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Influenciadores digitais: Mega, Macro, Micro ou Nano saiba quem é quem

Com o mercado de influenciadores de mídia social definido para valer quase US $ 14 bilhões até 2020 , podemos atualmente classificar esses profissionais em categorias; mega influenciadores, macro influenciadores, micro influenciadores e nano influenciadores – e embora pareça que a distinção entre essas quatro categorias é apenas o tamanho de seus seguidores, as diferenças vão muito além. E se você está procurando mergulhar no lucrativo mundo do marketing de influenciadores, conhecer a diferença entre um mega influenciador de um nano influenciador é absolutamente essencial.

 

O que é um Mega Influenciador?

Mega influenciadores são a categoria mais alta de influenciador de mídia social, eles normalmente têm mais de um milhão de seguidores. Gil Eyal, CEO e fundador da HYPR Brands , disse que os mega influenciadores “costumam ser mais famosos do que influentes. Muitas vezes, eles têm um público muito diversificado com diferentes tópicos de interesse. Seus relacionamentos com os membros individuais de seus seguidores tendem a ser mais distantes. Eles não são necessariamente especialistas no assunto, mas definitivamente fornecem muito alcance em um único sucesso. ” Eyal disse.

Se você está procurando um exemplo de mega influenciador, pense em alguém como  Whinderson Nunes por exemplo.

 

Sua marca deve usar um mega influenciador para suas campanhas?

Por terem um número de seguidores substancialmente grande, os mega influenciadores fornecem às marcas um alcance notavelmente maior, mas a um custo muito alto. No momento em que este artigo foi escrito, a celebridade empreendedora Kylie Jenner cobra US $ 1 milhão por postagem de mídia social patrocinada. “A vantagem dos [megainfluenciadores] é que eles dão a você a maior quantidade de exposição e geralmente estão acostumados a trabalhar com marcas e empresas em campanhas de divulgação de influenciadores. No entanto, eles geralmente são mais caros do que outros tipos de influenciadores ”, explicou John Huntinghouse, diretor de marketing digital da Epic Marketing .

Huntinghouse também observou que os mega influenciadores não têm “poder de influenciador de conversão real” devido ao fato de seus seguidores serem tão diversos demograficamente e psicograficamente. Ele mencionou que os mega influenciadores são mais adequados para as campanhas de marketing do topo do funil que promovem produtos que atraem as massas.

Isso é algo que você deve levar em conta na hora de escolher um mega influenciador. Se seu produto pode ser consumido pelas pessoas em geral, é uma boa ideia procurar os grandes, mas se seu produto é de nicho, talvez você deva considerar as outras categorias de influenciadores. Claro, existem grandes influenciadores de nicho, que podem te atender muito bem também.

Top 10 celebridades que mais cobram por posts no Instagram (fonte: Techtudo)

  1. The Rock (Dwayne Johnson): 188 milhões de seguidores – US$ 1.015 milhão (R$ 5,4 milhões)
  2. Kylie Jenner: 183 milhões de seguidores – US$ 986 mil (R$ 5,2 milhões)
  3. Cristiano Ronaldo: 227 milhões de seguidores – US$ 889 mil (R$ 4,7 milhões)
  4. Kim Kardashian: 177 milhões de seguidores – US$ 858 mil (R$ 4,5 milhões)
  5. Ariana Grande: 193 milhões de seguidores – US$ 853 mil (R$ 4,5 milhões)
  6. Selena Gomez: 181 milhões de seguidores – US$ 848 mil (R$ 4,5 milhões)
  7. Beyoncé: 149 milhões de seguidores – US$ 770 mil (R$ 4,1 milhões)
  8. Justin Bieber: 140 milhões de seguidores – US$ 747 mil (R$ 3,9 milhões)
  9. Taylor Swift: 135 milhões de seguidores – US$ 722 mil (R$ 3,8 milhões)
  10. Neymar Jr.: 139 milhões de seguidores – US$ 704 mil (R$ 3,7 milhões)

O que é um macro influenciador?

Os macro influenciadores estão um degrau abaixo dos mega influenciadores. Uma maneira de identificar um macro influenciador é pela contagem de seguidores, que deve ficar entre 100.000 e um milhão de seguidores. “Seu macro influenciador médio fica em algum lugar entre micro e mega. Não há ciência exata diferenciando essas categorias ”, explicou Deepak Shukla, fundador do PearlLemon.

“Ao contrário da maioria dos mega influenciadores, os macro influenciadores geralmente ganharam fama por meio da própria internet, seja por meio de vlogs ou pela produção de conteúdo engraçado ou inspirador”, continuou ele.

