Influenciador pode falar de tudo? O que aprendemos sobre o caso do YouTuber Monark

Ah, o poder da influência e dos influenciadores digitais!

Poder influenciar o pensamento de muitas pessoas, motivar, fazer com que outros queiram ser como você, falar o que quiser…Opa! Falar o que quiser também pode?

Essa é uma discussão muito antiga na humanidade. Mas vamos comentar o que a internet toda no Brasil está comentando no momento que é o caso do influenciador digital Monark (Bruno Aiub) que essa semana durante uma entrevista em seu canal Flow Podcast, canal com mais de 3 milhões de inscritos, fez um comentário, no mínimo, polêmico.

Enquanto se discutia sobre temas relacionados à liberdade de expressão, o apresentador comenta que no Brasil deveria ser legalizada a existência de um partido nazista. Mesmo que o influenciador tenha, após isso, tentado se justificar, dizendo que a liberdade de pensamento deve ser plena, o estrago enorme estava feito.

Como consequência direta, o canal Flow perdeu patrocinadores e Monark foi “demitido” do canal que ele próprio ajudou a criar e segundo a assessoria do canal, ele também não faz mais parte do quadro societário da empresa, que segundo os apresentadores do canal, tem cerca de 80 funcionários.

Com isso, obviamente, Monark sofre um duro golpe financeiro, perdendo as empresas em que era sócio e um meio de ganho importante. Nesse artigo, não iremos discutir se o que ele fez foi certo ou errado, mas vamos comentar com você o poder que pode ter uma expressão na internet, principalmente se feito por parte de um influenciador digital, que atinge milhões de pessoas.

Nós já comentamos no passado sobre esse ponto de se um influenciador pode fazer de tudo para ser famoso. Nesse artigo, queremos falar um pouco sobre ética com você. Veja só onde chegamos!

O paradoxo da tolerância

O filósofo Karl Popper comentou sobre o paradoxo que existe em se tolerar pessoas e ideias “intolerantes”. Basicamente, ele mostrou que se a sociedade tolerar tudo, até mesmo ideias intolerantes, essas ideias poderiam contaminar muitos e resultar até mesmo na extinção da tolerância como um todo. Então, tudo tem um limite!

O que podemos aprender com o caso Monark?

Aprendemos que, apesar de termos relativa liberdade de expressão, quando usamos ela para ofender a grupos diretamente, mesmo que sem a intenção de ofender, causamos um dano que pode se voltar contra nós, com grandes consequências. No caso do Monark, você deve saber que fazer apologia ao nazismo é crime no Brasil e ele pode ter ainda mais problemas, agora com a justiça.

Como influenciador digital, você tem uma responsabilidade com o modo em que vive e em que se expressa. Há milhares ou até milhões de pessoas vendo o que você está fazendo e falando. Essas pessoas ou irão querer imitar o que você faz, ou poderão te castigar, arruinando sua carreira no processo. Claro, assim como no caso do Monark e outros YouTubers que fizeram bobagens, a ruína da carreira é muito difícil de acontecer. Veja o que grandes influenciadores já fizeram, sem citar os nomes, mas você provavelmente saberá quem são:

  • Pessoa influente mente seu currículo, fazendo parecer que é fundadora de empresas que não fundou e que fez cursos que nunca fez. Resultado? Talvez tenha perdido um pouco de sua audiência, mas continua com seu projeto na internet.
  • Influenciador lança livro destinado a crianças que contém jogos com fundo sexual.
  • Influenciador faz vários comentários homofóbicos
  • Influenciador faz diversos comentários racistas
  • Influenciador simula assalto, fazendo parecer real.
  • Influenciador propõe desafios que põem em risco a vida de seus seguidores

E poderíamos aumentar essa lista. Além disso, vários influenciadores já se envolveram com algumas das coisas da lista acima. Em nossa opinião, e deixamos claro que é uma opinião e não uma regra, todo influenciador deveria viver com esses pensamentos:

  • Como influenciador, o que eu faço afeta direta ou indiretamente a vida de muitas pessoas.
  • Preciso pensar antes de agir. Nem sempre o que vai me dar mais visualizações vai valer a pena.
  • Tenho que pensar nas consequências dos meus atos
  • Preciso ter visão de futuro
  • Todos podem pensar o que quiser, mas como influenciador, o que eu penso, se expressado, vai influenciar as pessoas, trazendo ou não consequências para minha carreira.
  • O público pode escolher ver ou não meu conteúdo, mas tenho responsabilidade sobre o que eu falo para os que me acompanham.
  • Ter muitas visualizações tem um preço. Dependendo do custo, pode não valer a pena.

Em toda profissão trabalhar com ética é importante. Fica a dica.

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