmos motivos comentados acima. Apesar que em muitos casos, as visualizações continuam aparecendo nos vídeos, isso serve apenas para efeito visual.
  • De outra forma, fazer seu canal ou rede social crescer em poucos dias: de maneira “orgânica” ou seja, sem fazer anúncios, o caminho é sempre com resultados a médio e longo prazo. Claro, sempre se pode fazer campanhas nas redes sociais que sim, funcionam e sim, trazem inscritos e visualizações. Isso requer um orçamento um pouco mais alto do que pensam muitos que querem contratar algum serviço de apoio.

É importante mencionar isso, porque temos percebido que muita gente que procura nossa assessoria tem expectativas irrealísticas sobre o trabalho que uma assessoria faz. Alguns talvez imaginem que terão resultados “do dia pra noite” com aumento de inscritos e visualizações. Mas não é bem assim, e desconfie de quem te prometer que será rápido dessa forma.

influenciador digital

Agora, então o que REALMENTE FAZ uma assessoria de Influenciadores Digitais?

A resposta não é tão simples de dar assim como parece, porque cada agência tem um foco diferente. Veja algumas “especializações” que uma agência de influenciadores digitais pode ter:

• Edição e produção de vídeos: pode ser que o serviço central da agência seja produzir  editar vídeos para influenciadores digitais. Esse trabalho de edição realmente quando feito de maneira profissional dá outra cara para seu canal e em alguns casos pode ficar mais barato contratar uma agência do que um editor.
  • Realização de eventos: algumas agência têm foco em realizar eventos e fazer com que seu casting participe deles. Criar eventos é realmente uma forma interessante de ao mesmo tempo divulgar e gerar lucro para o influenciador.
  • Campanhas publicitárias online: uma das melhores maneiras de se divulgar algo atualmente é através de campanhas patrocinadas nas redes sociais, como Facebook por exemplo. A assessoria pode propor essas campanhas e colocá-las no ar, levando assim o conteúdo de seu cliente para milhares de pessoas em um curto espaço de tempo. Apesar de exigir um certo investimento, é uma das formas mais eficientes de se ver resultados em um curto espaço de tempo.
  • Intermediação de campanhas publicitárias: uma assessoria ou agência de influenciadores pode negociar em nome de seu cliente assessorado, os termos e valores de uma campanha publicitária que ele irá participar. Muitos influenciadores, principalmente os que já tem uma carreira ativa, procuram esse tipo de serviço, pois não se sentem à vontade para negociar com empresas e além disso preferem dar foco total na criação de seus conteúdos. Dessa forma, e naturalmente respeitando os interesses do influenciador (e claro também do anunciante), a assessoria recebe todas as propostas comerciais de assessorado para negociar em nome dele. É um trabalho que exige confiança mútua entre as partes (assessoria e assessorado).
  • Prospecção de patrocínios: esse é um dos serviços mais procurados, com certeza. Na verdade entre os que procuram uma assessoria, “conseguir inscritos e visualizações” e conseguir patrocínios com certeza é um dos objetivos da pessoa que nos procura. No entanto, nem todo canal ou conta de rede social está no ponto correto para que se procure empresas que queiram anunciar nele. Com o passar do tempo, algumas empresas foram se tornando cada vez mais exigentes quanto a que influenciador irá contratar, e uma dessas exigências cada vez mais é a audiência (quantas pessoas assistem ou vêem os conteúdos) e os seguidores (quantos inscritos o influenciador tem). Ainda que exista uma tendência para se procurar os “micro influenciadores”, o que mais é visto pelas empresas ainda é (entre os dois fatores que comentamos) a quantidade de inscritos.
    É necessário fazer um bom trabalho de otimização do canal ou da rede social para que eles possam ter um alcance melhor e ai sim estar no ponto correto para receber propostas de empresas.
  • Otimização dos conteúdos produzidos pelo influenciador: esse é um trabalho técnico que apesar de trazer resultados consistentes, leva um tempo para que apareçam. Inclui a escolha ideal de tags e textos para a descrição dos vídeos, melhores assuntos para postar nas redes sociais, escolha de hashtags e muito mais.
  • Assessoria para gestão de crises: muitas vezes o influenciador sem querer acaba se metendo em um problema por postar algum conteúdo polêmico ou que tenha gerado algum tipo de discussão agressiva entre os seguidores. O que fazer nesse caso? Como responder de maneira correta a comentários agressivos? E como lidar em geral com seguidores? Tudo isso está envolvido no serviço de assessoria para gestão de crises.
  • Assessoria para criação de conteúdo: isso envolve criar um banco de idéias para conteúdos, criação de roteiros para vídeos, acompanhamento de resultados de conteúdos criados, estudo de melhores conteúdos a serem produzidos. Esse serviço pode ser especialmente útil para quem quer sempre ter o que postar sem ter que usar muito seu tempo para pensar em idéias.
  • Divulgação de conteúdo em meios noticiosos: sim, algumas assessorias para influenciadores digitais fazem esse trabalho, funcionando quase que como uma assessoria de imprensa. Esse é um trabalho valioso para que o conteúdo que você produz seja atingido por mais pessoas.

Como você pode ver, o trabalho que uma agência de YouTubers, ou assessoria para influenciadores digitais pode ser enormemente amplo. E a grande maioria desses serviços que comentamos leva um tempo para se conseguir resultados mais fortes.

É por isso que é tão importante que quando você contrate uma assessoria, não pense em resultados imediatos. O trabalho de uma assessoria exige muita dedicação, profissionalismo e um certo tempo.
A Warp Media oferece algumas opções de pacotes de serviços que podem ser úteis para você que quer ter sucesso, seja no YouTube ou nas redes sociais, como influenciador digital.

Se você quer saber mais sobre nossos serviços, CLIQUE AQUI.

Write a Comment

Precisa de ajuda? Entre em contato!