Tá ficando sem ideias para vídeos em seu canal no YouTube? Veja 4 possíveis motivos pra isso aqui
Você tem ideias de vídeo suficientes para desenvolver um canal no YouTube? Se não, aqui estão quatro coisas que podem estar impedindo você, além de dicas para restaurar sua criatividade.
Ficar sem ideias de vídeo é uma coisa típica, mas frustrante, para os criadores do YouTube.
Você quer permanecer consistente no YouTube, publicando pelo menos uma vez por semana ou até mesmo várias vezes por semana. Mas todo mundo bate em uma parede criativa às vezes. E é difícil reorientar quando o cérebro tira férias repentinas e não anunciadas.
1. Fora do YouTube Ideas? Talvez seu nicho seja muito limitado
Geralmente dizemos aos criadores de conteúdo para terem um nicho muito específico no YouTube. Isso porque um canal com vídeos aleatórios – caminhadas, esportes e resenhas de filmes ao mesmo tempo, por exemplo – é muito amplo para capturar um público engajado. Os espectadores não querem uma miscelânea de conteúdo; eles querem ver os tópicos que eles gostam.
Leia mais: Como escolher o melhor nicho para o seu canal do YouTube
Não nos entenda mal; nichar seu canal é um excelente conselho para aspirantes a criadores. Mas, em alguns casos, é possível ter um nicho muito estreito. Os limites são tão apertados que é difícil pensar em boas ideias de vídeo rotineiramente.
Você pode resolver esse problema “diminuindo o zoom” de seu nicho e pensando maior. Se você faz reviews sobre rock francês dos anos 80, pode ser que seria interessante que você abordasse o rock de outros países também. Ou ao analisar seu público, você poderia falar sobre o rock dos anos 80 como um todo. E claro, há ainda muitas outras possibilidades, use sua imaginação! O ponto é ter um nicho que tenha potencial de atingir um bom número de pessoas.
2. Você não mergulhou em seu nicho
O segredo para debater ideias não é um segredo. Na verdade, é um traço de personalidade que a maioria dos criadores tem. Infelizmente, esse superpoder oculto é fácil de perder quando você está produzindo conteúdo.
Então, aqui está: quanto mais apaixonado você for, mais fácil será descobrir ideias do YouTube.
E por paixão, não queremos dizer sentir-se animado para gravar vídeos.
Não exatamente tem a ver com ser curioso. É a sensação de estar obcecado com um tópico e querer saber tudo sobre ele.
“Quais são os diferentes aspectos desse nicho?” “Quais são os diferentes ângulos que eu poderia fazer este vídeo de jogo? O que é algo que eu nunca vi no YouTube?
Leia mais: Começando uma carreira no YouTube – passos para monetizar sua paixão
Pense da seguinte maneira: quanto mais perguntas você tiver sobre um tópico, mais vídeos você poderá fazer tentando responder a essas perguntas.
Imagine que cada pergunta é igual a uma ideia de vídeo. Você precisaria de 15 perguntas poderosas para fazer 15 vídeos do YouTube. Você pode alcançar esse volume todos os meses sendo curioso e explorando seu nicho sem fim.
3. Você está experimentando o “esgotamento do criador”
Depois de se esforçar por meses para fazer vídeos dignos de cliques, até mesmo a mente mais criativa fica cansada. Quando isso acontece, não é fácil pensar em ideias do YouTube. Você está cansado, esgotado e precisando desesperadamente de descanso.
Esse é o lado do vídeo que faz com que algumas pessoas não vejam. Desenvolver um canal no YouTube é divertido, mas desafia os criadores de conteúdo em todos os níveis de experiência.
Você não precisa ficar em uma rotina, no entanto. Existem etapas que você pode tomar para identificar o que está causando seu esgotamento e encontrar soluções.
Aqui estão algumas sugestões:
- Anote seu processo de criação de vídeos do início ao fim. Inclua tudo: pesquisa de palavras-chave, filmagem, edição, criação de miniaturas, upload, etc.
- Dê a cada tarefa uma classificação de um a 10, com 10 sendo o mais irritante.
- Circule as tarefas classificadas de 8 a 10. Qualquer um destes pode ser a fonte do seu esgotamento.
- Pense em maneiras de aliviar esses fardos. Talvez você possa contratar um editor de vídeo ou usar um gerador de ideias do YouTube. O que quer que esteja estressando você, comece a procurar soluções.
Depois de se descarregar, você terá energia para encontrar novas ideias para o seu canal do YouTube.
4. Você não está acompanhando as novidades sobre seu nicho de trabalho
Esse é um ponto muito importante. Como influenciadora ou influenciador digital, você precisa estar sempre atualizado. E pra isso você precisa estar acompanhando notícias e qualquer novidade que tenha que ver com o nicho que você escolheu para seu canal. Seguir contas de redes sociais de outros criadores dentro do seu nicho é importante, assim como acompanhar a portais de notícias específicos e outras fontes de informação.
Se esses meios de comunicação sempre têm assunto para publicar, então você também vai ter. Simples assim.
Gostou das dicas? Quer conhecer nosso serviço de assessoria para YouTubers? CLIQUE AQUI.
Write a Comment