Como melhorar seu canal no YouTube em 2021

melhorar seu canal no youtube

Já falamos muitas vezes aqui em nosso blog sobre maneiras de melhorar seu canal do Youtube. Hoje vamos dar mais dicas pra você! Toma aí!

Etapa 1: Encontre palavras-chave de vídeo não exploradas

Quando se trata do YouTube, a pesquisa de palavras-chave de vídeo é SUPER importante.

Escolheu as palavras-chave CERTAS?

Seus vídeos disparam para o topo do YouTube.

Escolheu as palavras-chave ERRADAS?

Seus vídeos ficam enterrados nos resultados da pesquisa.

Com isso, veja como encontrar palavras-chave para o YouTube.

1. Primeiro, crie uma lista de “Palavras-chave Semente”

Palavras-chave semente são termos que descrevem tópicos muito amplos.

Por exemplo, se você estivesse no ramo de marketing digital, suas palavras-chave iniciais seriam coisas como:

  • Mídia social
  • Marketing no LinkedIn
  • Página do Facebook
  • Marketing de conteúdo

E se você dirigisse um site de condicionamento físico, sua lista de palavras-chave de sementes seria assim:

  • Perda de peso
  • Treino para secar barriga
  • Dieta Fácil
  • Treino cardio

Viu como isso funciona? Esses são tópicos gerais sobre os quais você pode criar vídeos.

Agora, para ser claro:

Você não vai otimizar seus vídeos em torno de nenhum desses termos (eles são muito competitivos).

Mas uma lista de palavras-chave semente é SUPER útil para a próxima etapa.

Vamos pra próxima dica…

2. Em seguida, coloque suas palavras-chave originais na pesquisa do YouTube

Agora é hora de transformar uma palavra-chave semente em dezenas de palavras-chave de cauda longa .

Como é que se faz isso?

Vai no campo de pesquisa do YouTube. Escreva uma palavra relacionada ao assunto que você quer desenvolver em seu canal. Por exemplo, se você quer fazer um vídeo com uma receita de bolo de chocolate. Então o que você vai fazer é ver os resultados que automaticamente o YouTube sugere para você. Esses resultados são ótimas palavras-chave!

Se você quiser dimensionar esse processo, vá para KeywordTool.io .

Ferramenta de palavra-chave - Kettlebell

Quando você insere uma palavra-chave semente nesta ferramenta, ela cuspirá centenas de termos do YouTube Suggest.

Ferramenta de palavra-chave - resultados de Kettlebell

Neste ponto, você deve ter um monte de palavras-chave de cauda longa.

A pergunta é: quais palavras-chave você deve escolher?

É disso que se trata a etapa # 3 …

3. Finalmente, é hora da análise da competição do YouTube

Assim como com o Google, você deseja otimizar seus vídeos em torno de palavras-chave que:

a) Obtenha muitas pesquisas

e

b) Não são super competitivas

Como você encontra essas palavras-chave mágicas?

Uma extensão incrível do Chrome chamada TubeBuddy .

Ferramenta TubeBuddy

(VidIQ também funciona bem)

Esta ferramenta mostra estatísticas para cada palavra-chave diretamente nos resultados da pesquisa:

Resultados do TubeBuddy

Dessa forma, você saberá se uma palavra-chave é ou não muito competitiva

Estatísticas da competição TubeBuddy

… ANTES de fazer seu vídeo.

Muito legal!

OK, então você encontrou uma palavra-chave. 

Agora é hora da diversão: criar seu vídeo.

Etapa 2: Crie vídeos otimizados para “tempo de exibição”

O objetivo nº 1 do YouTube é manter as pessoas no YouTube .

(Afinal, quanto mais tempo as pessoas passam no YouTube, mais dinheiro elas ganham com anúncios)

E é por isso que o algoritmo do YouTube dá tanta ênfase ao tempo de exibição .

Nunca ouviu falar do Tempo de exibição? Aqui está uma explicação simples:

Tempo de exibição

substantivo -DEFINIÇÃO

O tempo total gasto assistindo a um vídeo do YouTube desde que foi ao ar.

