Será que o mercado já se cansou de trabalhar com influenciadores digitais?
Para grandes marcas, parcerias com influenciadores de celebridades se tornaram uma parte indispensável de sua estratégia de marketing. Como resultado, milhares de influenciadores se apresentaram para lucrar com sua visibilidade.
Recentemente, no entanto, estamos vendo sinais de que os influenciadores não podem mais influenciar como faziam antes; que o mundo pode acabar com o tradicional marketing de influenciadores de cima para baixo. De fato, estudos recentes descobriram que apenas 3% dos consumidores são influenciados por influenciadores celebridades para comprar produtos específicos.
Então, o que está impulsionando essa mudança? Por que tantas pessoas estão desligando os influenciadores?
No centro desse padrão está uma grande mudança na forma como os consumidores interagem com as marcas. Agora, a era do público passivo acabou. Em vez disso, os clientes estão se envolvendo ativamente uns com os outros (e com as marcas), procurando um envolvimento autêntico e significativo e formando suas próprias comunidades com base em interesses e valores compartilhados, ou o que vamos nesse artigo chamar de ‘ tribos ‘.
Neste artigo, exploraremos as razões pelas quais a era do marketing de influenciadores tradicional pode ter mudado. Também descreveremos algumas maneiras alternativas pelas quais as marcas podem envolver seus valiosos públicos.
Este é um artigo longo, veja o que vamos falar.
- Por que as pessoas estão se cansando de influenciadores?
- Uma maior demanda por engajamento autêntico
- Influenciadores falsos
- Conteúdo de influenciadores clichê e repetitivo
- Muita dependência dos grandes jogadores
- Apropriando-se de causas sociais
- Redesenhe sua estratégia de marketing de influenciadores
- Obtenha a ajuda necessária para identificar suas tribos
- Abandone os grandes nomes e vá para a autenticidade
Para começar, vamos nos aprofundar um pouco mais no que está afastando as pessoas dos influenciadores.
Por que as pessoas estão se cansando de influenciadores?
Plataformas como Instagram, Twitter e Facebook oferecem uma promessa tentadora para usuários de todas as idades em todo o mundo: um lugar acolhedor para autoexpressão, engajamento significativo e senso de comunidade.
Mas cada vez mais, a mídia social se tornou um depósito de postagens e publicidade patrocinada, e os usuários de mídia social são rápidos em chamar influenciadores e marcas quando percebem falta de autenticidade.
Aqui estão alguns motivos que identificamos:
1. Maior demanda por engajamento autêntico – impulsionado pelos millennials e pela geração Z
De todas as razões para o afastamento dos grandes influenciadores, a crescente demanda por engajamento autêntico e significativo é a mais significativa.
As pessoas estão cansadas de todos os posts genéricos mostrando celebridades posando com kits de clareamento dos dentes, roupas de butique ou até pirulitos que suprimem o apetite. Em vez disso, os usuários de mídia social estão procurando por conteúdo real e não encenado para se envolver.
A controversa promoção de pirulito supressor de apetite de Kim Kardashian. Fonte: Insider
Este é particularmente o caso de usuários mais jovens, com millennials e Gen Zers exigindo conteúdo real e autêntico de marcas e influenciadores.
As pessoas atualmente querem saber mais além dos posts. Querem saber o que há por trás das paisagens em uma foto, porque certo influenciador está promovendo um produto e muito mais. Agora as pessoas querem cavar atrás da fachada online para ver as pessoas reais por trás das legendas.
2. Influenciadores falsos com seguidores, engajamento e curtidas falsos
Depois, há o problema dos influenciadores falsos com engajamento comprado em plataformas como Instagram e Twitter. Os influenciadores enfrentam grandes incentivos para aumentar seus números quando se trata de seguidores, curtidas e comentários, e isso deu origem a problemas com bots, seguidores pagos e outros atalhos.
