Para crescer, devo mudar o nicho de meu canal do YouTube?
Devo mudar a temática de meu canal do YouTube? Esse pensamento pode aparecer para você depois que você insistiu em produzir conteúdo sobre um assunto, mas não viu resultados. Nesse artigo, vamos analisar quando é bom e quando não é bom mudar o nicho de seu canal do YouTube.
Você pode mudar seu nicho no YouTube, no entanto, nem sempre é a melhor decisão fazer isso em determinados cenários. Certos tipos de canais podem mudar de nicho melhor do que outros. Por exemplo, um canal de fitness pode fazer a transição para um canal de culinária e reter seu público. Um canal de jogos, no entanto,
não poderia fazer a transição para um canal de culinária e reter seu público.
A decisão de mudar o nicho de seu canal no YouTube não deve ser tomada com sendo algo de pouca importância. É importante reconhecer que você pode estar arriscando o sucesso de seu canal ao mudar seu nicho. Dependendo do tipo de canal que você possui, pode ser melhor não mudar seu nicho. Às vezes, começar um novo canal é uma opção melhor.
O que é um nicho no YouTube
O que é um nicho no YouTube? Bem, um nicho no YouTube é essencialmente uma categoria ou tópico. Por exemplo, nichos populares no YouTube incluem negócios e fitness. Existem também subnichos que são áreas particulares de interesse dentro de amplos nichos. Exemplos de subnichos incluem marketing de mídia social e levantamento de peso.
Certos nichos são mais populares do que outros. A popularidade de um nicho é determinada pelo nível de interesse geral do nicho. Frequentemente, os nichos mais populares contêm muitos subnichos diferentes. Portanto, embora possa haver milhares de canais de fitness no YouTube, por exemplo, nem todos os canais abordarão os mesmos tópicos.
Novos nichos são criados com frequência no YouTube. À medida que novos tópicos se tornam populares, novos públicos são criados e novos canais são criados para atender aos novos públicos. Com o tempo, muitos nichos se tornaram menos populares do que antes. Às vezes, no entanto, os nichos ressurgem em popularidade.
Você precisa ter um nicho no YouTube
Nesse ponto, você deve estar se perguntando: você precisa ter um nicho no YouTube? Afinal, existem muitos canais no YouTube que parecem não ter um nicho definido. Muitos canais de vlog, por exemplo, se enquadram na categoria de canais sem nichos definidos. Mas esta é a maneira ideal de operar e desenvolver um canal no YouTube?
Você deve ter um nicho no YouTube se deseja desenvolver um canal. Ter um nicho permitirá que você crie conteúdo para um público-alvo específico, o que o ajudará a aumentar um público-alvo direcionado e engajado. Deixar de definir um nicho para seu canal levará a um público fragmentado e inativo.
Se você der uma olhada em quase todos os canais de sucesso no YouTube, notará que eles geralmente têm um nicho claramente definido. Normalmente, é muito fácil determinar em que nicho um canal se encontra com base em sua marca e conteúdo. O ideal é que os espectadores tenham facilidade para determinar de que nicho seu canal faz parte ao visitá-lo.
Provavelmente, você já encontrou alguns canais com um grande número de inscritos que recebem um número muito pequeno de exibições de vídeos. Muitas vezes, isso é resultado da fragmentação do público, que ocorre quando um canal não tem um nicho claramente definido ou mudou seu nicho de forma ineficaz.
Mudando seu nicho no YouTube
Mudar seu nicho no YouTube é uma boa ideia? Ou, em vez disso, é melhor começar um novo canal no YouTube? Bem, a resposta a esta pergunta depende do cenário. Certos tipos de canais podem mudar de nichos de forma eficaz, enquanto outros canais têm dificuldade em mudar de nichos.
Mudar o nicho de seu canal no YouTube pode ser uma boa ideia se os nichos estiverem intimamente relacionados entre si. Mudanças drásticas, no entanto, não são recomendadas, pois isso geralmente faz com que muitos inscritos se torne inativo e desinteressado. A última coisa que você quer é mudar seu nicho e perder todo o seu público.
