Quer uma introdução ou vinheta para seu canal no YouTube? Leia isso primeiro!
Você com certeza está pensando em criar uma introdução ou vinheta para o início de seus vídeo no YouTube, não é mesmo?
Mas até que ponto vale a pena ter uma vinheta em seu canal no YouTube? E sobre isso que vamos conversar nesse artigo.
Ainda está em uso colocar vinhetas de introdução nos vídeos do YouTube?
Depois que fazer vídeos para o YouTube se transformou em algo mais profissional, muitos canais passaram a ter uma vinheta de introdução. O motivo é para dar um toque de profissionalismo ao conteúdo que será apresentado. Na verdade, esse costume vem de outra mídia, da TV, onde estamos acostumados a ver que um programa começa com uma introdução.
As vinhetas de introdução foram inseridas em programas de TV para marcar começo do programa, o reinício depois dos intervalos e o final do programa. Também exibe as pessoas responsáveis pelo programa exibido, os famosos “créditos”.
Mas o grande problema é que o YouTube é uma mídia totalmente diferente da TV. O público do YouTube é um público que, como consumidor de produtos digitais, geralmente quer receber o que procura o mais rápido possível. São pessoas que têm pressa para encontrarem o que procuram e estão acostumadas a encontrar em poucos segundos o que querem.
Pense nisso: antes da popularização dos serviços de streaming e dos vídeos online, você tinha que esperar até que fosse o dia e o horário de sua série preferida para poder vê-la. Atualmente com Netflix e Cia, basta que você queira ver sua série preferida e recorrer a seu celular, computador, TV inteligente e pronto! A qualquer horário e dia, você pode ver o que quiser.
No YouTube é o mesmo: você pode aprender receitas de bolos, reparo de computadores, idiomas, turismo. O que você quiser, no momento em que quiser! E essa velocidade faz com as pessoas queiram e valorizem a agilidade.
É aí que entra o grande ponto em se decidir fazer ou não uma vinheta para seus vídeos: independente da duração da vinheta, ela irá ocupar um tempo de quem assiste até que o vídeo mostre o conteúdo que a pessoa procurou. Por esse motivo, muitas pessoas simplesmente pulam as vinhetas de um vídeo, correndo o risco de com isso, pular parte do conteúdo dele, não entenderem bem o contexto do vídeo e por isso não gostarem do que você com tanto trabalho postou. Ou pior ainda, elas podem simplesmente sair do seu vídeo e ir para outro, que seja mais direto.
Percebeu o perigo?
Não queira por mais distração do foco do seu vídeo. O YouTube tem colocado cada vez mais anúncios em vídeos, alguns chegando a ter mais de 5 anúncios. O que pode até ser bom para o dono do canal, mas por outro lado, uma pessoa menos paciente pode se irritar e sair do vídeo. Se somado a isso, a pessoa ainda “tem” que ver uma vinheta de abertura no começo, vai ser difícil mesmo ela querer ficar até o fim.
E com isso, seu canal é prejudicado. O YouTube valoriza conteúdo em que as pessoas permanecem vendo completo ou quase completamente.
Mas vamos supor que você quer muito uma vinheta em seu canal. O que fazer?
Cuidados ao se fazer uma vinheta
Primeiramente, nada de fazer vinhetas grandes, com vários números, letras e efeitos especiais. Algumas pessoas querem caprichar tanto na produção de suas vinhetas que elas são quase um show à parte nos vídeos. Já vimos canais que têm vinhetas que chegam a 2 minutos de duração!
Apesar de “bonitas” essas vinhetas grandes destroem seu vídeo, no fim das contas. Como comentamos acima, as pessoas têm pressa para consumir o conteúdo que procuram e uma introdução grande vai fazer com que elas queiram ir embora de seu vídeo. Então, esqueça vinhetas grandes!
Então qual seria uma vinheta de tamanho ideal? Bem, atualmente você vai encontrar grandes canais no YouTube que já não usam vinhetas e outros igualmente grandes que usam. Tome por exemplo um canal, o canal Ei Nerd, apresentado pelo Peter Jordan. Talvez você conheça esse canal, certo? Faça uma coisa: pegue um cronômetro e meça o tempo da vinheta do canal Ei Nerd. Quantos segundos deu? Vou te dar um spoiler: 5 SEGUNDOS!
Esse é o tamanho ideal para uma vinheta atualmente, se é que você irá usar uma. Assim, o público vai saber que o conteúdo vai ser entregue imediatamente, sem enrolação.
Outro ponto: como vai ser sua vinheta? Temos visto muitos canais iniciantes usando aquelas vinhetas em que no nome do canal (ou do apresentador) aparece piscando, pulando ou se movendo enquanto uma música da moda toca no fundo. Por favor, não faça isso! Primeiro, porque é feio, segundo porque se tanta gente faz igual, seu canal começa com uma introdução “mais uma para colocar junto com o montão”. Você perde personalidade. Temos certeza que você não quer isso.
Você também deve saber que uma empresa ou profissional que faz produção em vídeo vai te cobrar entre R$200 a R$500 por uma introdução, em média. Lembre-se que uma introdução amadora transmite a ideia de que seu canal é amador. Ou…Você pode optar por não ter uma vinheta e aí fica de graça (segundo o filósofo Julius, de Todo mundo odeia o Chris).
O ponto é: faça uma vinheta bem curta, com uns 5 segundos de duração, bem produzida e bem feita, ou simplesmente não tenha uma vinheta. Atualmente ela é bem opcional.
Quer ajuda para seu canal no YouTube? Conheça nossa assessoria para YouTubers, CLIQUE AQUI.
Write a Comment