De fato, estudos encontraram casos em que os influenciadores engajados por grandes marcas têm bases de seguidores estimadas em até 70% falsas . Esta não é apenas uma grande dor de cabeça para as marcas: é também outra grande razão por trás da desilusão com os influenciadores em geral. Assim, os bons influenciadores acabam ficando com parte da má fama dos maus influenciadores, mesmo que de forma pouco visível, pelo menos para os anunciantes.
3. Conteúdo clichê e repetitivo de influenciadores
Além da demanda por um engajamento mais autêntico, a fadiga do usuário com conteúdo estereotipado de influenciadores também está afastando as pessoas.
Todos os dias, os usuários de mídia social são submetidos a um fluxo interminável de influenciadores vendendo seus produtos com a mesma estética. Se não é alguém vendendo um tapete de ioga com uma pose de ioga na praia ao nascer do sol, é alguém com uma selfie de academia perfeita demais. As pessoas veem isso como algo cada vez mais artificial.
Se você se sente um pouco farto de clichês como esse, não se preocupe – você não está sozinho. 47% dos consumidores estão cansados de conteúdo repetitivo de influenciadores.
Na verdade, essa frustração coletiva levou a algumas contas de paródias incríveis (como Insta Repeat ) apontando o quão mesmo muito conteúdo do Instagram pode ser.
Essa é uma das principais razões por trás dos usuários do Instagram abandonarem a estética clássica da plataforma e procurarem algo mais real.
“47% dos consumidores estão cansados de conteúdo repetitivo de influenciadores. – Bazaarvoice”
4. Confiança demais nos grandes players
Outra tendência que afasta as pessoas dos grandes influenciadores digitais é a dependência excessiva dos grandes nomes por aí. Afinal, Kim Kardashian não pode vender tudo!
Quando se trata de mega celebridades, há um limite de patrocínio pago que um indivíduo pode assumir antes que seu público se canse disso. Para grandes marcas, isso significa que há um limite no que pode ser alcançado por meio de parcerias com rostos conhecidos.
Como observa o blogueiro e especialista em mídia Seth Godin, uma maneira de contornar isso é adotar a abordagem oposta: em vez de encontrar o maior público, as marcas devem procurar maneiras de construir comunidades significativas em torno de públicos menores.
De acordo com Seth Godin, públicos maiores nem sempre são melhores. Fonte: Semana de Mídias Sociais
“Em vez de tentar alcançar a todos”, diz Seth, “devemos procurar alcançar o menor público viável e encantá-los de forma tão cuidadosa e completa que eles digam aos outros”.
5. Apropriando-se de causas sociais para ganho comercial
Por fim, há a preocupante tendência de influenciadores ou marcas fingirem dedicação a causas importantes ao redor do mundo, apenas para ganhar um momento de destaque.
Muitos influenciadores, marcas e organizações estão dispostos a se apropriar de causas significativas no interesse de construir seu público online. Levantam bandeiras que na verdade não creem, mas para conseguir a aprovação de certo público, fingem defender.
Exemplos como esses contribuem para a desconfiança nas mídias sociais e dão às pessoas uma razão ainda maior para serem cínicas sobre os esforços para conscientizar sobre importantes questões globais.
Então, se o mundo está farto do marketing tradicional de influenciadores, o que isso significa para as marcas nas redes sociais? Como você deve se envolver com seu público e colocar seus produtos na frente dos clientes certos?
Aqui estão as nossas sugestões.
Redesenhe sua estratégia de marketing de influenciadores
As marcas precisam atualizar suas prioridades sobre as campanhas com influenciadores digitais
Ao abandonar o foco em influenciadores genéricos de grandes nomes com grandes audiências e, em vez disso, focar em comunidades significativas unidas em torno de paixões e interesses comuns, as marcas podem aumentar a visibilidade e a relevância de seus produtos.
Estamos falando de tribos de consumidores.
Aproveite o tempo para entender suas tribos
Tribos são grupos de consumidores que compartilham características comuns. Esses indivíduos se identificam uns com os outros por meio de seus interesses coletivos, que podem ser qualquer coisa, desde jogos ou eSports , veganismo, moda sustentável ou amor por sapatos robustos.
