Como planejar seu conteúdo no YouTube

Você já criou um planejamento de vídeo do seu canal no YouTube antes? Se ainda não fez isso, você pode querer considerar fazer isso, pois eles provaram ser benéficos para a criação de vídeos de alta qualidade.

Neste artigo, você aprenderá:

O que é um planejamento de vídeo do YouTube?
Como planejar um vídeo do YouTube
Modelo de esboço de vídeo

Continue lendo e aprenda como um esboço de vídeo pode ajudá-lo a planejar seus vídeos do YouTube e como você pode usar o G.I.C.C.
estrutura para criar um modelo de esboço.

O que é um esboço de vídeo?

Você pode estar se perguntando: o que é um esboço de vídeo do YouTube? É semelhante a um script? Ou é algo diferente?

Um esboço de vídeo é projetado para destacar e abordar as áreas de interesse mais importantes de um vídeo e para ajudar a direcionar o processo de filmagem. Os contornos são projetados de uma forma que ajuda os vídeos a fluírem juntos de uma cena para outra.
É importante reconhecer que um esboço não é a mesma coisa que um script. Pense em um esboço como um script sem linhas escritas. As cenas são mapeadas, mas não há linhas criadas para as cenas.

Alguns contornos são muito detalhados e metódicos, enquanto outros são criados de uma forma que oferece mais flexibilidade.
Dependendo do vídeo que está sendo filmado, um estilo de contorno pode ser mais ideal do que o outro.

Como planejar um vídeo no YouTube

Você pode estar se perguntando: o que é um esboço de vídeo do YouTube? É semelhante a um script? Ou é algo diferente?

Um esboço de vídeo é projetado para destacar e abordar as áreas de interesse mais importantes de um vídeo e para ajudar a direcionar o processo de filmagem. Os contornos são projetados de uma forma que ajuda os vídeos a fluirem juntos de uma cena para outra.
É importante reconhecer que um esboço não é a mesma coisa que um script. Pense em um esboço como um script sem linhas escritas. As cenas são mapeadas, mas não há linhas criadas para as cenas.

Alguns contornos são muito detalhados e metódicos, enquanto outros são criados de uma forma que oferece mais flexibilidade.
Dependendo do vídeo que está sendo filmado, um estilo de contorno pode ser mais ideal do que o outro.

Alguns criadores de conteúdo fazem o roteiro completo de seus vídeos, enquanto outros simplesmente destacam as principais áreas de interesse. Como você decide fazer as coisas é com você. O que é importante, no entanto, é que você reserve um tempo para planejar seus vídeos do YouTube.

Veja como planejar um vídeo do YouTube:

Selecione um tópico de vídeo
Defina o seu público-alvo
Descreva as principais áreas de interesse
Planeje seu gancho
Crie um esboço de vídeo
Vamos repassar esse processo em mais detalhes.

1- Selecione um assunto para seu vídeo

A maioria dos criadores de conteúdo não planeja sobre o que falar em seus vídeos. Eles se sentam, pressionam o botão de gravação da câmera e dizem o que vem à mente. Não é assim que você deve filmar vídeos se quiser ter sucesso.

Antes de se sentar para gravar um vídeo, você deve selecionar um tema de vídeo.
Selecionar um tópico de vídeo com antecedência permitirá que você desenvolva um plano de ação. Os vídeos planejados costumam ter um desempenho melhor do que os não planejados.

Pense nisso – como você deve planejar um vídeo se não sabe que tópico irá cobrir? É por isso que muitos criadores de conteúdo se esforçam para criar vídeos coesos e de alta qualidade.

2- Defina o público que você quer atingir com seu vídeo

Depois de selecionar um tópico de vídeo, seu próximo objetivo deve ser definir o seu público-alvo. Em outras palavras, determine quem tem mais probabilidade de ser seus espectadores de seu vídeo. Defina esses visualizadores por idade, nível de experiência etc.
Definir o seu público-alvo é importante porque permitirá que você crie vídeos que ressoem melhor com seus espectadores. Quando os vídeos ressoam melhor com os espectadores, eles têm um desempenho melhor.

Dependendo do seu público-alvo determinado, pode ser uma boa ideia usar certas palavras ou frases, por exemplo.
Você não tentaria discutir ciência de foguetes com uma criança – eles não entenderiam nada. Essa mesma abordagem deve ser adotada ao criar vídeos.

