Como gravar vídeos para meu canal no YouTube se tenho vergonha de aparecer?
Vergonha. Algumas pessoas têm vergonha de usar um vestiário em um clube, outros têm vergonha de conversar com pessoas e muitos têm vergonha de falar em público. Neste artigo, vamos comentar sobre essa última “vergonha”: a de falar em público ou ainda, a vergonha de falar em frente a uma câmera.
Mas primeiro, precisamos que você analise alguns pontos antes.
Você precisa mesmo aparecer nos vídeos?
Existem maneiras em que você pode gravar um vídeo sem aparecer. Simplesmente você pode mostrar as imagens sem aparecer. Isso é muito comum nos chamados canais “dark”. Quer saber o que é um canal dark? Veja esse artigo onde mostramos o que é um canal dark pra saber. Veja as opções que você tem para gravar vídeos sem aparecer:
- Tendo um canal dark.
- Gravando imagens enquanto fala.
- Mostrando algo sendo feito. Como um canal de culinária, em que você mostra os pratos sendo feitos sem aparecer. Muitos canais têm muito sucesso assim!
- Usando um banco de imagens como o Pixabay para encontrar vídeos e imagens para usar em um vídeo com narração.
- Utilizando softwares que “falam” textos por você enquanto você usa imagens e vídeos gravados por você ou de bancos de imagens.
- Com um canal no estilo podcast, em que você fala sobre um assunto enquanto uma imagem é exibida, apenas para ilustrar sua fala.
Mas, vamos supor que você quer realmente aparecer nos seus vídeos. Afinal, quando o público vê um rosto, fica mais fácil se identificar com o canal, dependendo do nicho escolhido.
Como perder a vergonha de gravar vídeos?
Muitas vezes a vergonha de falar em público ou o medo de câmeras vem do medo de dizer algo errado que será depois condenado pelo público. Bom, se esse é seu caso, o melhor remédio com certeza é dominar o assunto que você vai falar no vídeo. Estude bastante, tenha um roteiro. Escreva sobre seu vídeo, faça um resumo do que vai falar no vídeo que quer gravar. Depois, estude com cuidado esse texto.
O próximo passo é treinar, ensaiar. E você pode fazer isso em frente a um espelho, em frente a seu computador ou mesmo em frente a sua câmera. Isso mesmo! Claro, no treinamento, a princípio, treine com a câmera desligada. Quando você perceber que já está mais tranquilo, aí comece a ensaiar, gravando sua fala em fren a câmera. Analise os resultados das gravações. Você vai perceber que o vídeo foi ficando melhor a medida em que você ia gravando novas versões. Experimente!
Outro ponto: lembre-se que até você postar seu vídeo, a única pessoa a ver seu vídeo será você mesmo. Então, fique tranquilo, não tem ninguém vendo seu vídeo, até que você determine que todos podem vê-lo.
Também se lembre que sempre existe a “magia da edição”. Se você falou algo que não gostou, no vídeo apareceu algo que você não quer que apareça, tudo bem. É só editar, cortar o que não que as pessoas vejam e tudo bem!
Com o passar do tempo, você vai perceber que já não está se sentindo tão acanhado como no começo. O ponto é começar a trabalhar essa vergonha de gravar imediatamente. Começar é o primeiro passo.
Mesmo que um vídeo te exija gravar o mesmo texto várias e várias vezes, pode ter certeza que a cada gravação, você estará melhor e mais preparado. Vá em frente!
E se precisar de apoio com sua carreira de YouTuber, CLIQUE AQUI.
Write a Comment