A internet está cheia de grupos de pessoas, formando subconscientemente tribos em torno de quase todos os nichos de interesse que você possa imaginar.
As marcas vencedoras são aquelas que entendem como as tribos são criadas, o que as define e como elas evoluem ao longo do tempo. Isso inclui analisar o idioma, a escolha de plataformas e os métodos de comunicação preferidos e a correspondência do conteúdo, para que você possa posicionar sua marca como um verdadeiro líder de tribo.
Isso significa repensar o significado do termo ‘influenciadores’.
Repense o que você quer dizer com ‘influenciadores’
Exemplos como a marca de cosméticos Glossier ilustram outra ótima estratégia para lidar com a mudança dos influenciadores de celebridades online: repensar o que você quer dizer com ‘influenciadores’.
Ao encontrar indivíduos com conexões significativas com outros membros da tribo para promover sua marca, você pode construir visibilidade e credibilidade da marca.
Uma comparação da influenciadora Laila Loves vs. Kim Kardashian. Fonte: Linkfluence
De fato, a análise mostra que os indivíduos que trabalham em uma escala mais contida geralmente são percebidos como tendo uma voz mais legítima do que as celebridades de renome, e podem levar a uma maior taxa de conversão em vendas.
Então, quando você estiver pensando em sua próxima campanha de influenciadores, não pule automaticamente para os maiores nomes por aí. Em vez disso, dê uma olhada em indivíduos com uma presença autêntica e bem estabelecida em sua plataforma de escolha e uma boa conexão com sua tribo.
Pense pequeno, quer dizer, pense certo
E isso significa que maior não é melhor. Você não precisa buscar grandes números com seus influenciadores.
Dada a desilusão por aí com influenciadores de celebridades, será melhor fazer parceria com influenciadores trabalhando em uma escala menor e mais significativa com um público dedicado.
Se você puder engajar sua tribo de clientes e fãs da marca por meio de indivíduos respeitados e confiáveis, poderá alcançar novos fãs em potencial e criar uma fidelidade real à marca.
Obtenha a ajuda necessária para identificar suas tribos
A parceria com influenciadores costumava ser simples.
Antes, tudo o que as marcas precisavam fazer era reunir uma lista restrita de celebridades e figuras públicas com audiências consideráveis, comparar o alcance e o perfil de cada indivíduo e fazer uma escolha.
Agora, os consumidores não querem ver o mesmo influenciador dizendo a eles quais chás emagrecedores tomar, quais batons comprar e quais resorts de férias devem ir.
Com a mentalidade da tribo, todo mundo tem potencial para ser um influenciador (em sua tribo), o que torna o grupo de influenciadores muito maior. Você precisa levar em conta a relevância do influenciador, autenticidade sobre o tema, analisar a pegada de conteúdo dele, verificar se ele tem seguidores falsos ou engajamento, dentre centenas e milhares de influenciadores em múltiplas plataformas.
Essa análise é impossível de ser feita manualmente. Você precisa colocar big data e IA para trabalhar identificando fãs dedicados em milhões de perfis. Então, você precisa combinar essa análise com a experiência humana para entender seus valores e combiná-los com sua marca. Dessa forma, você estará pronto para encontrar o influenciador certo.
Abandone os grandes nomes e vá para a autenticidade
Há uma boa razão pela qual tantos usuários do Instagram estão se afastando de influenciadores genéricos e de grande nome nas mídias sociais. O gabarito está em alta, e as pessoas estão vendo através da fachada do mesmo conteúdo promocional calculado.
Em um ambiente onde a autenticidade é a maior moeda online, as marcas precisam saber tudo o que puderem sobre seu público e entender como encontrar e engajar suas tribos de fãs online.
Com a Warp Media, as marcas podem encontrar novas maneiras de identificar suas tribos e se comunicar com essas tribos de maneira autêntica e significativa.
Se você gostaria de falar sobre como podemos ajudá-lo, não hesite em entrar em contato!
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