Como começar um canal no YouTube de viagens
Quer começar um canal no YouTube? Gosta do ramo de turismo e viagens? Bem, este artigo pode te ajudar a criar um canal de viagens de sucesso, dando uma boa base para que você saiba como começar um canal no YouTube da melhor maneira.
Bem, você deve estar acostumado a ver alguns canais de viagem e turismo no YouTube e gostaria de ter o sucesso que eles têm. Estar sempre viajndo, conseguir visitar lugares incríveis e em alguns casos, até mesmo fazer viagens grátis, patrocinadas por algum hotel ou empresa de turismo. Isso sem contar na monetização.
Passo a passo para começar um canal de turismo e viagens
1. Não é preciso estar sempre viajando, se você não puder. Em muitos vídeos, o que você pode fazer é uma pesquisa bem detalhada sobre curiosidades de uma região, conseguir imagens ou pequenos vídeos do lugar (há opções em bancos de imagens ou pedindo autorização para os proprietários do material) e fazer uma bela narração, lembrando, sem nunca parecer que você está lendo um texto, o que seria muito feio. Você também pode dar dicas relacionadas à uma viagem, como por exemplo: como preparar malas, o que levar em tal lugar, que roupas usar em tal lugar, etc.
2. Com isso, principalmente no começo de seu projeto, você terá menos gastos com produção de conteúdo. Sabemos que viajar é bom, mas infelizmente em alguns casos pode ser bem caro!
3. Faça uma pesquisa sobre os lugares ou tipos de lugares que você mais gosta, no início de seu canal. Uma das principais dúvidas de quem está começando no YouTube é saber o que vai se gravar. Bem, no seu caso, você pode começar falando de lugares que você gosta ou gostaria de visitar. Você pode começar com uma série de vídeos sobre certo lugar. Veja só:
Exemplo: fazer uma série de vídeos sobre Santa Catarina (estado). Veja algumas ideias de temas para vídeos:
- 10 lugares incríveis para conhecer em Santa Catarina
- 5 hotéis em Santa Catarina que você deve conhecer
- 5 praias em Santa Catarina incríveis
- Como fazer um roteiro de viagens para Santa Catarina
- Preços de hotéis bons e baratos em Santa Catarina
- Conheça (nome do lugar) em Santa Catarina
- Como viajar de carro para Santa Catarina
- Qual a melhor época para viajar para Santa Catarina?
- Melhores restaurantes em (nome da cidade) em Santa Catarina
- Conheça um pouco da cultura de Santa Catarina!
Esses 10 títulos de vídeos você pode padronizar em seu canal. Dessa forma, para cada estado brasileiro você pode utilizá-los, apenas trocando o nome do estado e fazendo pequenas adaptações. Contando o Distrito Federal, você vai ter pelo menos 270 títulos de vídeos já prontos! Mãos à obra! E detalhe, todas essas sugestões podem ser feitas sem necessariamente que você viaje até o local, apesar de claro, ser sempre melhor estar no local e mostrar você mesmo.
3. Se organize para sempre ter um tempo determinado para planejar e criar seu conteúdo, a cada semana. Esse conselho serve para quem quer trabalhar em qualquer nicho no YouTube. Se você quer mesmo um canal temático sobre viagens, vai precisar de muito foco e determinação. Sem isso, com facilidade você vai desistir e seu canal nunca será conhecido.
4. Crie um cadastro de potenciais patrocinadores para seu canal. Mas não se afobe. Geralmente nenhum hotel, companhia aérea ou agência de viagens vai querer patrocinar seu canal se ele estiver apenas começando. Mesmo assim, criar um cadastro dessas empresas é importante, principalmente porque vai levar um tempo até que você tenha uma agenda cheia desses possíveis e futuros patrocinadores. Quando seu canal tiver mais audiência (pense em algo a partir de 5 mil visualizações em média, por vídeo), aí sim seria o momento de começar a se relacionar com essas empresas que você já havia preparado antes. E quando for entrar em contato, seria mais indicado que você primeiro apresente seu trabalho, mostre um media kit (sem preços) para essas empresas, mencione que gostaria de publicar algum conteúdo sobre algo que elas fazem. E aí, veja o que te respondem. Depois de criar um relacionamento melhor, aí sim talvez você possa pedir patrocínios, passagens etc.
5. Quando decidir gravar in loco, comece por locais próximos a você. Se você mora na cidade de São Paulo por exemplo, não precisa começar seu canal de turismo indo para Salvador na Bahia, necessariamente. Apesar de que Salvador é incrível! Mas enfim, voltemos aqui ao assunto. Se você mora em São Paulo, com certeza você sabe que aí mesmo há uma enorme quantidade de locais que você pode mostrar, incluindo parques, restaurantes, museus, bairros, etc. E se você mora em outros locais, com certeza próximo a você há alguns lugares interessantes e que custam pouco para visitar. Faça uma experiência!
6. Que material você precisa? Para começar, você pode gravar usando seu celular. Muitos celulares atualmente gravam com boa definição e não sempre custam super caro. Comece com o celular que você tem mesmo. Depois, você pode procurar alguns acessórios, como lentes para o celular, estabilizadores de imagem, uma câmera portátil de alta definição e outras coisas. Não é necessário comprar tudo de uma vez, compre aos poucos. Em pouco tempo, você terá um arsenal de equipamentos para capturar lindas imagens de suas viagens!
Esperamos com essas dicas haver dado a você uma orientação inicial para que você comece seu canal de turismo e viagem da melhor maneira. Nós também oferecemos assessoria para influenciadores digitais. CLIQUE AQUI e conheça nossos serviços.
Write a Comment