16 maneiras de promover seu canal do YouTube para mais visualizações

Não há melhor momento do que agora para descobrir como promover seu canal do YouTube.

Mas por que “agora”?

Para começar, o YouTube é o segundo site mais visitado na web, e em um dia  passamos até seis horas por dia consumindo vídeo, a escrita está na parede.

Se você quer se destacar no YouTube, precisa aproveitar o máximo possível de táticas promocionais.

Abaixo, entraremos em detalhes sobre cada uma dessas táticas para promover seu canal do YouTube e maximizar sua audiência. Se você está apenas começando ou deseja ver seus números aumentarem ainda mais, essas dicas são todas um jogo justo.

Impulsione sua estratégia do YouTube

Além das 16 dicas abaixo, certifique-se de estar atualizado sobre tudo o que acontece no YouTube para maximizar seus esforços com estes guias:

16 dicas comprovadas para promover seu canal do YouTube

1. Escreva títulos atraentes e imperdíveis

O marketing do YouTube tem tudo a ver com apresentação.

Os títulos são decisivos quando se trata do desempenho do seu vídeo. Pergunte a si mesmo: você está apresentando seu conteúdo como “imperdível” ou “meh?”

A chave para criar títulos matadores é atrair a atenção do seu público sem recorrer a títulos de isca de cliques, o famoso clickbait . As pessoas anseiam por conteúdo que seja divertido e instrutivo.

A conclusão aqui é que você definitivamente deve gastar tempo refletindo sobre títulos envolventes, em vez de ficar com a primeira ideia que vem à sua cabeça.

Em termos de especificidade, muitos observaram que o tamanho ideal dos títulos de vídeo do YouTube deve ser de cerca de 70 caracteres. Enquanto isso, ferramentas como o analisador de títulos do CoSchedule recomendam 55 caracteres para um título atraente. A ferramenta do CoSchedule não se destina especificamente a títulos de vídeo, mas é incrível para fazer brainstorming de títulos compatíveis com o YouTube para ajudar a promover seu canal do YouTube.

 

2. Otimize seus vídeos para visibilidade

Aqui estão algumas reflexões: os vídeos do YouTube aparecem em 70% dos 100 principais resultados de pesquisa do Google .

Faça um teste. Pequise qualquer produto no Google e ele retornará algo do YouTube.

Na verdade, os resultados do YouTube às vezes aparecem antes de postagens de blogs ou sites tradicionais.

Ouça (ok leia): o YouTube é o segundo maior mecanismo de pesquisa do mundo por si só. Assim como as pessoas pesquisam produtos e precisam resolver problemas via Google, o mesmo vale para o YouTube.

Pense em seus vídeos do YouTube como qualquer outro conteúdo que precisa ser otimizado em termos de palavras-chave, tags e assim por diante.

Para aumentar suas chances de aparecer, siga algumas das práticas recomendadas para o SEO do YouTube :

  • Títulos e descrição:  inclua palavras-chave alvo em seus títulos e descrições. Você pode usar uma ferramenta como  Keywordtool.io  para encontrar ideias de palavras-chave.
  • Mencione palavras-chave em seu vídeo:  de acordo com  Brian Dean, da Backlinko , dizer que suas palavras-chave de destino em seu vídeo pode ajudar o YouTube a entender melhor sobre o que é seu vídeo.
  • Engajamento:  o YouTube usa o engajamento (curtidas, comentários, visualizações) para ajudar a determinar a classificação dos vídeos em seus resultados de pesquisa.
  • Categorias:  use categorias para ajudar o YouTube a entender melhor para quem exibir seus vídeos.
  • Tags:  além das categorias, você também pode adicionar tags aos seus vídeos para dar mais contexto ao YouTube sobre seu conteúdo. Você pode usar algumas tags, então adicione quantas você puder pensar.

Assim como no SEO para o seu site , não use palavras-chave. Use palavras-chave quando fizer sentido, não apenas para tê-las.

