11 DICAS PARA ESCREVER DESCRIÇÕES DE VÍDEO QUE GERAM MAIS VISUALIZAÇÕES NO YOUTUBE

As capas e títulos de vídeos do YouTube podem ser o que chama sua atenção, mas as descrições são onde o mecanismo de busca se destaca. O conceito de SEO do YouTube é bastante semelhante a como você escreveria para uma postagem de blog ou página de um site: os títulos são importantes, mas os detalhes também. Quanto mais você entende de SEO de vídeo, maior será a probabilidade de seu vídeo aparecer nos resultados da pesquisa. Dito isso, escrever ótimas descrições para o YouTube ajudam a que o YouTube veja que o conteúdo de um vídeo seja bom. As descrições levarão o espectador ao seu vídeo, mas ele ainda precisa cumprir sua parte no negócio de qualidade.

Aumente a descoberta de vídeos pelo YouTube

O YouTube oferece muitos recursos para organizar, marcar e melhorar a facilidade com que o público pode encontrar seus vídeos. Confira estas dicas para ampliar sua estratégia com descrições otimizadas:

As duas descrições diferentes do YouTube

Existem dois tipos de descrições no YouTube: uma para o canal e outra para o próprio vídeo. A maioria das dicas listadas aqui se aplicam à descrição do vídeo, mas algumas, como usar as palavras-chave certas, também se aplicam à descrição do canal.

As descrições do canal resumem o que você deve esperar do canal.
Muito parecido com o texto padrão de uma empresa, o nome de um canal é repetido algumas vezes, junto com algumas palavras-chave que devem ser associadas ao canal.

As descrições de vídeo fornecem muito mais detalhes sobre o que esperar do vídeo, podem incluir links relacionados e também usar palavras-chave repetidas.
Você tem muito mais espaço para descrever os vídeos e as primeiras linhas são importantes para os espectadores.

Por que as descrições do YouTube são importantes?

Quando você usa um mecanismo de pesquisa ou a pesquisa nativa do YouTube, muitos fatores influenciam como seu vídeo aparece nos resultados. As descrições do YouTube são um desses fatores.
Se a descrição de seu vídeo contém termos de pesquisa populares ou suas palavras-chave associadas, é mais provável que apareça nos resultados e na barra lateral de vídeos relacionados. Se você está familiarizado com o funcionamento do SEO de um site, pense nisso como uma metadescrição.

As pessoas ainda leem as descrições do YouTube e clicam em links importantes. Aqui estão algumas dicas sobre como escrever ótimas descrições para o YouTube.

Faça com que a descrição do seu vídeo corresponda ao título do seu vídeo

O título do vídeo tem cerca de 75 caracteres onde você pode instantaneamente chamar a atenção do espectador.
O que quer que você use para palavras-chave deve estar presente em seu título e usado mais algumas vezes ao longo da própria descrição.

1. Faça com que esses primeiros 200 caracteres contem

Sim, a descrição completa é importante, mas o que é ainda mais importante são os primeiros 200 caracteres. Você obtém 5.000 caracteres para ser prolixo, mas os primeiros 200 são os que aparecem nos resultados da pesquisa e “acima da dobra”. No caso do YouTube, é aproximadamente a primeira linha ou o que é exibido acima da expansão “mostrar mais”.
A primeira linha deve incluir as palavras-chave mais importantes que você deseja que sejam associadas ao vídeo e escritas de uma forma que chame a atenção do espectador. Muito parecido com como alguém escreveria um tweet, dicas de manchetes e direitos autorais se aplicam aqui também.

2. Repita as palavras-chave do vídeo

Como sugerido antes, palavras-chave são importantes tanto no SEO quanto nas descrições de vídeo do YouTube. Esteja você escrevendo para um vídeo existente ou pesquisando quais são os melhores para o seu canal, a ferramenta de planejador de palavras-chave do Google é útil para a pesquisa de palavras-chave.

Você só precisa de algumas palavras-chave e, assim que forem identificadas para o seu vídeo, certifique-se de que eles estão espalhados por toda a sua descrição.

3. Adicione palavras-chave complementares

Acha que terminou com as palavras-chave? Pense de novo. Você ainda precisa considerar as complementares, que são palavras-chave adicionais semelhantes ao primeiro conjunto segmentado. Por exemplo, você pode pesquisar “eco-produtos amigáveis ​​”, mas palavras-chave adicionais podem incluir“ verde ”,“ terra ”e“ desperdício zero ”. Eles são sinônimos e adicioná-los ajudará o YouTube a entender como seu vídeo também pode ser associado a “produtos verdes”.

