5 Dicas para evitar tomar avisos de direitos autorais no YouTube (os famosos “strikes”)

5 dicas para evitar avisos de direitos autorais no YouTube

Os avisos de direitos autorais podem significar um desastre para qualquer criador de conteúdo. Acumular três deles pode tornar qualquer canal sujeito à rescisão. Pior ainda, o usuário do canal encerrado perde todo o acesso ao referido canal, canais associados, bem como a capacidade de fazer um novo.

O bom é que o YouTube permite conteúdo protegido por direitos autorais se for considerado uso justo, como notícias, comentários ou pesquisas. Ainda assim, enviar vídeos com material protegido por direitos autorais pode resultar em um aviso de direitos autorais se você não tomar cuidado.

Aqui estão 5 dicas sobre como evitar avisos de direitos autorais em seu canal do YouTube.

1. Torne seu conteúdo transformador

Transforme o conteúdo que você usa para seu canal. A última coisa que você quer fazer é copiar diretamente o material de origem do que você usa. Ao adicionar uma nova expressão ou significado ao original, você pode fornecer conteúdo que não corre o risco de receber um aviso de direitos autorais.

O exemplo mais comum disso é um vídeo de reação. Muitos criadores de conteúdo gravam a si mesmos reagindo ao conteúdo de outros criadores, programas de TV, filmes e músicas. Você também pode fazer paródias, oferecer uma crítica genuína ou fornecer comentários gerais sobre o conteúdo que você tem em mente.

2. Não confie em isenções de responsabilidade ou em dar crédito

Deixar uma isenção de responsabilidade de uso justo ou dar crédito por si só não permite o uso de conteúdo protegido por direitos autorais. O uso justo é uma doutrina legal que diz que você só pode reutilizar material protegido por direitos autorais sob certas circunstâncias sem permissão. Você pode se sentir inclinado a pensar que a atribuição ao criador o isenta de qualquer culpa. Mas, transformatividade é a chave. Dar crédito onde é devido não ignora isso, nem lhe dá permissão para usar o trabalho de outras pessoas.

As isenções de responsabilidade também não o protegerão de um aviso de direitos autorais. Reivindicar “uso justo”, “sem intenção de violação” ou usar o conteúdo para “entretenimento” ou “uso sem fins lucrativos” não será suficiente. O YouTube ainda pode optar por sinalizar seu vídeo se você usar o conteúdo de outra pessoa.

3. Mantenha o que você usa curto

Concentre-se em emprestar pequenos trechos de material de um trabalho original. Um dos quatro fatores para determinar o uso justo é quanto material é usado em relação ao trabalho protegido por direitos autorais. Usar clipes curtos é melhor considerado uso justo, embora tenha em mente que o conteúdo que você usa ainda precisa ser transformador. Por exemplo, se o conteúdo emprestado ainda não tiver uma nova expressão, é menos provável que o YouTube o veja como uso justo, independentemente de quão pouco você faça referência.

Por outro lado, se você está emprestando conteúdo para fazer um novo argumento, é mais provável que seja considerado uso justo. Um ótimo exemplo é um ensaio em vídeo. Os criadores de conteúdo desse nicho costumam usar vários clipes de curtas-metragens com a intenção de expressar um tema ou gênero.

4. Use o software de edição de vídeo/música

Aproveite o software de edição para ajudar seu conteúdo a ser mais transformador. Modificar o trabalho original se enquadra nas diretrizes de uso justo. Adicionar efeitos especiais, adesivos ou sobreposições conta como transformar o conteúdo além de sua natureza original.

O mesmo se aplica à música também. Muitos criadores de conteúdo publicam remixes de músicas criadas por músicos e beatmakers famosos. Todos eles se enquadram nas diretrizes de uso justo porque atendem ao objetivo principal de transformar a peça original.

5. Consulte a Biblioteca de áudio do YouTube

Use a Biblioteca de áudio do YouTube como fonte para todas as suas músicas e efeitos sonoros. A música pode ser um motivo comum por trás de muitos avisos de direitos autorais, pois o sistema Content ID do YouTube os sinaliza rapidamente.

Felizmente, a Biblioteca de áudio do YouTube é um ótimo recurso. É um canal dedicado a publicar sons gratuitos para os criadores de conteúdo usarem. Eles não fornecem nenhum visual, embora seja um ótimo lugar para encontrar todos os tipos de efeitos sonoros e músicas em diferentes gêneros.

O potencial de receber um aviso de direitos autorais é suficiente para intimidar qualquer pessoa a não enviar conteúdo. Conhecer as práticas recomendadas para evitar avisos de direitos autorais é fundamental para garantir o sucesso a longo prazo do seu canal.

E se você procura ajuda profissional para sua carreira como YouTuber, somos uma agência de YouTubers e oferecemos assessoria para YouTubers, CLIQUE AQUI e  saiba mais.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Entre em contato!