Simples.

E esta é a aparência desse relatório no YouTube Analytics:

YouTube Studio - tempo de exibição

Como você pode esperar, o YouTube AMA vídeos que acumulam muito tempo de exibição.

Na verdade, o YouTube divulgou publicamente que:

“O tempo de exibição é medido em minutos cumulativos assistidos, e cada vídeo enviado – assim como todos os canais no YouTube – é“ classificado ”por tempo de exibição. Canais e vídeos com tempos de exibição mais altos provavelmente aparecerão em mais lugares nos resultados de pesquisa e nas recomendações. ”

– Escola de Criadores de Conteúdo do YouTube

Resumindo: quanto mais tempo as pessoas passam assistindo seu vídeo, mais alta será sua classificação.

A questão é:

COMO você cria vídeos que mantêm as pessoas assistindo?

Vamos descobrir…

1. Publique vídeos LONGOS

Vídeos longos têm melhor desempenho do que vídeos curtos.

E há dados para fazer backup disso. O site Backlinko.com fez um estudo detalhado. Fizeram o maior estudo de fatores de classificação do YouTube já feito (analisaram mais de um milhão de vídeos do YouTube).

O que encontramos nesse estudo?

Os vídeos mais longos tendem a superar os vídeos curtos.

Duração do vídeo no YouTube

O que significa que meus novos vídeos tendem a ter pelo menos 10 minutos:

E com vídeos longos, eles acumulam muito tempo total de exibição automaticamente.

2. Corte o “imbromation” de suas introduções

De acordo com o YouTube, os primeiros 15 segundos do seu vídeo são FUNDAMENTAIS.

Os primeiros 15 segundos do seu vídeo são fundamentais

Em outras palavras, sua introdução precisa agarrar seu visualizador pelos olhos.

(E você tem 15 segundos para fazer isso)

Como você pode ver, a introdução do seu vídeo é muito importante.

Mas há outra ÓTIMA maneira de aumentar o tempo de exibição que ainda não mencionamos.

O que nos leva a …

3. Incorpore “interrupções de padrão” em seus vídeos.

Quer que as pessoas assistam ao seu vídeo até o fim?

Use interrupções de padrão.

É sério. Elas funcionam incrivelmente bem.

Então: o que são interrupções de padrão?

Padrão de interrupções

substantivo

As interrupções de padrão são elementos em seu vídeo que são diferentes do resto do vídeo (elas literalmente “interrompem” o “padrão”).As interrupções de padrão podem ser coisas como:

  • Gráficos na tela
  • Animações
  • Novo plano de fundo ou configuração
  • Diferentes ângulos de câmera
  • Efeitos sonoros
  • Lista com marcadores
  • E mais

Por que funciona? Porque de outra forma seu vídeo fica muito “plano” e pode ser visto como chato pelo público, mesmo que você esteja falando super bem. Uma edição dinâmica ajuda bastante nisso.

4. Faça o roteiro de cada linha do seu vídeo

Este é um problema.

A menos que você seja uma daquelas pessoas que deixa cair o microfone no final de cada conversa, você precisa fazer o roteiro de seus vídeos.

(Ou pelo menos siga um esboço detalhado)

Seu roteiro deve ter todas as ideias que você quer expor em seu vídeo. Mesmo que você não for falar cada palavra e cada vírgula do roteiro, mesmo assim vale muito a pena pelo menos escrever todas as ideias principais e estudar esse roteiro antes de gravar.
Se quiser, coloque seu roteiro em frente a você enquanto grava.

Etapa 3: Otimize seus vídeos do YouTube

Você já sabe que o SEO do YouTube é importante.

Então, vamos mergulhar direto nas etapas.

1. O título do seu vídeo otimizado por palavra-chave

Esse é o ponto:

Títulos de vídeo otimizados por palavra-chave não são tão importantes quanto costumavam ser.

Na verdade, o estudo do site Backlinko mostrou que fatores de classificação do YouTube tem uma relação fraca entre títulos e classificações com muitas palavras-chave:

Título de correspondência exata

Dito isso, usar uma palavra-chave em seu título ajuda (um pouco). Então é importante fazer isso.

