Ter um canal no Youtube: brincadeira ou um negócio?

Ter um canal no Youtube hoje em dia é algo cada vez mais comum. Com a ascensão dos Youtubers como as novas estrelas principalmente entre adolescentes, cada vez mais vemos pessoas começando um canal no YouTube.

Originalmente a plataforma de vídeos foi criada com o conceito de que todos poderiam postar seus vídeos, sobre o que quisessem. Inclusive o primeiro vídeo postado no YouTube foi feito por um dos criadores da plataforma, Yakov Lapitsky, num vídeo onde ele está num Zoológico e o vídeo dura apenas 18 segundos. Esse vídeo é um bom exemplo para se mostrar que a ideia era que o YouTube fosse uma plataforma para se postar vídeos caseiros, sem muito compromisso com qualidade ou conteúdo.

Hoje em dia ainda existem pessoas que usam o YouTube para isso (para se divertir ou guardar lembranças), porém cada vez mais as pessoas criam um canal com o interesse de um dia alcançarem a fama dos seus ídolos da plataforma.

E todo dia alguém desiste do seu canal porque pensa: “nunca vou conseguir ser famoso”. Ou algo assim. No entanto, quando analisamos friamente o canal dessa pessoa, vemos que ela comete muitos erros, se ela realmente queria ver seu canal como uma fonte de um possível “sucesso”:

Não levam a sério o canal:

Postam um vídeo num dia e o seguinte postam muito tempo depois, não se importam com a frequência dos vídeos, gravam “quando dá na telha” . Não se importam com o que vão postar, pensam que postando “qualquer coisa” as pessoas irão ver, gostar e ainda dar um “like” no vídeo. Ridículo esse pensamento!

De vez em quando a gente observa pessoas que gravam vídeos que além de não mostrarem “nada” ainda pedem nas redes sociais e outros lugares ajuda para que seu canal cresça. Ao ver o vídeo, ele não parece fazer o menor sentido (não que muitos vídeos de sucesso façam hoje em dia).

Um canal precisa pelo menos seguir uma linha de raciocínio, ter um estilo próprio. De outra forma vai ficar igual ao monte de canais que já existe e está brigando pela atenção do público. Não vale a pena.

E por acaso é preciso levar a sério meu canal do Youtube?

Depende. Qual seu objetivo com seu canal? Se divertir? Ter guardadas lembranças de família? Gravar um projeto para a faculdade (ou algum outro projeto esporádico)? Nesse caso realmente não é necessário levar tão a sério o seu canal.

 

Agora se você está procurando usar seu canal para começar e manter uma carreira, porque você quer ser um YouTuber profissional, então é lógico que você precisa levar muito a sério tudo o que você faz no seu canal.

Ter disciplina é essencial. Nós publicamos recentemente um artigo falando sobre isso, sobre como ter sucesso com seu canal no YouTube que inclusive, vale a pena a leitura.

Mas voltando ao assunto da disciplina, se falando em canal do YouTube, veja o que está envolvido:

  • Postar vídeos com frequência: nada de postar um vídeo hoje e o próximo “quando der vontade”. Um canal que só tem vídeos de vez em quando está condenado a nunca sair do lugar.
  • Postar vídeos no mesmo dia da semana, sempre: escolha o dia que for melhor pra você subir seu vídeo no Youtube, e se apegue a esse dia. Acostume sua audiência a que nesse dia da semana, vai ter vídeo novo, sempre. Parece boba essa dica mas faz muita diferença.
  • Não poste “qualquer coisa”: tome um tempo para preparar um roteiro, com o assunto que você vai falar, e até mesmo com as piadas que quer usar, se for o caso. Vídeos gravados sem nenhuma ideia na cabeça mostram pra quem assiste que você não liga de mostrar algo legal, ou ainda, que você acha que as pessoas gostam de ver qualquer coisa, não importa o quê.

Quer ser Youtuber profissional? Aja como um profissional!

Como você imagina um profissional, em geral? Não precisamos pensar num sujeito de terno em um escritório atrás de um computador para pensar nisso.

Podemos imaginar um profissional como alguém que vê o que faz como um négocio, como um trabalho real. Você sabia que a maioria dos grandes YouTubers trabalha entre 6 a 12 horas por dia TODO DIA?

Mas trabalham com quê? Veja alguns exemplos:

  • Respondendo a comentários em seus vídeos: dando atenção, dentro da medida do possível a quem viu o vídeo e está interagindo. É verdade que muitos famosos não fazem bem isso, mas os mais competentes certamente sim.
  • Interagindo com seguidores e outros YouTubers nas redes sociais: essa interação envolve comentar seus próprios vídeos, ver e comentar os vídeos de outros canais, conversar com as pessoas em geral. Observe alguns YouTubers no Twitter por exemplo. Veja quantas vezes por dia eles compartilham e comentam vídeos de outros canais. O mesmo serve para o Facebook por exemplo.
  • Mantém uma página no Facebook para o canal: é sim uma ferramenta importante, porque além de poder interagir com seu público, você pode fazer posts relacionados ao assunto que você fala em seus vídeos. E se esses posts forem divertidos, as pessoas vão começar a compartilhar e sua marca, seu canal, vai começar a se espalhar por aí. Mas pra fazer isso, é necessário dedicar um bom tempo para criar os posts e divulgá-los.
  • Aprendendo: isso mesmo! Os que hoje são famosos em geral estão sempre procurando aprender coisas novas, como edição de vídeo, técnicas de gravação, ou ainda por lerem e estudarem os assuntos que querem fazer vídeos.  Principalmente no começo essa dica é essencial, pois não sempre você poderá contratar um editor para seu canal.

Infelizmente, muita gente pensa que os YouTubers de sucesso vivem apenas se divertindo, gravando vídeos e “não fazendo nada”. Esse comentário muitas vezes vem de críticos, porém o pior é quando alguém que quer ter sucesso no YouTube acredita nessas bobagens e acha que pode ficar “à toa” apenas gravando que tudo vai dar certo.

Como você vê, se você quer ter sucesso como YouTuber, é preciso muito trabalho e muita disciplina. Sem isso, fica difícil seu sonho sair da sua cabeça e se tornar realidade.

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