Mentiras que contaram para você sobre ser influenciador digital
Quando lemos, ouvimos ou vemos algo sobre como alguns influenciadores ganham milhões e a vida que eles levam, podemos pensar na vida “fácil” que eles levam. Afinal, segundo um conceito popular, tudo o que eles fazem é pegar uma câmera e começar a falar. Depois postam seu conteúdo e recebem milhões de visualizações e de reais. Que vida fácil!
Bem, aqui, vamos falar sobre essa e outras coisas que muitos pensam sobre os influenciadores digitais que, pelo menos na maioria das vezes, não é verdade ou pelo menos não uma verdade absoluta.
O que me levou a escrever este artigo foi ver um post em que se dava a entender que em breve teremos mais influenciadores do que médicos. Sério, não sei os números e não vou pesquisar para colocar aqui, mas, até onde sei, os cursos de medicina continuam entre os mais concorridos do país. Acho que fazer essa comparação entre médicos e influenciadores chega a ser uma comparação burra, já que são atividades diferentes e que não interferem uma na outra.
Então, vamos começar nossa lista:
1- Vida de influenciador digital é fácil.
Bem, talvez você se surpreenda ao saber que na maioria dos casos, não é bem assim. Muito pelo contrário!
Um influenciador de sucesso geralmente tem um agenda apertada. Ele precisa planejar seu conteúdo, estudar sobre temas de interesse para seus vídeos, editar ou conversar com seus editores sobre cada vídeo, planejar o conteúdo de suas redes sociais entre muitas outras coisas. Muitas vezes, para se criar um vídeo com 10 minutos, o influenciador precisou de 8, 10 ou mais horas para produzi-lo.
Além disso, um bom influenciador precisa estar sempre por dentro do seu assunto central. Por exemplo, se o influenciador fala sobre filmes e séries, ele precisa estar sempre por dentro das notícias relacionadas a esse tema, o que envolve ler artigos, acompanhar posts de fontes relevantes e no caso dele, é necessário assistir aos filmes e séries que irá comentar em seu canal.
Isso significa que a maioria dos grandes influenciadores trabalha várias horas por dia, todos os dias, mesmo os que contam com equipes de suporte, como os serviços que a Warp Media oferece por exemplo (vide warpmedia.com.br/servicos ).
Inclusive, quem está começando e acha que pra se ter sucesso é só gravar, editar e postar, bem, devo lhe dizer que você está começando errado!
2- Todos os influenciadores ficam famosos por banalidades.
Infelizmente, realmente existem muitos influenciadores que publicam material sem muito valor. O entretenimento que oferecem muitas vezes se resume a fazer idiotices com comida, usar produtos perigosos ou de maneira perigosa, simular que estão cometendo crimes entre outras coisas absurdas.
Mas nem só de lixo vive o mundo dos influenciadores! Existe uma enorme quantidade de influenciadores que se dedicam a acrescentar algo positivo em nossas vidas. Muitos canais e perfis sociais ensinam sobre culinária, turismo, tutoriais úteis, entretenimento de boa qualidade, aulas diversas e muito mais.
O ponto é que os influenciadores estão na internet, que é um “local” em que não há como dizer que é bom ou mau, já que isso depende de suas escolhas. Você pode usar a internet para aprender coisas boas, se divertir de maneira sadia ou para ver lixo. Você escolhe! Funciona exatamente igual com influenciadores. Assim como você escolhe o que é bom para você na TV, na Netflix, no rádio e na internet, saiba escolher e separar o bom do mau no mundo da influência digital.
3- Influenciador digital tem tempo para tudo.
Esse ponto é fácil. Simplesmente leia o ponto 1 novamente. Fim.
4- Influenciador trabalha pouco e ganha muito
Sobre trabalhar pouco, leia o ponto 1 (você já leu ele, certo?). Sobre ganhar muito isso depende. Primeiramente teríamos que praticamente entrar numa questão quase filosófica aqui. Afinal, o que é “ganhar muito”? Para você ganhar muito pode representar um valor e para mim, outro.
Mas, não vamos entrar nessa discussão agora. O fato é que os ganhos financeiros de um influenciador geralmente são graduais. E geralmente leva muito tempo para que um influenciador comece a ganhar algo, aqui eu falo de centavos mesmo. Esse valor financeiro pode aumentar com o tempo, dependendo de muitos fatores como a frequência do conteúdo produzido, a qualidade do conteúdo, o carisma de quem apresenta o conteúdo, etc.
Eu conheço influenciadores que levaram 2 anos para poder dizer que vivem de YouTube. E também conheço influenciadores que em 6 meses já estavam vivendo com o que recebem do YouTube. Em todos os casos, há sempre muito, mas muito trabalho envolvido. Não existe mágica, nem formula secreta.
5- Hoje em dia é fácil ser influenciador e ganhar muito dinheiro
Eu até pensei em dizer para você ler os 4 pontos anteriores em resposta a essa declaração acima. Mas, na verdade, vou comentar algumas coisas aqui sim.
Muita gente que diz que é difícil ter sucesso como influenciador, na verdade é porque está fazendo muitas coisas da maneira errada. Pensam que tudo se resume a gravar um vídeo, muitas vezes feito no improviso, editar minimamente o vídeo e postar no YouTube, esperando as milhares de visualizações. Postam um vídeo, dois, três… No final de pouco tempo, desistem porque “o YouTube não valoriza o trabalho” deles.
Por outro lado, parte da dificuldade em se ser influenciador e com isso receber uma boa remuneração é justamente manter a qualidade, constância e persistência da criação do conteúdo. E claro, sem isso, é difícil mesmo ter sucesso.
O fato é que, de maneira geral, não é nada fácil começar em nenhuma carreira. E com a de influenciador não é diferente.
E por último, permita-me lhe dizer uma coisa: influenciador é profissão sim!
Quer ajuda para sua carreira? CLIQUE AQUI.
Write a Comment