3. Descubra o que seu público quer

Com qualquer tipo de conteúdo que você produz, você quer ter certeza de que está alinhado com o que seu público deseja. Esteja você escrevendo uma postagem no blog ou criando um vídeo, comece  conhecendo seu público  e que tipo de conteúdo eles desejam ver de você.

Se você está apenas começando a promover seu canal do YouTube, dê uma olhada em seus concorrentes ou outros criadores de vídeo em seu setor. Veja quais de seus vídeos obtêm mais visualizações e engajamento. Isso lhe dará uma ideia de quais tópicos seu público quer aprender e qual estilo de vídeo eles preferem .

Outra solução é consultar seu YouTube Analytics se você já enviou vídeos. O YouTube fornece informações detalhadas sobre dados demográficos do público, localização, engajamento e outras estatísticas úteis.

4. Envolva-se com a comunidade do YouTube

Embora você não pense no YouTube como uma rede social em si, a plataforma representa uma comunidade próspera onde os usuários se envolvem por meio de conteúdo por meio de perfis, “curtidas” e comentários.

Conforme observado anteriormente, qualquer tipo de interação com seus espectadores é visto como um sinal positivo para o YouTube. Se nada mais, o envolvimento com seus assinantes pode ajudá-lo a promover uma conexão mais forte com seu público. “Curtir” comentários leva apenas alguns segundos, assim como fixar um comentário principal como uma espécie de nota pessoal para seus assinantes.

Assim como você responderia a comentários e se envolveria com seus seguidores em qualquer outra rede social, o YouTube não é diferente.

5. Personalize suas miniaturas ou thumbnails

Uma das táticas mais simples e eficazes para promover seu canal do YouTube é criar miniaturas personalizadas.

Pense no título e na miniatura como uma espécie de golpe duplo para atrair a atenção do espectador.

Por padrão, o YouTube captura uma captura de tela de qualquer vídeo e a usa para a miniatura. Infelizmente, às vezes a imagem que ele captura será uma foto borrada de você ajustando a câmera ou uma transição.

Não é uma boa aparência, certo?

Criar miniaturas você mesmo não apenas torna seus vídeos mais atraentes, mas também sinaliza um certo senso de profissionalismo.

Miniaturas também não precisam ser ciência de foguetes. Você pode até criar um modelo com uma fonte e estilo específicos para torná-lo mais consistente e com a marca. Isso é facilitado especialmente com a ajuda de ferramentas de criação de imagens , como o Canva.

6. Promova seus próprios vídeos no YouTube

É provável que você esteja cobrindo tópicos semelhantes no YouTube que se sobrepõem.

Para extrair mais do seu conteúdo antigo, faça uma promoção cruzada de seus vídeos quando fizer sentido.

Por exemplo, você pode colocar links na descrição de um vídeo e incentivar os espectadores a vê-los como uma espécie de call-to-action. Embora alguns possam ficar desapontados com a recente remoção do sistema de anotações do YouTube, os links em sua descrição incentivam os espectadores a assistir seus vídeos até o fim sem clicar.

7. Segmente os resultados de pesquisa do Google

Como observado, o YouTube está matando totalmente quando se trata de SEO.

E embora você não deva criar conteúdo totalmente para mecanismos de pesquisa versus pessoas, você  deve  promover seu canal do YouTube com SEO em mente.

Especificamente, análises de produtos, instruções e vídeos de formato longo (mais de 10 minutos) cobrindo tópicos específicos de palavras-chave tendem a ter uma boa classificação nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs). Se você está precisando de ideias de conteúdo ou deseja capitalizar uma palavra da moda em seu setor, considere como fazer isso por meio do marketing do seu canal do YouTube.

8. Faça um concurso ou sorteio

Se há uma coisa que os usuários do YouTube adoram, é uma oferta. Organize um concurso ou sorteio do YouTube para incentivar as pessoas a se inscreverem em seu canal e se envolverem.

Para manter seus concursos simples, faça com que as pessoas curtam seu vídeo, deixe um comentário e inscreva-se em seu canal para participar.

