Como criar um canal no YouTube de Filmes e Séries

Como criar um canal no YouTube de filmes e séries? Você vê que há muitos canais no YouTube que comentam as novidades do cinema e das séries e talvez queira entrar nesse mundo também. Mas como começar um canal de cinema no YouTube? O que você precisa para começar esse canal no YouTube? Vamos contar para você neste artigo.

Os primeiros passos para montar um canal de cinema

  1. Você precisa gostar do assunto. Jamais comece um projeto sobre algo que você não goste ou não domine.
  2. Esteja sempre atualizado.
  3. Cuide do cenário das gravações
  4. Poste conteúdo sempre, com frequência
  5. Cuidado com direitos autorais
  6. Treine habilidades oratórias

Se vai falar de cinema, você tem que gostar de cinema

Isso é básico: imagine se você começa seu canal de cinema sem gostar tanto do assunto e a criação do canal foi motivada unicamente porque você leu em algum lugar que falar sobre cinema é um bom nicho para o YouTube. Qual será o resultado? Dificilmente será o sucesso!

Se atualmente, você já gosta de cinema e séries, já costuma ver muitos filmes todos os meses, acompanha as principais séries do momento e gosta de falar sobre esse assunto, independentemente de ter ou não um canal no YouTube, então, criar o canal pode ser uma boa ideia para você. De outra forma, não tente se forçar a algo que não é para você.

Se vai falar de cinema, esteja sempre atualizado

Informações sobre cinema e séries são muito dinâmicas. A qualquer momento, uma nova produção pode ser anunciada ou cancelada. Um ator ou atriz pode se confirmado ou eliminado de uma produção ou alguma grande novidade pode ser anunciada. E como você pode ficar sempre por dentro de tudo isso? Com certeza por seguir contas estratégicas nas redes sociais. Por exemplo, procure as contas no Twitter de grandes empresas do cinema, grandes diretores de cinema, alguns atores e atrizes que estejam em alta e claro, websites internacionais e nacionais de grande expressão sobre cinema e séries.

Também vale a pena seguir grandes canais de cinema no YouTube. Porém, lembre-se que você até pode fazer um vídeo baseado na informação divulgada por um canal, mas se você estiver sempre atualizado, acompanhando as fontes (assim como esses grandes canais fazem), seu conteúdo será tão novo quanto o deles. E isso te dá uma vantagem, principalmente se você conseguir postar o conteúdo primeiro que muitos canais grandes.

Como você vê, isso não é muito fácil de fazer, mas é necessário. Você praticamente estará fazendo um trabalho jornalístico e precisa de fontes para seu trabalho. Analise isso ao pensar em criar um canal de cinema e séries.

Cuide do cenários das gravações de seus vídeos

Quando falamos em cuidar do cenário, não necessariamente significa que você precisa montar um cenário temático, quem sabe para cada filme ou série que falar. Isso não é necessário, a menos que você tenha recursos para isso. De outra forma, procure organizar bem o local em que você vai gravar. Decida se vai gravar sentado ou em pé, se vai usar um mesmo local ou mais de um. Cuide para que o local da gravação esteja bem organizado. Isso é o mínimo. Claro, se você tiver elementos decorativos que remetam ao cinema ou a séries, é bom usá-los. Talvez você possa providenciar uma prateleira decorada com algo relacionado ao tema de seu canal. E ai essa prateleira poderá ser o fundo de seus vídeos.

O importante é o público perceba que você se importou com o local onde você está gravando. Você não simplesmente se sentou em um sofá e começou a falar.

Poste conteúdo com bastante frequência

Como comentamos, o assunto cinema e séries é muito dinâmico. Um canal que posta apenas uma vez por semana, com certeza deixou de informar muita coisa aos fãs de cinema e séries. Passou muita coisa com certeza entre um vídeo e outro!

Então, a frequência de seus vídeos precisa ser alta. Faça o seguinte: pense em uma forma de organizar sua agenda para que você tenha espaço para gravar pelo menos 2 ou 3 vezes por semana. Sim, é muito trabalho mas esse nicho é um pouco mais exigente.  Se você postar só de vez em quando ou apenas uma vez por semana, não espere grandes resultados tão logo, eles podem demorar bastante, se é que chegarão.

E fora do canal, você precisa manter atualizadas suas redes sociais, de preferência diariamente!

Cuidado com direitos autorais!

Esse é o calcanhar de Aquiles de muitos canais no YouTube. Enquanto existem filmes em que as produtoras parecem não se importar muito em sua existência, às vezes na íntegra, no YouTube (postado por canais alheios a essas produtoras), outras produções são severamente vigiadas e dependendo dos SEGUNDOS de material exibido em seu canal, você pode tomar uma advertência do YouTube e perder a monetização, ter sua monetização limitada ou até mesmo esse vídeo eliminado pelo YouTube, a pedido da produtora dele.

O ideal é fazer experiências. Grave, produza conteúdos, de preferência ao usar trechos de filmes ou séries, procure não incluir o áudio original e use uma “moldura” para exibir o trecho. Isso pode minimizar as possibilidades de o sistema do YouTube colocar você na mira. E sempre que usar esses conteúdos, lembre-se de usar poucos segundos, de cenas variadas e sempre comentando sobre as cenas. Em alguns casos, é melhor usar imagens estáticas para ilustrar. Ou fazer uma mistura entre imagens estáticas e trechos das produções. Isso vai dar um toque agradável a seu canal.

Treine sua oratória!

Se você vai falar sobre cinema e séries, algo que seu público vai exigir é que você fale e se comunique bem. Um apresentador muito tímido, que fala muito baixo ou que se atrapalha nas ideias, pode passar ao público a impressão de que você não sabe bem o que está fazendo. O mesmo acontece quando claramente, dá pra ver que você está lendo um texto. Isso transmite uma péssima impressão!

Como melhorar a oratória
  • Tenha um esboço, mas que ele seja apenas seu guia. Estude e aprenda o que está no esboço. Durante as gravações, se precisar ler algo do roteiro, leia de maneira natural, sem parecer que está lendo. Enquanto lê, coloque imagens do filme ou série que está falando. JAMAIS permita que seu público veja seus olhos lendo um roteiro!
    Outra coisa que pode fazer é gravar por partes o vídeo. Você estuda pequenos trechos do seu roteiro e quando tiver essa parte bem ensaiada, grave somente essa parte. Depois, faça isso com as demais partes do roteiro. Até que tudo esteja gravado! Mas nunca mostre ao público que você está lendo.
  • Treine usando um espelho. Sim, parece clichê e até é mesmo, mas funciona. Tente olhar para si mesmo enquanto fala e procure falar sempre de maneira natural porém mostrando bastante segurança.
  • Procure ficar calmo. Antes de gravar, ensaie o roteiro algumas vezes, beba água, respire profundamente algumas vezes.
  • Importante manter um ritmo de voz animado, porém não forçado. Tente falar naturalmente, como se estivesse contando o conteúdo de seu vídeo a um amigo.

Esperamos que essas dicas possam ter te ajudado a se decidir. E aí, você vai criar um canal de cinema e séries?

Ah, quer ajuda profissional para sua carreira de influenciador digital? CLIQUE AQUI e conheça nossos serviços.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Entre em contato!