Um grande erro que os criadores de conteúdo cometem ao mudar seu nicho é mudar para um nicho que não está relacionado ao seu nicho atual. Isso faz com que o público existente pare de assistir aos vídeos, levando a uma perda de visualização e ao crescimento geral do canal. Junto com isso, muitos criadores fazem a mudança muito rápido,
o que muitas vezes faz com que o público se sinta alienado.
Em muitos casos, é melhor simplesmente criar um novo canal se desejar criar diferentes tipos de vídeos. Claro, você pode mudar o nicho de seu canal no YouTube, se desejar. No entanto, às vezes é mais fácil começar do zero – especialmente se você ainda não possui um grande público.
Como mudar seu nicho no YouTube
Embora mudar seu nicho no YouTube seja um processo difícil, existem muitos exemplos de canais que mudaram de nicho com sucesso. Embora não possa ser feito durante a noite, se você seguir o processo, poderá colocar seu canal na melhor posição possível para ter uma mudança de nicho bem-sucedida com o mínimo de danos.
Veja como mudar seu nicho no YouTube:
1- Determine seu novo nicho
2- Teste novos tipos de vídeos
3- Eliminar vídeos antigos
4- Comece a reformular a marca de seu canal do YouTube
5- Siga em frente
Vamos discutir esse processo com mais detalhes.
1- Determine qual será seu novo nicho
Para começar, você precisará determinar seu novo nicho de escolha. Idealmente, seu novo nicho deve estar relacionado ao seu nicho atual. Dito isso, se você preferir fazer uma mudança drástica de nicho, então não há mal nenhum em tentar se você não deseja mais criar os vídeos que está criando.
2- Teste novos tipos de vídeos
Depois de determinar o seu novo nicho, você precisa começar a criar vídeos que agradarão ao seu novo público-alvo. Ao testar novos tipos de vídeos, você deve monitorar a resposta que recebe do seu público atual. Preste atenção às suas análises e monitore o clique
por meio de taxas e classificações de duração média de visualização de seus novos tipos de vídeos.
3- Elimine gradualmente seus vídeos antigos
Depois de testar novos tipos de vídeos e analisar o feedback do público, comece a eliminar seus vídeos antigos. Comece a publicar os novos tipos de vídeos exclusivamente para que a transformação do seu canal possa começar a ser concluída. Dito isso, se o feedback recebido sobre seus vídeos de teste foi terrível, considere fazer um novo canal.
4- Comece a reformular a marca de seu canal no YouTube
Parte da mudança de nicho de seu canal é reformular os elementos gráficos de seu canal e vídeos. A imagem do perfil, o banner e as miniaturas de seu canal no YouTube devem refletir seu novo nicho. Além disso, seus próprios vídeos devem ser apresentados em um estilo mais relacionado ao seu novo nicho.
5- Vá em frente com seu novo projeto
Tudo o que resta a fazer após completar a transformação de seu canal é seguir em frente! Se o seu público existente não abandonou o canal depois que você começou a fazer novos tipos de vídeos, você deve continuar avançando. Por outro lado, se o seu público existente parou de assistir aos seus vídeos depois de fazer alterações,
considere começar um novo canal em vez disso.
Resumindo:
Mudar o tema ou o nicho de seu canal do YouTube é algo que precisa ser muito bem pensado. Em muitos casos, é melhor criar um canal totalmente novo e começar a construir a partir dele. Caso decida mudar a temática de seu canal do YouTube, faça isso de maneira gradual e fazendo testes em vídeos. Se perceber que esses novos conteúdos são de interesse do seu público, continue. Se não for, aí você tem duas opções: insistir no nosso tema, porém criando um canal para a nova temática, ou ver como você pode melhorar o conteúdo atual de seu canal, já que ele ainda parece ser do interesse de sua audiência.
Mudar o nicho do canal pode ser algo bom ou um enorme tiro no pé. Cuidado ao decidir sobre isso.
Se você precisa de ajuda profissional para sua carreira de YouTuber, conheça nossa assessoria, CLIQUE AQUI.
1 Comments
5 dicas para se tornar um influenciador de mídia social em seu nicho - Warp Media - Agência de YouTubers
05/05/2022
[…] vez identificado seu nicho, desenvolver sua estratégia de conteúdo e aumentar sua rede de seguidores são fundamentais. […]