Siga algumas de nossas práticas recomendadas para realizar qualquer  concurso de mídia social :

  • Verifique se você está seguindo  as políticas do YouTube .
  • Dê um presente relacionado à sua marca: você quer atrair mais do que apenas quem procura brindes.
  • Seja criativo incorporando  conteúdo gerado pelo usuário  e outros requisitos de entrada não tradicionais.

No entanto, tenha cuidado ao promover concursos frequentemente no YouTube. Você quer ter certeza de que está obtendo resultados de seus esforços: caso contrário, acabará desperdiçando tempo, dinheiro e recursos. Depois de fazer um concurso, espere um pouco e veja a taxa de desistência de assinantes e os números de engajamento. Se você não está atraindo assinantes engajados, pode estar atraindo apenas pessoas que querem prêmios grátis.

9. Incentive os espectadores a seguir sua série

Uma maneira inteligente de promover seu canal do YouTube é criar uma série de vídeos específica que aborde um tema ou tópico recorrente.

As séries são vantajosas para criadores e espectadores. Para os criadores, você se responsabiliza por criar novos conteúdos do YouTube e não precisa quebrar a cabeça em busca de ideias. Para o seu público, eles têm algo pelo que esperar e também um motivo para continuar voltando ao seu canal.

10. Incorpore seus vídeos do YouTube

Alguns dos melhores lugares para promover seu canal do YouTube estão além do próprio YouTube.

Caso em questão, o conteúdo de vídeo comprovadamente  melhora as taxas de conversão e reduz a taxa de rejeição no site. Se você quiser que os visitantes permaneçam em uma página de produto ou postagem de blog por mais tempo, incorpore um vídeo (como fizemos abaixo).

Lembre-se: qualquer oportunidade que você tenha para canalizar seu tráfego no site (ou social!) para o YouTube é uma vantagem.

11. Crie playlists para organizar seu conteúdo do YouTube

Quanto mais vídeos você criar, mais difícil será para as pessoas navegarem pelo seu canal.

É por isso que as listas de reprodução são tão importantes. As listas de reprodução não apenas permitem que você agrupe seus vídeos em categorias para organizar seu canal, mas também atraem o desejo de seus espectadores.

12. Aumente o engajamento com apelos à ação

Às vezes, simplesmente pedir engajamento é a melhor maneira de fazer com que seus vídeos sejam notados, especialmente quando você considera o imediatismo e a conexão que o conteúdo do vídeo pode criar.

Nem todo mundo que curte um de seus vídeos vai se lembrar de deixar um like ou se tornar seu inscrito, então é cada vez mais comum colocar esses lembretes na descrição ou no próprio vídeo.

Especialmente se você é um canal em ascensão, não há vergonha em pedir um pouco de amor diretamente. Na verdade, fazer uma pergunta aos visitantes para responder na sugestão de comentários ou conferir outro vídeo são formas perfeitas de manter o engajamento rolando. Você também pode vincular a outros vídeos ou colocar um link externo em seu site para servir como uma espécie de CTA.

13. Experimente a transmissão ao vivo

O vídeo ao vivo é uma das maiores tendências de mídia social e não vai a lugar nenhum tão cedo.

Com aplicativos como Facebook, TikTok e Instagram tornando mais fácil do que nunca a transmissão de vídeo ao vivo, mais e mais marcas estão participando.

O YouTube oferece vídeos ao vivo há anos, mas só recentemente começou a ganhar força. Você pode dar uma olhada em alguns vídeos populares do YouTube Live  para ter uma ideia de como outras marcas estão usando a plataforma.

Alguns exemplos de como você pode usar o YouTube ao vivo são:

  • Webinars
  • Tutoriais ao vivo
  • Sessões de perguntas e respostas
  • Demonstrações de produtos

Não se preocupe se as suas transmissões não correrem tão bem quanto você gostaria. Parte da diversão (e risco) do vídeo ao vivo é que você nunca sabe o que vai acontecer. A natureza orgânica e sem polimento do vídeo ao vivo é exatamente o que o torna atraente. Para obter mais dicas sobre como começar a usar o YouTube ao vivo, confira a introdução do Google à transmissão ao vivo .

