Como fazer um vídeo viralizar: a fórmula mágica

E se você pudesse fazer uma receita especial e montar um vídeo viral que impressione o seu público? E se você descobrisse o molho secreto que acaba vencedor após vencedor? Criadores de conteúdo e proprietários de pequenas empresas adorariam descobrir uma fórmula mágica que transformará suas estratégias de marketing de conteúdo.

O que é um vídeo viral?

Você provavelmente já se deparou com os vídeos tasty do Buzzfeed enquanto percorre seu feed do Facebook. Projetados especificamente para compartilhamento de redes sociais, esses vídeos são curtos, doces, informativos, apresentam pratos de dar água na boca, e tendem a se tornar virais de forma consistente. Seu sucesso está realmente valendo a pena e as ofertas de vídeo social do Buzzfeed agora compõem cerca de metade de sua receita anual.

Os vídeos virais ganham força rapidamente e são compartilhados várias vezes através das mídias sociais, atingindo pessoas que normalmente não viam seu conteúdo. Às vezes, eles são pegos por publicações maiores e sindicatos e continuam se espalhando como fogo.

Então, como fazer um vídeo viral?

Agora chegamos à parte difícil. Além de alguns acasos de sorte, a maioria dos vídeos virais são o resultado de um monte de trabalho combinado com um pouco de sorte e uma pitada de timing impecável.

Fazer um vídeo viral é muito parecido com cozinhar. Ter uma boa receita e os ingredientes-chave torna mais fácil acertar, mas você ainda vai lutar nas primeiras vezes que experimentá-lo. À medida que você se acostuma com seus equipamentos e conhece suas peculiaridades, a comida começa a ficar cada vez melhor até que você esteja criando pratos incríveis regularmente.

As técnicas e insights que estamos compartilhando aqui não são uma correção rápida ou uma garantia. Adicionar os ingredientes juntos e mexer algumas vezes não significa que você terá sucesso. Em vez disso, essas dicas são a base que você pode usar para criar sua própria receita secreta.

  • Manter seus vídeos curtos e agradáveis

Nossa atenção está cada vez mais procurada. Anunciantes, redes de entretenimento, membros da família, responsabilidades de trabalho e vídeos de animais fofos estão constantemente lutando por sua parte. Como as plataformas de mídia social em que são compartilhadas, vídeos virais são interrompidos. Você não vai ao YouTube ou ao Google e procura por eles. Eles aparecem em seu feed de mídia social e precisam lutar para quebrar o barulho e ganhar sua atenção. É por isso que vídeos curtos funcionam tão bem. Você pode facilmente justificar levar 60 segundos para assistir a história inspiradora de um gatinho que foi resgatado ou a última receita deliciosa do Tasty que seu amigo acabou de compartilhar. Mas, quanto mais tempo o vídeo fica, mais difícil é explicar a si mesmo por que você não está trabalhando nesse projeto que é para amanhã!

  • Concentre-se em uma única mensagem

Conteúdo simples, claro e sucinto faz maravilhas. Isso é verdade quando se trata de criar uma página de aterrissagem de alta conversão ou um post de blog super compartilhável e é definitivamente verdade quando se trata de criar um vídeo viral. Antes de começar, defina do que se trata o seu vídeo e concentre-se em obter esse ponto o mais claramente possível.

  • Fornecer valor

Importantíssimo que seu vídeo mostre a que veio. E que isso gere valor em que o assiste. Mesmo que for fazer você rir muito durante aqueles segundos de duração do vídeo ou aprender uma lição de vida, o ponto é que seu vídeo deve transmitir na audiência sensações boas. Use sua criatividade!

  • Use o formato certo

Maximize a chance de criar um vídeo viral otimizando-o para compartilhamento social. Certifique-se de que seu vídeo é o formato certo para a plataforma em que está levando em conta como as pessoas estão assistindo seus vídeos. Cerca de 85% dos vídeos do Facebook são assistidos sem som, e no final de 2016 eles tinham 1,09 bilhão de usuários móveis diários, um número que vem aumentando constantemente a cada trimestre. Então, crie vídeos otimizados para dispositivos móveis que capturem a atenção do usuário nos primeiros quadros pelas razões certas!

  • Crie uma miniatura (thumbnail) cativante e de marca

Quando seus seguidores compartilham seu vídeo nas redes sociais, a primeira coisa que seus seguidores verão é sua miniatura. Isso é especialmente verdade para plataformas de mídia social que não usam reprodução automática! Crie uma miniatura que capture a essência do vídeo e exija um clique. Se puder, evite usar texto porque ele pode parecer um pouco embaçado em certas telas e em formatos específicos.

  • Título poderoso 

Todo vídeo precisa de um título digno de cliques. Você não precisa usar títulos clickbait se isso não faz parte da sua marca, mas você ainda precisa de uma título poderoso que ande na linha entre clareza e curiosidade. O título precisa definir expectativas para o vídeo. Algumas pessoas confiam na curiosidade, enquanto outras abordam como o vídeo faria você se sentir. A chave é descobrir o que funciona para o seu público e provocar uma forte reação emocional.

  • Continue atento mesmo depois de ter postado o vídeo

O processo de vídeo não termina depois de postar ele. O segredo do vídeo viral é conhecer seu público e superar suas expectativas. Estudar as estatísticas de vídeo e compartilhar análises é fundamental para criar vídeos mais poderosos no futuro. Depois que você postar um vídeo, acompanhe os números dele, e faça uma análise dos resultados.

Afinal, qual o segredo dos vídeos virais?

A teoria pode ser útil, mas, embora os pontos que cobrimos acima sejam uma parte essencial da criação de um vídeo viral, alguns deles se sentirão como conselhos de senso comum para os criadores de vídeo.

Você pode usar ovos, açúcar, manteiga e farinha para fazer um bolo delicioso. Você também pode usá-los facilmente para fazer um prato até mesmo sua mãe iria (muito educadamente) recusar. Então saiba que nessa “receita”, o ingrediente principal é sua criatividade e seu talento!

 

Quer suporte profissional para sua carreira? CLIQUE AQUI

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Entre em contato!