Guia do YouTube: como fazer as melhores descrições para seu vídeo e canal
As descrições do YouTube não são obrigatórias. Muitos YouTubers realmente os deixam em branco. No entanto, o bom marketing do YouTube começa com ótimas descrições do YouTube. Existem dois tipos de descrições que todo profissional de marketing precisa saber:
- A descrição de um canal do YouTube é o texto na página “Sobre” de seu canal. Isso ajuda os espectadores a entender o que esperar de sua marca.
- A descrição de um vídeo do YouTube é o texto abaixo de cada um de seus vídeos. Ajuda os espectadores a encontrar seu conteúdo e decidir se querem assisti-lo.
Feitas da maneira certa, as descrições do YouTube podem impulsionar o SEO, as inscrições, a contagem de visualizações e o tempo de exibição. Eles também podem ajudar a classificar seus vídeos na função de “pesquisa sugerida” do YouTube.
Então, como você cria descrições que funcionam? Aqui estão algumas de nossas estratégias favoritas.
Conte aos espectadores sobre você com as descrições do canal
A descrição de seu canal no YouTube deve dizer aos espectadores tudo o que eles precisam saber sobre você, seu canal e seus vídeos, sem revelar muito.
Deve fazer com que eles queiram se inscrever e assistir a alguns de seus vídeos para conhecê-lo melhor. Também é um bom lugar para responder a perguntas que eles possam ter sobre seu canal e conteúdo.
Aqui está como escrever a descrição perfeita do canal do YouTube:
- Descreva seu canal. Isso pode ser a coisa mais óbvia a se fazer, mas é onde a maioria das pessoas se fixa. O objetivo desta descrição é dizer a seus espectadores o que acontecerá se eles se inscreverem e assistirem a seus vídeos. Que tipo de conteúdo eles verão? Com que frequência eles verão isso? Eles aprenderão alguma coisa? Certifique-se de que eles conheçam os benefícios da assinatura, como seu incrível senso de humor ou tutoriais fáceis de entender.
- Inclua links para seu site, mídia social e loja online (se houver ). Você quer ter certeza de que os espectadores sabem onde encontrar você, então crie um link para tudo o que você deseja que as pessoas encontrem. Se você tiver um trailer do canal ou um vídeo introdutório, este seria um bom lugar para criar um link para ele também.
- Inclua uma frase de chamariz para tudo o que você deseja que seus novos seguidores façam. Você quer que eles se inscrevam? Ative as notificações? Compartilhar seu conteúdo? Ou talvez se inscreva para receber newsletters? O que quer que você queira que eles façam, peça que façam! Fale de uma forma que eles não consigam resistir e coloque o CTA no final da descrição de seu canal.
- Escreva como se estivesse falando com um amigo. Você não quer tornar a descrição do seu canal muito formal. Deve ser fácil de ler, ou mesmo folhear, com frases curtas e parágrafos e talvez até com marcadores, se for aplicável ao seu conteúdo. Se você está tendo problemas com a descrição do seu canal, tente descrevê-lo para um amigo e use a mesma linguagem e terminologia que você usa para falar com ele!
- Seja breve. Não exagere e dê-lhes muitas informações. Deixe-os querendo saber ainda mais além do básico do canal, porque isso os fará querer assistir aos seus vídeos ou visitar o seu site. Uma breve descrição do canal que vá direto ao ponto é o melhor
Modelo de descrição de canal
Veja o modelo de descrição de canal mais abaixo .
A descrição do canal ocupa apenas um parágrafo, mas os leitores sabem imediatamente que tipo de vídeos estarão em seu canal. A partir daí, eles listam todos os outros lugares onde desejam que os futuros assinantes os encontrem.
Para começar a escrever a descrição perfeita de seu canal, verifique nosso modelo de descrição de canal no YouTube abaixo:
Oi! Eu sou [seu nome]. No meu canal, você encontrará [tópico]. Eu amo [tópico] e compartilho minhas experiências com você. Inscreva-se para ver mais [tópico], [tópico] e [tópico] em seu feed!
[Programação dos vídeos semanais, o que você apresenta a cada semana]
- O Facebook:
- Twitter:
- Instagram:
- Blog / site / loja online, se tiver:
20 dicas para escrever descrições eficazes para vídeos no YouTube
1. Use palavras-chave específicas
Escolha uma ou duas palavras-chave que descrevam com precisão o seu conteúdo para maximizar o tráfego de pesquisa para o seu vídeo. Inclua-os na descrição e no título do seu vídeo para aumentar suas chances de classificação nos resultados de pesquisa de possíveis espectadores.
O mesmo vale para a descrição do seu canal. O algoritmo do YouTube dá muita importância às palavras-chave em sua página Sobre. Use-os com sabedoria.
Não tem certeza de quais palavras-chave usar? Ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google Ads e o Google Trends podem ajudar você a começar.
Basta digitar as palavras que melhor descrevem o assunto do seu canal ou vídeo e o Google irá sugerir as palavras-chave relacionadas mais próximas.
2. Repita suas palavras-chave
A repetição permite que o YouTube saiba que um termo específico é relevante para o seu vídeo ou canal. Use sua palavra-chave duas a três vezes para obter melhores resultados. Mais de três, e pode ser sinalizado como excesso de palavras-chave .
3. Encontre palavras-chave complementares
Inclua palavras-chave relacionadas em suas descrições. Isso fornece aos visualizadores informações extras sobre o seu conteúdo. Também ajuda a classificar esses termos nas pesquisas do Google e do YouTube.