 

4. Adicione palavras e links de apelo à ação

É sensato – e prática recomendada – vincular seus identificadores de mídia social em suas descrições do YouTube. Além de compartilhar esses links, estão aqueles associados ao vídeo. Esses links podem ser frases de chamariz para ler uma postagem de blog, comprar um produto ou informações adicionais gerais.
Se você menciona vários produtos em seu vídeo e seus espectadores costumam perguntar sobre eles, é uma boa ideia colocar esses links nas descrições.

 

5. Adicionar configurações de upload de vídeo padrão

Você está cansado de copiar e colar as mesmas 10 linhas que inclui em cada vídeo? Adicione uma configuração padrão à sua descrição que pode aparecer sem a adição manual. Na maioria das vezes, incluem a descrição da sua empresa, links para se inscrever e mídias sociais seguem links.

6. Escreva como um humano, não como um robô

Quem quer ler uma descrição repleta de palavras-chave repetidas? Isso é frustrante para ler e escrever. Use os primeiros 200 caracteres para prender o espectador e o resto do espaço para ser mais informativo.

7. Adicione algumas hashtags

Assim como as palavras-chave, as hashtags existem para ajudar outros espectadores a encontrar seu vídeo. Essas hashtags aparecem acima do título do vídeo e podem ser adicionadas em qualquer lugar na descrição do vídeo.
É recomendável manter as hashtags apenas em algumas poucas importantes para que alguém que esteja lendo a descrição não se desanime por causa de uma massa delas.

Lembre-se de usar hashtags com várias palavras ou frases para escrevê-las em maiúsculas, para que os leitores de tela possam reconhecer cada palavra.

8.Combine sua voz social

Lembra quando falamos sobre escrever como um humano? A voz da sua marca na mídia social também deve ser levada em consideração. Descrições brandas não fazem nada pela sua marca. Você deseja adicionar a personalidade, o vocabulário e o estilo de redação da sua marca à descrição.

Para tipos de vídeo semelhantes, pode fazer mais sentido para você escrever alguns modelos de descrição do YouTube. Por exemplo, as descrições de vídeos de instruções seriam escritas de maneira semelhante: duas frases para um resumo, alguns links de call to action, links para produtos e seus links de mídia social. A criação de modelos de descrição torna mais fácil para você e mantém sua marca. Tenha seu estilo de se expressar com as palavras.

9.Torne as descrições dos vídeos fáceis de ler

Não se trata tanto do conteúdo real escrito, mas de como você o formata. Ninguém gosta de ler blocos gigantes de texto, mas também não gostam de ler 10 frases curtas consecutivas. Divida sua descrição em seções com títulos de cabeçalho que se destacam, seja com emojis, símbolos, maiúsculas ou quebras de linha.
Ao verificar o formato, leia rapidamente sua descrição e veja o que chama sua atenção e o que você pulou completamente.

10. Visualize a descrição do seu vídeo

As estatísticas atuais do YouTube indicam que 70% do tempo total de exibição com os espectadores ocorre no celular. Você pode escrever suas descrições no desktop, mas certifique-se de que elas também façam sentido em um telefone e tablet.
Além de uma visualização móvel, verifique como a descrição aparece nos resultados da pesquisa e nas páginas de exibição.

11. Verifique seu Analytics sempre

Como acontece com qualquer rede de mídia social, o YouTube Analytics é útil para ver quais vídeos têm um bom desempenho.

Com o Analytics, você poderá ver se certas palavras-chave estão funcionando sobre outras,
quais vídeos podem aumentar em popularidade com uma mudança de palavra-chave e o tipo geral de vídeo que está atraindo seus espectadores.

Enfim:

  • As descrições do YouTube não devem ser colocadas em segundo plano em sua estratégia de marketing do YouTube.
  • As descrições de vídeo são importantes não apenas na classificação usual nos resultados de pesquisa de palavras-chave de SEO, mas também servem como um lugar onde você pode fazer com que seu espectador permaneça no vídeo por mais tempo. Com a cópia inicial certa que leva o espectador a ler mais, use o limite de 5.000 caracteres para incorporar a voz da sua marca e links importantes.

E agora que você já conhece as descrições, é hora de pensar em como promover seu canal no YouTube. Você pode ler esse artigo (clique) para saber como fazer isso.

E se você quiser uma assessoria para sua carreira de YouTuber, CLIQUE AQUI  e conheça nosso serviço.

2 Comments

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Entre em contato!