Coisas que você NÃO deveria querer logo que começa no YouTube

É claro que quando alguém começa um projeto, quer que ele seja um sucesso. E isso não é diferente no YouTube. Ainda mais com o sucesso da plataforma e de muitos influenciadores, muita gente quer brilhar no YouTube. E é natural que você queira que seu canal tenha bons números. O problema é a ordem dos desejos, digamos assim.

Nesse artigo, vamos mostrar a você algumas coisas que muitos que estão começando no YouTube querem logo no começo, mas que não deveriam querer antes de outras coisas mais importantes. Vamos lá!

“VOCÊS PODEM DIVULGAR MEU VÍDEO?”

Como já comentamos em um artigo, a divulgação pode ser a última coisa que seu canal precisa. 

Seu canal antes de ser divulgado, precisa entre outras coisas, ter um conteúdo de qualidade. Qual o valor de divulgar um vídeo ruim? Só vai espalhar uma má fama para seu canal e temos certeza que você não quer isso. Muitas pessoas que entram em contato com nossa equipe, chegam pedindo para divulgar seus vídeos. E em muitos casos, quando vamos ver esses vídeos, vemos que são péssimos. A pessoa vai apenas se queimar fazendo uma divulgação desse conteúdo.

Então, pense primeiro em melhorar seu conteúdo, para depois pensar na divulgação.

“QUERO MAIS VISUALIZAÇÕES NO MEU CANAL”

Existem muitas maneiras de se conseguir mais visualizações. Hoje em dia, você pode “comprar” visualizações, entrar em esquemas de troca de visualizações, usar aplicativos de celular (que fazem um pouco de cada mencionado), fazer campanhas pagas pelo YouTube entre outros. Mas a melhor forma de você conseguir visualizações é tendo um conteúdo de qualidade e um canal bem posicionado no YouTube.

Se o YouTube “sabe” de que se trata seu canal e o classifica como especialista em um nicho, tenha a certeza que as visualizações do seu canal vão crescer naturalmente. Então, antes de querer simplesmente um meio de ter mais visualizações, pense em ajustar seu canal, focando em um nicho e se tornando referência nele. Experimente fazer isso. Não vai ser rápido, mas vai funcionar.

“QUERO FAZER UM COLLAB COM “FULANO””

Esse é outro desejo muito comum, inclusive de muitos que estão começando no YouTube. Afinal, fazer vídeos em conjunto com outro influenciador pode dar uma boa visibilidade para seu conteúdo e os dois canais acabam ganhando com isso. E esse é exatamente um problema em alguns casos.

Num vídeo de collab (ou em que dois influenciadores colaboram um com o outro, por fazerem conteúdos juntos), o interesse comum é que os dois públicos, dos dois influenciadores, se misturem, dando mais visibilidade aos dois.

Mas o que acontece se um iniciante faz um vídeo junto com um YouTuber com um público grande? O pequeno ganha visibilidade, mas e o outro, que já tem público grande, o que ganha? Entende o problema? Não existe uma troca de vantagens.

E essa disparidade de vantagens é o que faz com que a maioria dos YouTubers prefira gravar em conjunto com outros canais que tenham tanto público como nicho parecidos. Assim as duas partes ganham. É verdade que às vezes, um YouTuber faz um vídeo junto com alguém que está começando, para ajudar a pessoa. Mas aí, o que ocorre é que os dois são amigos e por isso o YouTuber está ajudando a seu amigo. Em outros casos, um YouTuber cobra um valor para gravar junto com outra pessoa, mas isso é muito, muito raro de acontecer.

Por esse motivo, se você está começando no YouTube, não pense em fazer collabs com grandes influenciadores. Isso dificilmente vai rolar. Seja realista. Primeiro desenvolva seu canal, sua estratégia e comece procurando fazer collabs com outros canais que tenham o público parecido com o seu. Com o tempo, você poderá pensar em gravar com outros.

 

“PRECISO DE ENCONTRAR PATROCINADORES PARA MEU CANAL INICIANTE”

Esse é outro pensamento comum. Principalmente porque o valor que um canal iniciante recebe de monetização é muito baixo, é normal que a pessoa queira procurar outras maneiras de monetizar, de receber dinheiro com o seu trabalho no YouTube. E realmente há muitas maneiras de ganhar dinheiro no YouTube, além do Adsense. E você pode sim, explorar algumas possibilidades, desde o começo.

Mas quando falamos em conseguir patrocinadores, ou anunciantes para seu canal no YouTube, existe um outro ponto: um anunciante quer que seu produto apareça e principalmente, ele quer VENDER. Afinal, esse é um dos objetivos de se anunciar um produto, não é mesmo?

Agora, imagina você, no lugar de um anunciante. Mas antes de você se colocar no lugar do anunciante, vamos te mostrar como funcionam os resultados de uma campanha: geralmente, apesar de que é impossível saber exatamente a proporção, mas em geral 1% das pessoas que veem um anúncio vão até o site do anunciante ver o produto. Então pense nisso. Um vídeo que tem mil visualizações e um anúncio, provavelmente vai levar cerca de 10 pessoas para o site de um anunciante. DEZ PESSOAS!

Dessas dez pessoas, quantas irão comprar o produto? Não dá pra saber. Mas as possibilidades são pequenas, muito pequenas. Será que vale a pena pagar para ter toda essa incerteza sobre os resultados? Com certeza não! Por isso, os anunciantes precisam se sentir tranquilos para poder deixar o rico dinheirinho deles com você. E você precisa valorizar isso.

Então, se você está começando, não pense em anunciantes agora. Deixe que o tempo passe, que suas ações para crescer seu canal façam efeito e aí sim vá a caça dos anunciantes!

 

EM RESUMO

Você está começando? Então:

Desenvolva seu canal antes de querer fazer divulgação

Desenvolva seu canal antes de querer mais visualizações

Desenvolva seu canal antes de querer fazer collabs com grandes influenciadores

Desenvolva seu canal antes de procurar patrocinadores para seu canal

 

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