Divulgar seu canal do YouTube: porque isso pode ser a última coisa que seu canal precisa

Como você deve saber, somos uma agência de YouTubers e outros influenciadores digitais. Pode ser que você chegou a esse artigo procurando informações sobre como divulgar seu canal no YouTube, ou como melhorar seu canal como um todo.
E realmente, muita gente que nos procura por e-mail ou em nosso WhatsApp pergunta se nós “fazemos divulgação de canais”. Mas será que é isso mesmo que seu canal no YouTube precisa? Vejamos:

Divulgar o canal é o mais importante?

A resposta direta a essa pergunta é: não! Antes de você pensar em divulgar seu canal, você precisa pensar em muitas outras coisas que fazem a diferença se seu canal vai ser um sucesso e você um dos “grandes” influenciadores, ou apenas um entusiasta do YouTube, anônimo. Vejamos agora detalhes que você precisa analisar e se for o caso, consertar em seu canal, antes de pensar em divulgação. Veja esses pontos:

  • Seu conteúdo é bom MESMO?
    Não é fácil analisar o próprio conteúdo, principalmente porque sempre pensamos que o que fazemos, deve estar bom. Mas pode ser que você perceba que na verdade, falta muita coisa para seu canal ser bom. Pense no seguinte: você se inscreveria no seu próprio canal?
    Como é a forma em que você apresenta? É interessante, divertida, você mostra que está preparado para gravar e não improvisando na hora?
  • Os títulos dos seus vídeos são atrativos?
    Muita gente, mas olha, muita gente mesmo, em imitação a grande canais, colocam títulos “nada a ver” em seus vídeos. Mas pense no seguinte: se você está procurando um vídeo no Youtube e encontra na lista de resultados um vídeo com o título “Agora o Juliano vai ver”, você se interessaria no vídeo? Você sabe quem é Juliano? Te interessa saber? Isso pra não mencionar os vídeos em que o título são números ou ainda datas ou o nome do arquivo de vídeo, que foi gerado pela câmera da pessoa!
    Títulos assim inundam o YouTube todos os dias. Mas aí você que está lendo diz: “Ah mas você mesmo não disse que os grandes põem títulos assim?”. É verdade. Às vezes, grandes canais colocam títulos sem nenhuma relevância e atingem milhões de visualizações. Mas pense comigo: eles conseguiram essas visualizações porque já têm um público enorme ou porque o título estava bom?
    Então, se você usa títulos que não são atrativos para quem não conhece você (e poucos te conhecem ainda) esqueça isso de escrever qualquer coisa no título.
    Escreva títulos chamativos, que alguém que não conhece seu canal vai ficar curioso para saber de quê se trata seu vídeo.
  • Você se preocupa em usar TAGs?
    As TAGs são as etiquetas que você pode pôr em seus vídeos para que o YouTube possa classificar seu conteúdo. Se você não usa TAGs ou simplesmente escreve no campo de TAGs um monte de frases não relacionadas com seu vídeo, mas que você acha “legais” (como por exemplo, por as TAGs “Jesus é vida”, “tbt” “deu na Globo” em um vídeo de receita de bolo de chocolate), então não reclame se seus videos não forem vistos tanto quanto você gostaria.
    As TAGs precisam ter tudo a ver com o assunto do vídeo. E evite usar simplesmente palavras. Use frases, termos completos que as pessoas escreveriam para procurar um vídeo como o seu.
  • Os textos de descrição são apenas um texto dizendo pra se inscrever?
    O campo “descrição” dos vídeos é muito importante. Mesmo que poucas pessoas leem o que está escrito ali, o YouTube “lê” e interpreta o que está escrito. Então você precisa usar esse campo para descrever da melhor forma o tema do seu vídeo. Use e abuse desse espaço!
  • E como você grava seus vídeos? E a edição? É boa?
    Por incrível que pareça, existem pessoas que procuram divulgação para seus vídeos, mas quando vemos os vídeos, percebemos que não valem a pena divulgar!
    Nunca grave para o YouTube com o celular na vertical, se vê bem amador e feio. E apesar de que não necessariamente você precisa de editar super bem, pelo menos alguns cuidados você deve aprender sobre como gravar e editar seus vídeos, para que fiquem minimamente agradáveis de se assistir.
  • E a frequência dos vídeos? Como vai?
    Se você não posta vídeos pelo menos toda semana sem falta, então promover um vídeo avulso do seu canal não vai ajudar muito. O YouTube valoriza conteúdo sempre novo. E as pessoas também!
    Então, se organize e poste vídeos pelo menos uma vez por semana, no mesmo dia e mesmo horário, sempre!

Depois que você fizer esses ajustes que comentamos acima, aí sim pode vir a divulgação. Ela deve ser a última coisa que você deve pensar. Porque não adianta nada divulgar um conteúdo ruim ou mal produzido. Ou de um canal que não tem constância de conteúdo. Não vai te ajudar.

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