Por exemplo, um dos meus vídeos tem como alvo a palavra-chave “receita de pastel”. Então tente colocar “receita de pastel” no título. Apenas, não precisa exagerar nas palavras-chave que vão no título

2. Escreva títulos projetados para maximizar o CTR

Ao contrário do Google, o YouTube confirmou que eles usam a taxa de cliques como um sinal de classificação.

Na verdade, um artigo de pesquisa do YouTube afirma que, quando se trata de recomendar vídeos aos usuários:

“Para avaliar a qualidade das recomendações, usamos uma combinação de diferentes métricas. As principais métricas que consideramos incluem taxa de cliques (CTR), CTR longa (contando apenas os cliques que levaram a assistências de uma fração substancial do vídeo) … ”

– O sistema de recomendação de vídeo do YouTube,
Research Gate

Dito de outra forma:

Quanto mais pessoas clicarem em seu vídeo, mais o YouTube o promoverá.

O YouTube promoverá vídeos nos quais mais pessoas clicam

A questão é: COMO você faz isso?

Esqueça os famosos “clickbait”. Por exemplo, se você quer mostrar um vídeo onde você usou um caiaque pela primeira vez, não tente colocar no título coisas como “quase morri numa cachoeira do rio” (a menos que tenha sido verdade).

O passo 3 vai falar mais.

3. Escreva descrições de vídeo ricas em palavras-chave e otimizadas para SEO

A maioria das descrições de vídeo no YouTube são REALMENTE curtas:

Breve descrição do vídeo do YouTube

De acordo com o YouTube, descrições curtas como essa realmente prejudicam o SEO do seu vídeo.

Na verdade, eles recomendam oficialmente longas descrições:

“Escreva descrições completas: até um a dois parágrafos.

Alguns criadores apenas colocam seus links de mídia social na descrição, potencialmente perdendo muitas visualizações extras. ”

– Escola de Criadores de Conteúdo do YouTube

4. Otimize suas tags de vídeo

Não é segredo que as tags do YouTube são ENORMES para o SEO.

Mas como você os otimiza, exatamente?

  • Use 2-3 tags que incluem sua palavra-chave alvo … e variações aproximadas.
  • Adicione 2 tags que descrevem o tópico do seu vídeo usando palavras que não estão em sua palavra-chave principal.
  • Adicione uma ou duas tags que representem seu nicho.

Etapa 4: use miniaturas (thumbnails) que se destaquem

O YouTube relata que “90% dos vídeos com melhor desempenho no YouTube têm miniaturas personalizadas ”. 

Relatórios do YouTube - 90 por cento dos vídeos de melhor desempenho têm miniaturas personalizadas

Como você cria miniaturas atraentes para o Youtube ?

Aqui estão duas dicas rápidas que estão funcionando muito bem no momento.

Primeiro, use muito contraste.

Você deseja que as cores em sua miniatura sejam o máximo possível.

Aqui está um exemplo do que quero dizer:

BrightSide - exemplo de miniatura de vídeo

Veja como todas as cores diferentes na miniatura se destacam?

Na verdade, eles até adicionam pequenas bordas entre o texto e os objetos para aumentar esse contraste.

BrightSide - detalhes da miniatura do vídeo

Em segundo lugar, use cores que se destaquem no YouTube.

Como você sabe, a plataforma do YouTube é principalmente vermelha, branca e preta.

Cores da marca Youtube

Então, para se destacar, você deseja usar cores que não sejam vermelho, branco e preto em suas miniaturas.

Etapa 5: Criar (e promover) listas de reprodução (playlists) otimizadas

As listas de reprodução são uma forma subestimada de obter mais visualizações (e assinantes).

Por quê?

As listas de reprodução aumentam dramaticamente o seu “Tempo de Sessão”.

Tempo da sessão é a quantidade de tempo que alguém passa no YouTube depois de começar a assistir ao seu vídeo.

E o tempo da sessão é um fator de classificação com o qual o YouTube se preocupa … MUITO.