14. Colabore com outros criadores e marcas

Uma tática que algumas das maiores estrelas do YouTube usaram para aumentar seus seguidores é colaborar com outros usuários. Cada colaboração oferece exposição a um novo público. E a melhor parte é que esses novos espectadores têm maior probabilidade de se inscrever em seu canal, pois você está trabalhando com um criador de conteúdo que eles já conhecem, gostam e confiam.

A chave para uma colaboração bem-sucedida no YouTube é encontrar o parceiro certo. Você deseja colaborar com criadores de conteúdo que compartilham paixões semelhantes com sua marca para que seu vídeo pareça autêntico.

15. Faça uma campanha publicitária paga do YouTube

Com o marketing em geral se tornando mais pay-to-play, você sempre tem a opção de obter mais visibilidade por meio de anúncios pagos do YouTube . O YouTube oferece uma variedade de formatos de anúncio para escolher:

  • Anúncios gráficos:  esses anúncios são exibidos na barra lateral direita dos vídeos e estão disponíveis apenas em computadores.
  • Anúncios de sobreposição:  são anúncios semitransparentes exibidos na parte inferior de um vídeo. Eles estão disponíveis apenas na área de trabalho.
  • Anúncios em vídeo puláveis ​​e não puláveis:  esses anúncios são exibidos antes, durante ou depois de um vídeo. Os anúncios ignoráveis ​​podem ser ignorados após cinco segundos, mas os anúncios não puláveis ​​precisam ser assistidos até o final antes que o espectador possa assistir ao vídeo.
  • Anúncios bumper:  são anúncios não puláveis ​​que precisam ser assistidos antes que o espectador possa assistir ao vídeo. Eles podem ter um máximo de seis segundos.
  • Cartões patrocinados: são cartões que são exibidos em vídeos relevantes. Você pode usá-los para promover seus produtos ou outros conteúdos.
Os anúncios pre-roll do YouTube são literalmente "imperdíveis"

Para seus criativos de anúncios, você pode usar um vídeo existente ou criar algo novo para uma campanha específica. A vantagem de usar um vídeo existente é que você pode escolher um clipe que você sabe que foi eficaz no passado. Se um vídeo já obteve muitas visualizações e engajamento organicamente, a veiculação de anúncios pagos pode ampliar seus resultados.

Por outro lado, criar um novo vídeo para seus anúncios permitirá que você crie um conteúdo mais direcionado sobre o qual você tem mais controle. Por exemplo, você pode criar um anúncio com uma frase  de chamariz específica no final para direcionar os espectadores para uma página de destino ou outro vídeo. Você pode saber mais sobre os  formatos de anúncio em vídeo do YouTube aqui .

16. Publique regularmente seu conteúdo do YouTube nas mídias sociais

Não é segredo que o conteúdo de vídeo arrasa nas mídias sociais em termos de engajamento e desempenho.

Como resultado, você deve promover regularmente seu canal do YouTube para seus seguidores sociais para incentivá-los a se tornarem assinantes. Assim que um vídeo for ao ar, faça questão de informar seus seguidores no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn. Você também pode criar trechos ou visualizações para cada plataforma social que também vinculam à sua produção mais recente.

E com isso, encerramos nosso guia de marketing de canal do YouTube!

Como você promove seu canal do YouTube?

Aumentar o público do YouTube não acontece por acaso.

E sim, certamente pode parecer difícil se o seu espaço estiver cheio de concorrência.

É exatamente por isso que vale a pena ter uma variedade de táticas promocionais em seu bolso. Embora algumas das dicas acima exijam mais esforço do que outras, cada uma delas pode ajudar você a ter mais olhos no seu canal e mais inscritos como resultado.

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