4. Diga aos espectadores o que esperar
Se você deturpar seus vídeos, os espectadores vão parar de assisti-los no meio. Isso prejudicará seus rankings de pesquisa – bem como sua reputação.
Evite títulos indutores de cliques e palavras-chave irrelevantes. Eles podem ajudá-lo a se classificar no início, mas o algoritmo de pesquisa do YouTube vai pegar mais cedo ou mais tarde.
5. Escreva como um humano
Conheça o seu público! Use uma linguagem que seus espectadores entendam e se identifiquem. Incorpore palavras-chave de forma natural, não como uma lista.
Felizmente, você não precisa ser um criador de palavras para escrever uma boa descrição para o YouTube. Existem muitos recursos de escrita para ajudá-lo a aperfeiçoar suas habilidades.
6. Antecipar informações importantes
Sempre comece com um resumo atraente de seu vídeo ou canal. Mencione suas principais palavras-chave nas primeiras duas a três frases de sua descrição para obter melhores resultados.
Por quê? Por um lado, o algoritmo do YouTube prioriza o início de sua descrição. Acertar nas primeiras frases é fundamental para o seu SEO.
Finalmente, o início é a única parte da sua descrição que aparece “acima da dobra” na página de exibição. O resto do texto permanece oculto, a menos que alguém escolha “mostrar mais”.
7. Adicione links e metadados abaixo de “mostrar mais”
Se o espectador decidir na sua descrição clicar em “mostrar mais”, as chances são de que eles amam seu material.
Use esta oportunidade para promover sua marca . Adicione uma breve descrição do canal, seus identificadores de mídia social e links de produtos relevantes.
Você também pode incluir metadados aqui para impulsionar seu SEO.
8. Otimize para CTR (taxa de cliques)
Procure obter descrições clicáveis que resolvam problemas reais. Setenta por cento dos YouTubers da geração Y usam vídeos para aprender coisas novas. Tenha isso em mente sempre que escrever um texto de descrição.
9. Valor da oferta
Sempre inclua uma proposição de valor óbvia em suas descrições. Por que alguém deveria se inscrever em seu canal? Como seu vídeo os beneficiará?
Tente responder a pelo menos uma dessas questões em termos simples (bônus se você puder fazer as duas coisas).
10. Incluir CTAs
Agora que você tem a atenção do espectador, use-a!
As melhores frases de chamariz são claras, urgentes e mostram um benefício óbvio para o espectador. Bem feitos, eles podem aumentar o envolvimento, as assinaturas e muito mais.
Adicione uma frase de chamariz na descrição do vídeo e do canal. Incentive os espectadores a curtir, comentar, se inscrever ou ler mais. Inclua links para listas de reprodução relacionadas para que eles assistam ainda mais do seu conteúdo.
11. Economize tempo com as descrições padrão
Cansado de copiar e colar links de mídia social nas descrições de seus vídeos do YouTube?
Tente usar descrições padrão . Este recurso adiciona automaticamente informações importantes do canal a todos os vídeos que você enviar.
12. ..mas faça suas descrições originais
Descrições exclusivas geram melhores resultados de pesquisa do que os modelos. Além disso, eles são muito mais interessantes para seus assinantes!
As descrições padrão são uma maneira rápida de adicionar informações de contato e metadados básicos aos seus vídeos. Mas certifique-se de que o restante de sua descrição seja sempre atualizado.
13. Use os timestamps (carimbos de data / hora)
Nossos períodos de atenção estão mais curtos do que nunca . Adicione carimbos de data / hora às suas descrições para ajudar os espectadores a pular para o conteúdo que desejam.
Os carimbos de data / hora são especialmente úteis quando se trata de vídeos longos, como tutoriais de várias partes ou álbuns de música
17. Copie seus concorrentes (ou mais ou menos isso)
Os metadados desempenham um papel importante no algoritmo “Vídeo sugerido” do YouTube. É mais provável que seu vídeo apareça como uma sugestão de vídeo para conteúdo que usa palavras-chave semelhantes.
À medida que você escreve, navegue pelos vídeos populares sobre o mesmo assunto. Pegue algumas das principais palavras-chave de suas descrições e incorpore-as às suas.
18. Adicione links para recursos úteis
Indicar recursos úteis é uma maneira simples de mostrar ao público que você está pensando neles.
Você menciona alguma ferramenta, postagem de blog ou produto em seu vídeo? Crie um link para eles nas descrições de seus vídeos para que os espectadores possam encontrá-los facilmente.
19. Dê crédito às suas fontes
Você usou as imagens, músicas ou filmagens de outra pessoa? Liste-os abaixo da dobra na descrição de seu vídeo, junto com links para seus canais sociais.
Creditar suas fontes é a coisa justa a se fazer. Mas também é uma ótima maneira de construir relacionamentos e fomentar colaborações futuras.
20. Use o Youtube Analytics
A sua descrição está atraindo as visualizações que você deseja ?
Escrever descrições para o YouTube é tanto uma ciência quanto uma arte. Portanto, não tenha medo de experimentar! Ajuste sua cópia, acompanhe o que acontece e, em seguida, revise novamente.
O YouTube Analytics é a maneira mais eficaz de fazer isso . Isso pode ajudar você a entender quais palavras-chave estão gerando mais tráfego. Ele também permite que você explore quaisquer palavras-chave que possa ter perdido.
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