Pra ser famoso no YouTube, vale tudo?

Uma vez perguntamos a um adolescente iniciante no YouTube: você faria qualquer coisa para ser famoso no YouTube? Ele respondeu que sim, talvez sem pensar no peso da pergunta feita a ele. O desejo de ser famoso muitas vezes faz com que as pessoas procurem os “meios necessários” para conseguir o que se quer. E às vezes isso vai longe demais.

Nesse artigo, vamos te mostrar porque ir longe demais muitas vezes não vale a pena. Por exemplo, não precisa fazer como o Lejaden fez, numa live em que ele literalmente, leu um dicionário de português INTEIRO:

 

Aliás esse menino tem muita paciência mesmo viu…Nessa outra live ele quis “mandar um salve” para TODAS AS CIDADES DO BRASIL:

Bom, nesses casos, apesar da “loucura”, o rapaz desse canal atualmente tem mais de 53 mil inscritos e os vídeos dele têm boa audiência. No YouTube você pode encontrar qualquer tipo de vídeo com pessoas fazendo de tudo pra chamar sua atenção.

Mas até aí, apesar da loucura de vídeos com desafios que envolvem fazer coisas extremamente demoradas (há um vídeo que encontramos em que um sujeito supostamente esvaziou uma piscina com um pano, embebendo o pano com a água da piscina e torcendo o pano do lado de fora) há outras pessoas que decidem fazer coisas que põem em risco as próprias vidas ou a de outras pessoas, ou chegam perto de cometerem atos ilegais (como um grupo que quis entrar numa delegacia vestidos como os da série “La casa de papel”) entre outras coisas. Será que existe um limite pra tudo isso?

Qual o limite para se criar um vídeo no YouTube?

O limite é a vida e o bem estar próprio e alheio. Uma coisa que você deveria saber é que a maioria dos vídeos com supostos desafios “extremos” são absolutamente falsos. Então faça-se um favor: não acredite na maioria dos vídeos de desafios que estão no YouTube. Eles são cuidadosamente pensados para que o público pense que a pessoa passou por um grande perigo, colocou a vida de um animal em perigo, teve uma grande aventura ou até que cometeu um crime.

O problema de se produzir esse tipo de conteúdo é que nem todo mundo sabe que eles são falsos. E com isso, muita gente que está começando no YouTube pode e muitas vezes pensa, que para se conseguir uma boa audiência é válido fazer esse tipo de conteúdo. Mas o ponto é que, como eles não sabem que se trata de conteúdo falso, eles tentam reproduzir esse tipo de conteúdo, de verdade.

E isso já custou a vida de pessoas. Faz um tempo um adolescente se matou, ao vivo durante uma transmissão online, tentando fazer um desafio. Pode parecer que é fácil fazer certos “desafios” porque existem muitos vídeos de pessoas que parece que os fizeram sem problemas. Só que na verdade, muitos deles nunca aconteceram, realmente, não passando de pura encenação.

Num passado não muito distante, crianças e adolescentes no YouTube eram frequentemente “desafiados” a fazerem desafios em que tinham que tirar toda a roupa e sair correndo em algum local. Esses vídeos davam realmente muita audiência aos canais deles, porém a maioria eram de adultos que tinham segundas intenções com essas crianças. O YouTube inclusive, por causa desse tipo de situação teve que limitar os canais infantis para não permitir comentários.

Recomendações de segurança para criação de conteúdo no YouTube (e fora dele)

  • Nunca coloque a vida de animais em risco. Nada de fazer vídeos queimando coisas perto de animais ou em animais. Nem nada que possa colocar a vida deles em risco, como colocá-los em locais perigosos por exemplo).
  • Jamais aceite desafios que incluam a ingestão de produtos que não são alimentos (detergentes, combustíveis etc).
  • Não aceite fazer vídeos em que você tem que ingerir algum alimento em grandes quantidades. Por exemplo, há vídeos em que a pessoa consome grandes quantidades de sal, açúcar, canela em pó entre outras coisas que em grande quantidade, podem trazer problemas de saúde.
  • Nunca faça vídeos em que você se expõe fisicamente. Primeiro porque você ao fazer isso, está se colocando em perigo e depois porque esse tipo de conteúdo pode eliminar seu canal. O YouTube não permite esse tipo de conteúdo.
  • Não coloque sua vida em risco. Não tente fazer vídeos em que você terá que fazer algo arriscado, como “se mandar pelo correio”, invadir locais e coisas assim. A maioria dos vídeos que você vê são todos falsos, feitos para ganhar sua audiência.
  • Nunca coloque a vida de outras pessoas em risco. Portanto, não faça “trollagens” que envolvam prejudicar alguém, principalmente ao ponto de por essas pessoas em risco. Um exemplo disso são trollagens em carros alheios, em que uma pessoa substitui peças do carro e coisas assim.
  • Se você é criança, sempre grave na presença de um responsável adulto.

Portanto, não vale tudo, na hora de ter sucesso com YouTuber. Existem coisas que você deve por em primeiro lugar, como sua vida, sua dignidade e a dos demais também.

Quer ajudar profissional pra sua carreira? CLIQUE AQUI.

 

1 Comments

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Entre em contato!