4 conselhos que você nunca deve seguir se quiser ser um grande Influenciador digital (o 4 é o mais polêmico)
Para ser um grande influenciador digital, assim como para se ser um bom profissional em qualquer área, sempre é bom ouvir conselhos. Mas existem alguns conselhos que em lugar de te ajudar a crescer profissionalmente, eles irão te prejudicar e alguns podem até destruir a carreira que você está se esforçando em criar.
Mas como assim, que tipo de conselhos podem destruir sua carreira de influenciador digital?
Primeiramente, saiba que geralmente, nenhum desses conselhos são dados com más intenções. Geralmente as pessoas querem nos ajudar com conselhos e acreditam que estão nos ajudando.
Mas pela falta de informação ou de experiência, pode acontecer de que uma pessoa que você respeita muito vai te aconselhar a fazer algo ruim. Vamos ver então, 5 conselhos que você nunca deve seguir se quiser ser um YouTuber ou influenciador digital de sucesso. Vamos a eles!
“Faça o que o seu coração disser”
Esse conselho pode parecer muito bom, não é mesmo? Mas infelizmente, na maioria das vezes em que decidimos alguma coisa usando o coração (ou o que sentimos) como parâmetro, os resultados podem ser terríveis.
Quem está começando no YouTube por exemplo, pode ter várias coisas em seu coração sobre como essa pessoa quer seu canal. Ela pode pensar em fazer um canal de uma forma que para ela é incrível, mas para a audiência é muito ruim.
É o caso por exemplo, de quem decide fazer vídeos sobre assuntos que não interessam para a maioria das pessoas, mas mesmo assim, é um assunto que a pessoa, dona do canal, gosta muito. Qual será o resultado? Poucas visualizações, poucos inscritos, pouco resultado. E muita decepção, muita frustração e o sentimento de que a pessoa perdeu seu tempo investindo em um canal no YouTube. O que poderia ter sido muito diferente.
Para criar e manter um canal no YouTube, é preciso muito mais do que seguir o coração. Você precisa seguir sua mente também, raciocinar, planejar, analisar. Dessa forma, é provável que você perceba que aquela ideia “maravilhosa” que você tinha, afinal de contas, não era tão maravilhosa assim. Isso acontece quando você faz uma pesquisa sobre o assunto, verifica se ele tem relevância no YouTube e o que se fala sobre ele nas redes sociais. Nessa hora, para esse tipo de análise, seu coração precisa ficar totalmente de fora, senão ele vai querer te convencer que sua ideia original é boa sim e que você precisa encontrar provas de que ela vai funcionar.
Portanto, para se meter em um projeto no YouTube, se seu objetivo é viver dele ou que ele seja uma ferramenta estratégica para você, use sua mente. E quem te der o conselho de fazer o que o coração manda, agradeça o conselho, mas ignore.
“Gostei muito do seu vídeo, ficou bom, continue assim.”
Tome muito cuidado com esse conselho! Principalmente se vier de um membro de sua família ou de amigos próximos. Infelizmente, por mais que amigos e família queiram sim o nosso bem, quando falamos sobre projetos como um canal no YouTube, essas pessoas irão ver seus vídeos com os “olhos do amor e da amizade” e dar uma opinião mais do que suspeita.
Por mais que eles amem você, não acredite nos comentários deles, por favor! Os comentários que devem valer para você, pelo menos para que você tenha uma visão real sobre sua performance no YouTube são os que são feitos por estranhos em seus vídeos. Essas pessoas são as que vão ser sinceras com você, claro, às vezes eles exageram um pouco, mas seja como for, eles falam o que realmente pensam sobre seus vídeos. Se você tiver um serviço de assessoria para influenciadores digitais, como o que nós na Warp Media oferecemos, tenha a certeza de que nossa equipe também é bem sincera, porque queremos e precisamos de ver seu crescimento como influenciadora ou influenciador digital.
“Faça vídeos sobre esse assunto, está na moda.”
Mas espera um pouco. Acabamos de comentar que não devemos fazer vídeos que ninguém tem interesse, não é verdade? Porém lembre-se também de que devemos usar bem a mente para tomar decisões, fazer pesquisas e analisar tudo. Um assunto pode muito perfeitamente estar na moda, mas você gosta realmente desse assunto? Além disso, você domina esse assunto?
Fazer vídeos ou até mesmo dedicar o canal a um tema só porque ele está na moda é uma péssima ideia. Primeiro, se você não gosta e nem domina realmente o assunto, todo mundo vai perceber isso, sem contar que os vídeos não vão sair bem. Com o tempo, você vai sentir que é uma tortura estar gravando os vídeos.
O segredo é sempre fazer algo que você gosta e domina e que também esteja em alta ou pelo menos tenha um público grande o suficiente para que você possa trabalhar.
“Nunca desista do seu canal!”
Esse conselho é polêmico. Às vezes, muitas vezes, é importante persistir no que se quer. E desistir de um projeto com pouca luta, com pouco esforço e sem saber se o que fez estava correto, é um erro enorme!
Por isso, sim, devemos fazer tudo o que estiver a nosso alcance para cumprir nossos objetivos de vida. Mas, se você testou realmente todas as técnicas para fazer bons vídeos, estudou técnicas, postou vídeos sempre no mesmo dia e horário, nunca faltou vídeo novo em seu canal, você investiu em materiais e treinamentos e mesmo assim, depois de um tempo razoável, ou seja, depois de vários e vários meses ou anos, seu canal não saiu do lugar, então alguma coisa não está bem. E o fator que pode não estar fazendo seu canal crescer pode ser: você mesmo!
Pode ser que você não leve jeito para fazer vídeos. Pode ser que você não tenha carisma, não consiga convencer o público. Chega um momento em que admitir isso é dolorido, mas é necessário. Seu projeto já mostrou que fracassou, está faz tempo agonizando e merece um tiro de misericórdia. Você pode precisar sim, ter que desistir de seu canal!
E isso em si, não é nenhum pecado. Aprendemos com erros e você, depois de esgotar todas as possibilidades, viu que precisa ir adiante, ir para outro projeto.
Novamente, não estamos aqui dizendo para você começar um canal para poucos meses depois desistir! A desistência deve vir somente depois de que você fez uma análise profunda do desempenho de seu canal e de todas as formas em que você procurou realmente melhorar seu canal. Muita gente desiste e diz que “não deu certo” seu canal, mas nem sequer tentou melhorar. Não seja uma dessas pessoas, por favor!
Estudar bastante, produzir sempre e ouvir sua audiência
Se você quer ser um grande influenciador ou influenciadora digital, você precisa estudar bastante. Veja o que você precisa estudar:
- Como funciona o YouTube
- Escolha de nicho que vai desenvolver no canal
- Como escolher os melhores assuntos para seu canal
- Como seu público se comporta e do que gosta
Você também precisa produzir sempre:
- Conteúdo novo constantemente
- Vídeos que sejam principalmente do interesse de seu público
- Roteiros, para todos os seus vídeos
- Calendário de conteúdo
Além disso, você precisa ouvir sua audiência:
- Quando deixam comentários
- Quando criticam de maneira construtiva seu conteúdo
- Quando sugerem conteúdo para você produzir
Quer ser um YouTuber, um influenciador digital de sucesso? CLIQUE AQUI e conheça nossos serviços de assessoria para influenciadores digitais.
Write a Comment