5 dicas para se tornar um influenciador de mídia social em seu nicho

Tornar-se um influenciador de mídia social pode ser uma maneira eficaz de aumentar sua receita e exposição à marca. No entanto, com tantos fatores importantes a considerar, pode ser difícil saber como iniciar sua carreira de marketing de influenciadores.

Uma vez identificado seu nicho, desenvolver sua estratégia de conteúdo e aumentar sua rede de seguidores são fundamentais. Seguir alguns passos vitais para se tornar um influenciador de mídia social pode ajudá-lo a alcançar esses objetivos, ao mesmo tempo em que aumenta suas taxas de engajamento e renda.

Neste artigo, começaremos falando sobre o que é um influenciador e por que você pode querer se tornar um. Em seguida, vamos passar por várias dicas para ajudar o seu negócio a ganhar status de influenciador em seu nicho. Vamos lá!

Uma introdução aos influenciadores de mídia social (e micro influenciadores)

Quando se trata de obter conselhos ou recomendações sobre qual produto comprar, muitos não confiam mais em endosso de celebridades. Os consumidores hoje em dia são mais propensos a buscar conselhos daqueles que eles percebem como pares confiáveis do que dos ricos e famosos.

É aí que entram influenciadores de mídia social. Esses profissionais de marketing discretos são muitas vezes pessoas comuns que promovem marcas para seus seguidores:

Embora muitos tenham grandes audiências em uma ou mais plataformas, isso não é necessariamente um pré-requisito. O mais importante é que os influenciadores forneçam know-how e transparência. Quando compartilham informações, seus seguidores valorizam e confiam no que têm a dizer. Isso pode torná-los altamente eficazes em fazer conversões de condução quando fazem recomendações.

Micro influenciadores

Onde um influenciador padrão pode ter seguidores na casa dos milhões, micro influenciadores geralmente têm entre 1.000 e 100.000 seguidores. Então, como você pode imaginar, o status de micro influenciador é muito mais atingível.

Não só isso, mas um pequeno número de seguidores pode ser extremamente poderoso quando se trata de marketing de nicho. Essa é a principal razão pela qual a popularidade dos micro influenciadores está crescendo entre as grandes marcas.

A chave para se tornar um micro influenciador é realmente aprofundar e identificar seu nicho, em seguida, trabalhar duro para alcançar seu público.

Por que vale a pena perseguir o status de influenciador

Existem muitas razões para você querer se tornar um influenciador. Por exemplo, negócios de marca com outras empresas podem ser uma fonte adicional de receita, além da renda de seus próprios produtos e serviços.

Além disso, influenciadores podem ter um impacto profundo na tomada de decisão de seus seguidores. Na verdade, eles são agora uma das fontes mais eficazes e confiáveis para as conversões.

Parte de se tornar um influenciador é construir e se conectar com seu público. Isso também é importante para promover seu próprio negócio. Além de promover outras marcas, você pode chamar a atenção para as suas em posts no Instagram como este:

A conta do Instagram da Huda Beauty, que promove a própria linha de maquiagem da Huda Kattan, além de outros produtos.

No entanto, os influenciadores enfrentam alguns desafios, incluindo um campo cada vez mais competitivo. Eles também têm que acompanhar as tendências de marketing de influenciadores. Além disso, é crucial ter muito cuidado com quais produtos você endossa para não perder a confiança de seus seguidores.

Como se tornar um influenciador no seu nicho (5 dicas principais)

Com persistência e trabalho duro, você pode ganhar status de influenciador em sua área e aumentar sua receita e visibilidade. Aqui estão algumas dicas para começar.

1. Escolha seus canais de mídia social

Ao iniciar sua carreira de influenciador, a primeira coisa que você precisa fazer é desenvolver uma forte presença na internet. A melhor maneira de iniciar essa tarefa é decidir quais canais de mídia social são melhores para o seu tipo de conteúdo. Dependendo do seu nicho, certas plataformas podem ser melhores que outras.