A sua marca deve alavancar um macroinfluenciador?

Se você está procurando atingir um determinado tipo de cliente, mas ainda deseja atingir as massas, um macroinfluenciador pode ser mais útil do que um megafluenciador. “Se você deseja atingir um amplo grupo demográfico – como mulheres jovens – um macroinfluenciador é provavelmente o caminho a percorrer”, disse Shukla.

 

O que é um micro influenciador?

Um micro influenciador é alguém que tem entre 1.000 a 100.000 seguidores. Os micro influenciadores se concentram em um nicho ou área específica e geralmente são considerados especialistas do setor ou de tópico. “[Micro influenciadores] têm relacionamentos mais fortes do que um influenciador típico. Isso geralmente é motivado por sua percepção como formador de opinião sobre [a] um determinado assunto. Um microinfluenciador, ao contrário de uma celebridade ou influenciador regular, geralmente tem um público muito uniforme ”, disse Gyal.

Empresas de tecnologia, incluindo Adobe e Squarespace, são bem conhecidas por se engajarem em campanhas de marketing de microinfluenciadores.

A sua marca deve procurar um micro influenciador?

Micro influenciadores têm uma base de seguidores comparativamente menor e não costumam se orgulhar do status de celebridade. Por causa disso, as marcas podem contar com o interesse de seus seguidores no que quer que tenha tornado o micro influenciador “famoso na Internet”.

Shukla ressaltou a relevância desse ponto: “Se um micro influenciador ganhou um número considerável de seguidores por meio de vlogs de viagens, essa é a opção ideal para uma agência de viagens ou companhia aérea”, disse Shukla.

Huntinghouse também destacou que os micro influenciadores geralmente custam muito menos do que os macro influenciadores. “[Micro influenciadores] normalmente oferecem o melhor retorno para seu investimento. Eles têm seguidores, mas normalmente não cobram a mesma taxa que aqueles que têm mais seguidores. ”

Sempre analise o engajamento que um micro influenciador tem.

O que é um Nano influenciador?

Os nano influenciadores são uma espécie relativamente nova de influenciadores. Eles tendem a ter um número menor de seguidores em comparação com micro influenciadores, menos de 1.000 seguidores. “[Um nano influenciador é] alguém que tem influência em sua comunidade. Seria alguém que tem influência na vizinhança ou comunidade local. Alguns exemplos podem ser um pastor local, líder da comunidade local ou líder do governo local ”, disse Huntinghouse.

A ideia por trás dos nano influenciadores, conforme observado por Gyal, é fazer com que “pessoas comuns do dia a dia” influenciem o produto ou serviço de uma marca para seus amigos e familiares. Na maioria das vezes, isso pode ser obtido por meio de conteúdo gerado pelo usuário.

A sua marca deve trabalhar com um nano influenciador?

Um dos benefícios de utilizar nano influenciadores é que eles têm o mais alto nível de engajamento. Por causa disso, muitas marcas começaram a dar maior enfoque aos nano influenciadores. “Marcas representadas por nano influenciadores são frequentemente consideradas mais autênticas, dada a maior probabilidade de que o nano influenciador tenha um relacionamento na vida real com a maioria de seus seguidores”, compartilhou Mike Lu, CEO da Triller .

Mas, apesar dos altos níveis de envolvimento, o tamanho de público típico de um nano influenciador não permite um grande alcance. “A principal [desvantagem] de trabalhar com nano influenciadores [é] o tamanho do público. Para grandes e ambiciosas campanhas de mídia social, você terá que procurar mais conexões e fazer mais pedidos, o que é uma tarefa demorada ”, disse Pilkington.

Como escolher o influenciador de mídia social certo

Se você ainda está procurando orientação sobre como escolher a melhor categoria de influenciador de mídia social, você pode querer prestar atenção nas palavras de Joe Sinkwitz, CEO da Intellifluence . “Em geral, é preciso entender que quanto maior o público, menos focado provavelmente será e, portanto, mais ampla provavelmente terá de ser a oferta. Não é por acaso que encontramos celebridades no Instagram vendendo suplementos dietéticos de chá verde, que têm um apelo amplo, ao invés de algo extremamente específico. [É por isso que] produtos de apelo geral, celebridades e influenciadores maiores são ótimos ”, disse Sinkwitz.

O fato é que existe um lugar ao sol para todo tipo de influenciador digital. E uma campanha também!

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Fonte: https://www.cmswire.com/

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