3- Descreva as principais áreas de interesse

Você não precisa fazer um roteiro completo de seus vídeos, mas é uma boa ideia delinear as principais áreas de interesse relacionadas ao tópico que você está discutindo. Descrever as principais áreas de interesse o ajudará a criar um vídeo que flua melhor e agregue valor aos espectadores.

Uma métrica importante no YouTube é a retenção de público. Se seus vídeos não conseguem reter espectadores,
eles terão um desempenho insatisfatório. Uma forma de manter os espectadores envolvidos é falar sobre áreas de interesse relevantes. Divagar sobre coisas irrelevantes produzirá o efeito oposto.

Tente delinear 3-4 pontos-chave que devem ser abordados em um vídeo. Os pontos principais devem ajudar os espectadores a extrair o máximo valor possível do vídeo.
Não inclua insights que não agreguem valor aos espectadores.

4- Planeje seu gancho

Por falar em retenção de público, uma das maneiras de melhorar essa métrica é apresentar um bom gancho nos primeiros 15 segundos de seus vídeos. Por que isso? Bem, isso ocorre porque a maioria dos espectadores decide ficar ou deixar um vídeo com base no que vêem nos primeiros 15 segundos.
Seu gancho deve falar diretamente ao seu público-alvo determinado e motivá-lo a continuar assistindo ao seu vídeo. Isso pode ser feito por:

Fornecer um resumo sobre o seu vídeo
Exibindo um elemento visual atraente
Afirmando uma frase que chama a atenção
Mostrando um teaser do que “Vem aí”

Algo a ter em mente é que seu gancho deve ser relevante para o vídeo em questão. Não inclua um videoclipe de alguém fazendo paraquedismo se o seu vídeo for sobre como lavar um carro, por exemplo. Usar táticas de clickbait nunca é uma boa ideia no YouTube.

5- Crie o esboço de seu vídeo

Usando seu gancho e pontos-chave de interesse, seu próximo objetivo deve ser criar um esboço de vídeo. Um esboço deve ser fácil de seguir e fluir naturalmente para encorajar uma boa retenção de público.

O grande erro que os criadores cometem ao criar um esboço é tentar colocar as principais áreas de interesse em lugares que não deveriam estar.
Cada área de interesse chave apresentada deve funcionar uma com a outra. Pense em seus vídeos como guiando os espectadores por uma história ou processo, passo a passo.

Como foi mencionado acima, alguns criadores de conteúdo decidem fazer o roteiro completo de seus vídeos. Dependendo do tópico de seu vídeo, seu nível de experiência ou sua estratégia de conteúdo,
você pode querer considerar fazer isso também.

Modelo para fazer um esboço de vídeo

Criar um esboço de vídeo é mais fácil dizer do que fazer, não é? Felizmente, existem alguns modelos disponíveis que tornam o processo muito mais fácil. Um dos melhores modelos disponíveis usa a estrutura GICC (gancho, introdução, conteúdo, chamada à ação) uma estrutura de vídeo simples, mas eficaz.

Essa é a estrutura GICC:

Gancho

Como você sabe, o gancho de um vídeo é importante, pois tem impacto direto na retenção de público. Coloque seu gancho bem no início de seus vídeos para que os espectadores se envolvam imediatamente.

Introdução

Seguido o gancho, você deve apresentar essa introdução ao seu vídeo. Em sua introdução, você deve declarar quem você é, o que faz e o que discutirá em seu vídeo. Faça com que esta parte do seu vídeo seja rápida para reter a atenção dos espectadores.

Conteúdo

De todas as seções de um vídeo, a seção de conteúdo é a mais longa. Durante a seção de conteúdo de seu vídeo, você deve discutir as principais áreas de interesse que desenvolveu durante o processo de delineamento que deseja percorrer antes de filmar.

Call-to-action (chamada à ação)

Depois de passar pelas principais áreas de interesse, você chegará à parte final do vídeo. Na seção de conclusão, você deve incluir uma frase de chamariz para que os espectadores se inscrevam em seu canal, curtam seu vídeo, visitem seu site etc. A call-to-action pode ser colocada em outros momentos de seus vídeos, como no princípio, no meio ou no final de seu vídeo. Além disso, você pode incluir mais de um call-to-action em seu vídeo.

 

O planejamento de um vídeo é um passo muito importante e você não deve deixar esse passo de lado quando pensar em produzir um vídeo para seu canal. Se precisar de ajuda com seu canal, CLIQUE AQUI e conheça nossos serviços de assessoria para YouTubers.

 

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