Quanto tempo você deve dedicar a seu canal no YouTube?

Quanto tempo você deve dedicar a seu canal no YouTube? Em outras ocasiões, já comentamos a importância de fazer um bom planejamento para seu canal e carreira como influenciador digital, YouTuber ou não. Mas, afinal agora que você já sabe que tem que se dedicar a seu canal, vamos comentar algumas ideias sobre o tempo que você pode dedicar para construir sua carreira de influenciador digital.

Vamos ver primeiro o que você deve levar em consideração.

Planeje de “menos para mais”

Como assim? Bem, em vez de você pensar em tudo o que quer fazer por seu canal durante todo um mês, talvez seja mais conveniente planejar por partes. Coloque primeiro uma meta para o mês. Depois, divida a meta por semana e depois por dia. Isso vai te ajudar a não ver a meta do mês como algo longe de ser alcançado.

Evite colocar metas pouco realistas, que só irão causar stress em você, como por exemplo planejar que seu canal irá ganhar certa quantidade de inscritos no final do mês que é muito superior a quantidade que seu canal geralmente recebe. Em vez disso, pense em metas que você pode controlar melhor.

Por exemplo, você sabe editar seus vídeos? Que tal dedicar um tempo durante o mês para estudar sobre como editar vídeos usando algum editor que você tenha aí no seu computador ou celular. Você pode procurar tutoriais sobre como editar no próprio YouTube, existem centenas de vídeos sobre esse assunto.

O mesmo poderia ser feito sobre edição de imagens. Já imaginou se você pudesse fazer suas próprias thumbnails, com qualidade? Coisas como essas mesmo que você precise de mais de um mês para conseguir cumprir, são metas que são fáceis de cumprir e vão te ajudar bastante com seu canal, principalmente se você não tem como contratar um profissional para fazer esses trabalhos.

No caso de você decidir se qualificar melhor para poder fazer certas tarefas como edição de vídeo e imagens, faça um cronograma. Veja quantas aulas são necessárias para aprender por exemplo a editar minimamente bem um vídeo. Aí, você poderá dividir o número total das aulas (vídeos de algum canal no YouTube que ensine isso) por semanas e aí ajustar as aulas semanais de acordo com sua disponibilidade de tempo.

Mas algo que é essencial que você tenha planejado é sobre os temas de vídeos que irá apresentar no mês. Dedique um dia específico a cada mês para estudar um pouco sobre seu nicho de atuação. Veja quais temas são atemporais e podem ser apresentados em qualquer época do ano. Claro, se seu canal depende de notícias, nesse caso essa dica não se aplica. Mas fora isso, praticamente todos os nichos de canais podem preparar de antemão uma lista de temas que pode desenvolver durante o mês. Vídeos de  “listas” por exemplo, costumam ser atemporais. Veja uns exemplos:

“5 maneiras de aprender francês de maneira fácil e rápida”

“4 formas de fazer cupcakes deliciosos.”

“5 games em que o vilão vence no final.”

Como você pode ver, esse tipo de conteúdo pode ser feito em qualquer momento. Mesmo que seu nicho no YouTube dependa de novidades, vale e pena você deixar alguns temas como plano B, caso nada interessante aconteça no seu nicho, não apareça nenhuma novidade interessante.

Um dos maiores erros que canais iniciantes cometem

Com certeza um dos maiores erros que YouTubers iniciante comentem é achar que basta gravar vídeos, pôr em seu canal e esperar as milhares de visualizações. Esse pensamento é parecido com o de uma pessoa que abre uma loja e aí apenas espera pacientemente a que venham pessoas para ver seus produtos e comprar. Simplesmente porque a loja dele existe. Não funciona assim!

Vamos comentar agora algumas atividades que você precisa fazer todo mês para que seu canal prospere.

Lista de coisas por fazer em seu canal no YouTube

  • Planejar quais temas irá produzir, deixando alguns temas como plano B.
  • Responder a comentários de visitantes de seu canal. Nunca deixe isso de lado!
  • Fazer postagens nas redes sociais sobre o conteúdo já postado e o que será postado.
  • Estudar sobre os temas que pretende produzir. Isso é muito importante!
  • Aprender alguma habilidade que irá ajudar a que seu canal tenha mais sucesso, como por exemplo, edição de vídeo ou outras coisas.
  • Estudar os relatórios de seu canal, como o YouTube Analytics e entender seus números.
  • Escrever os roteiros, seguindo o que você já havia planejado gravar.
  • Gravar os vídeos, seguindo os roteiros preparados.

Agora, vamos ver uma lista de coisas a se fazer específicamente para produção de conteúdo:

  1. Planejar o que será postado durante o mês, quantidade de vídeos e assuntos.
  2. Estudar sobre esses assuntos.
  3. Elaborar roteiros para esses assuntos
  4. Gravar os vídeos usando os roteiros preparados
  5. Divulgar nas redes sociais seus vídeos novos, de preferência antes do dia da postagem e logo depois de serem postados.
  6. Acompanhar o desempenho de seu vídeo novo, através da ferramenta YouTube Analytics.
  7. Responder a comentários em cada vídeo

Você pode criar sua própria lista de tarefas mensais. Porém, como comentamos, o ideal é que você divida as tarefas, de tal modo que você tenha metas semanais a serem cumpridas como por exemplo: estudar sobre 4 assuntos que tem a ver com o nicho que apresenta em seu canal, escrever 4 roteiros e assim por diante.

Mas então, quanto tempo você deve dedicar a seu canal?

Na verdade, não existe um tempo específico. Muitos grandes YouTubers dedicam entre 4 a 6 horas por dia, todos os dias, a trabalhar com seu canal. Mas claro, isso vai depender muito do tempo que você tem disponível para cuidar de seu canal.

Se a princípio você puder dedicar pelo menos 1 hora por dia a cuidar de assuntos de seu canal, isso já será algo importante. Lembre-se que aqui estamos pensando em que você está vendo o seu canal como uma empresa, que precisa prosperar e gerar lucro. E pra isso, dedicar tempo é essencial.

E você acha que não tem tempo, nem mesmo 1 hora por dia? Pense novamente. O que você pode fazer enquanto usa o banheiro por exemplo? Sim, a ideia é engraçada porém verdadeira. Muita gente usa o celular para ver vídeos ou ler notícias simplesmente para passar o tempo enquanto usa o banheiro. Mas você pode usar esse tempo e seu celular para fazer várias das tarefas que comentamos aqui.

Além desse tempo no banheiro, pense no tempo que talvez você passe vendo o celular antes de dormir. Além de vários outros momentos do dia que você poderia estar dedicando a seu canal, porém acaba se dedicando a outras coisas.

O ponto é: você precisa separar tempo de qualidade para cuidar de seu canal. Ele é como se fosse sua empresa, e um dia poderá ser mesmo.

Quer ajudar profissional para sua carreira de influenciador digital? CLIQUE AQUI e conheça nossos pacotes de serviços.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Entre em contato!