Na verdade, o YouTube diz o seguinte sobre o tempo da sessão:

“Seu canal também ganha um impulso quando as pessoas assistem a qualquer coisa em qualquer lugar do YouTube depois de assistir ao seu conteúdo.

… e quando você cria conteúdo que faz as pessoas assistirem mais de seu canal, você está nos ajudando. ”

– Escola de Criadores de Conteúdo do YouTube

Por exemplo, digamos que alguém comece a assistir a um vídeo de seu canal.

E logo após terminar, eles fecham o navegador.

O usuário fecha o navegador após assistir ao vídeo

Seu vídeo está fazendo as pessoas SAIR do YouTube. Então, eles vão rebaixar esse vídeo.

Por outro lado:

Digamos que alguém comece a assistir ao seu vídeo. E depois de terminar, eles assistem a outro vídeo.

O usuário assiste a outro vídeo depois de assistir a um vídeo

Desta vez, seu vídeo ESTÁ MANTENDO as pessoas no YouTube. Então, eles vão promovê-lo.

E é aí que entram as playlists …

Quando alguém termina de assistir a um vídeo em uma lista de reprodução, outro vídeo é reproduzido automaticamente.

Os vídeos em uma lista de reprodução serão reproduzidos automaticamente após assistir a um vídeo

Em outras palavras, as listas de reprodução melhoram automaticamente o seu tempo de sessão.

Etapa 6: Promova vídeos para seu público

Você já sabe que o YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo.

Mas isso não significa que você pode simplesmente enviar um monte de vídeos otimizados e esperar uma classificação.

Assim como com o conteúdo do blog, você precisa dar um pequeno “empurrão” aos seus vídeos do YouTube para começar.

Esse impulso pode incluir o compartilhamento de clipes de seu vídeo nas redes sociais.

Enviando um anúncio para sua lista de e-mail.

Ou até mesmo promovendo seus vídeos usando alcance por e-mail .

Se o seu vídeo for otimizado para o tempo de exibição, esse impulso inicial é tudo que você precisa para começar. O YouTube se encarregará do resto.

Dito isto:

Nenhuma promoção pode compensar um vídeo ruim. Por isso que muitas vezes, divulgar seu vídeo é o último que você precisa.

Infelizmente, aquele vídeo não foi tão bom (pelo menos de acordo com o pessoal do YouTube).

Então, sim, promover seus vídeos no YouTube é uma parte fundamental do crescimento de seu canal. Mas isso só funciona a longo prazo se você tiver um conteúdo de vídeo incrível.

Etapa 7: Transforme espectadores em inscritos

As etapas que descrevemos até agora devem ajudá-lo a obter mais visualizações.

Mas as visualizações são apenas uma parte do crescimento de seu canal no YouTube.

A outra parte? Conseguir mais inscritos .

Uma das melhores maneiras de conseguir mais assinantes é adicionar um botão de inscrição à tela final .

Aqui está um exemplo do meu canal.

Obviamente, apenas uma pequena fração dos espectadores chegará ao final de seu vídeo.

Mas aquelas pessoas que assistem ao seu vídeo inteiro estão superprontas para se inscrever.

E o botão End Screen torna mais fácil para eles se inscreverem em seu canal.

Etapa bônus: classificar vídeos na pesquisa do Google

Classificar seus vídeos do YouTube no Google é uma ÓTIMA maneira de obter mais visualizações.

E a melhor forma de classificar seus vídeos no Google?

Segmente palavras-chave que já possuem uma seção de vídeo nas SERPs (buscadores) .

Como exemplo, a palavra-chave “ macarronada ” contém uma seção de vídeo.

Quando você vê uma seção de vídeo, sabe que o Google quer mostrar às pessoas resultados de vídeo para esse termo.

E se o seu vídeo tiver um bom desempenho no YouTube, o Google pode começar a exibi-lo nos SERPs.

O que você acha?

Espero que este novo post tenha mostrado a você como desenvolver seu canal no YouTube. Agora, se você precisa de ajuda profissional para sua carreira de influenciador, CLIQUE AQUI e conheça nossos serviços

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