Sucesso no Youtube: o que é “clickbait” e porque isso não é bom

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O que é Clickbait? Parece que esse nome pegou moda e todo mundo anda falando nele. Vamos ver nesse artigo o que é e porque não é uma boa ideia fazer.

Clickbait significa literalmente “isca de cliques”. Assim como um pescador usa uma isca para pegar peixes, na internet pessoas usam iscas para atrair pessoas para o conteúdo delas. Mas aí você diz: “tudo bem, o que é errado nisso, afinal o marketing faz isso todo o tempo”. É verdade que o marketing atrai público para certo conteúdo, mas a diferença é a seguinte.

O que acontece quando um peixe morde uma isca? Ele acaba com um anzol na boca e aí vai pro “beleléu”. Esperando apenas conseguir comida, o peixe acaba sendo enganado, virando ele mesmo a comida de outro. No clickbait acontece exatamente a mesma enganação: você clica em algo achando que vai encontrar algo, mas não é nada do que você imaginava.

Um exemplo prático: vamos supor que alguém no YouTube publique um vídeo com o título: “Fim do canal, adeus!” Quando você vai assistir o vídeo descobre que na verdade, o cara não vai acabar com o canal e nem esse seria o último vídeo. E a pessoa dá uma desculpa ridícula para explicar o título do vídeo. Ou nem dá explicação nenhuma, simplesmente não importa com o que você pensou da enganação.

Tal pessoa sabe que por curiosidade, as pessoas vão querer ver o motivo do suposto fim do canal e vão clicar no vídeo. Isso é clickbait… Quando alguém cria um título chamativo com algo bem chocante para que outras pessoas entrem e vejam o vídeo. O interesse é unicamente ter visualizações, sem acrescentar nada do que foi prometido no título.

Porque Clickbait não é uma boa

Acho que nem precisamos explicar muit né. Enganar as pessoas nunca é uma boa ideia, principalmente o seu público. em geral, os vídeos onde ficou claro o clickbait recebem uma chuva de reclamações e “dislikes”. E fora as pessoas que decidem se desinscrever  do seu canal. Canais com muitos milhares ou milhões de inscritos não sentem tanto, mas se seu canal for pequeno ainda você pode ter um prejuízo enorme. Não vale a pena por mais visualizações que um vídeo do seu canal possa ter recebido.

Quem faz clickbait trai seu próprio público e deixa de ser merecedor dessa audiência. Mas queremos esclarecer um ponto:

Saiba a diferença entre Clickbait e Marketing de atração

O chamado “marketing de atração” (ou inbound marketing, se preferir) são as ações de marketing que fazem com que certo público se sinta atraído à certo conteúdo, de maneira “dirigida” porém natural. Ele não se vale de mentiras para atrair as pessoas.

Na verdade, o marketing da atração produz conteúdo que é interessante para certa audiência e coloca esse conteúdo em “locais” convenientes, para que sejam encontrados pelo público certo. Quem acha o conteúdo nunca tem a sensação de ter sido enganado, mas sim de ter encontrado algo interessante. Aí, além do dono do conteúdo ganhar mais público, vai ganhar novos “divulgadores” do seu trabalho, pois se as pessoas gostarem, irão compartilhar a informação e assim mais gente vai ficar sabendo e conhecendo você.

Existem várias maneiras de se fazer ações de marketing de atração, mas não falaremos delas agora, mas sim num post futuro, aguarde!

E se você quer saber sobre como podemos ajudar seu canal no YouTube a ter sucesso, clique aqui

Até o próximo artigo!

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