Por exemplo, os millennials preferem Instagram e TikTok em vez da maioria das outras redes. Se seus tópicos forem mais voltados para os negócios, no entanto, o LinkedIn pode ser uma escolha mais eficaz. O importante é que você escolha uma plataforma que seu público usa regularmente:

Você também pode querer ter em mente o tipo de conteúdo que você é mais capaz de produzir. O Facebook suporta vários tipos de mídia, incluindo texto, imagens e vídeo, enquanto outras plataformas são mais especializadas. Por exemplo, as postagens do Instagram são baseadas em imagens e o YouTube se concentra em vídeos.

2. Crie uma estratégia de conteúdo

Conteúdo significativo e valioso que ressoa com seu público é, talvez, a coisa mais importante que você precisará para se tornar um influenciador. Suas postagens devem ser únicas e autênticas o suficiente para atrair seguidores e mantê-los voltando para mais.

Conteúdo de qualidade também pode ajudar a atrair marcas, uma parte essencial de ser um influenciador.

Dependendo do seu nicho e dos canais de mídia social, o conteúdo que você cria como parte dessas ofertas pode ser qualquer coisa, desde postagens de blog até vídeos. Você também pode considerar fotos ou até mesmo podcasts:

Independentemente disso, ajuda a enquadrar seu conteúdo de uma maneira que mostre seu profundo conhecimento do seu campo, mas também incorpore uma voz ou estilo único. Lembre-se que parte do apelo dos influenciadores é que eles são relacionáveis e confiáveis.

3. Seja consistente

Conteúdo de alta qualidade entregue de forma consistente é uma maneira eficaz de manter seu público engajado. Quando eles sabem que novos conteúdos estão chegando, ele constrói antecipação e ajuda os seguidores a se lembrarem de continuar verificando de volta para ver o que você está fazendo.

Também pode expandir seu alcance, já que a postagem regular leva a mais conteúdo e mais oportunidades para os seguidores compartilharem suas postagens. Às vezes, simplesmente anunciar o que você está trabalhando antes de publicá-lo pode ser suficiente para intrigar seu público:

Você pode até mesmo criar uma série semanal ou mensal para engajar seu público.

4. Construa sua comunidade

Parte de ser um influenciador é ser um colega em sua comunidade. Isso significa que você não está apenas postando conteúdo de fora. Você também está respondendo a comentários e respondendo perguntas:

À medida que sua plataforma cresce, você pode não ser capaz de responder a cada comentário. No entanto, é importante manter uma presença ativa em suas contas. Como regra geral, você pode fazer questão de responder a pelo menos três comentários ou perguntas em cada post.

Você também pode convidar seguidores para participar de fóruns, grupos e páginas de fãs. Se você cria conteúdo em várias plataformas, também é sábio encorajar seu público a segui-lo em outros canais também.

5. Cresça e chame a atenção para o seu trabalho

Além de manter seu público, é importante continuar crescendo também. Conteúdo de qualidade atrairá novos seguidores, mas primeiro, eles têm que encontrá-lo. É por isso que é necessário promover seu trabalho.

Praticar a otimização do mecanismo de busca (SEO) para mídias sociais deve ser uma prioridade. Certifique-se de que está usando palavras-chave e tags estrategicamente para ganhar mais destaque.

Se você estiver ativo em várias plataformas, a promoção cruzada pode ajudar a aumentar a visibilidade de seus posts. Especialmente se houver seguidores que só usam um site de mídia social, ter certeza de compartilhar conteúdo em todos os canais é fundamental:

Também pode ser benéfico deixar comentários ou postagens de outros influenciadores da sua indústria. Seus seguidores podem tomar conhecimento e conferir suas plataformas também.

Conclusão

Pode levar meses de paciência e trabalho duro para ver os resultados de seus esforços para ganhar um forte número de seguidores nas redes sociais. No entanto, se você continuar com ele, criar conteúdo de qualidade e fazer conexões pessoais com seus seguidores, o sucesso como influenciador está ao alcance.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar:

  1. Escolha seus canais de mídia social.
  2. Crie uma estratégia de conteúdo.
  3. Seja consistente.
  4. Construa sua comunidade.
  5. Cresça e chame a atenção para o seu trabalho.

Você tem alguma dúvida sobre se tornar um influenciador de mídia social em seu nicho? Pergunte na seção de comentários abaixo! E claro, se você precisar de ajuda para a carreira de influenciador digital, conheça nosso serviço de assessoria para YouTubers, CLIQUE AQUI.

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