Influenciador ou Manipulador? Uma análise do poder dos influenciadores digitais
Quando você leu o título desse artigo, provavelmente você achou um título meio agressivo. Afinal, nós somos uma agência de comunicação especialista em influenciadores digitais. E a maioria de nossos clientes são influenciadores digitais. E por isso mesmo, não iremos atacar influenciadores digitais, nada disso. O que vamos fazer é uma análise entre a diferença entre influenciar e manipular por meios digitais, coisa que infelizmente alguns acabam fazendo.
Essa é uma definição simples da palavra “influenciador”. Perceba que a palavra tem uma definição que permite incluir muita coisa nela. Afinal, alguém pode te influenciar a fazer tanto coisas boas como também coisas ruins, não é mesmo?
Agora, vejamos como definir a palavra “manipulador”
Que estranho! As duas palavras parecem ter exatamente o mesmo sentido. Então, vamos pensar no uso comum que essas palavras têm, para entender o argumento que estamos desenvolvendo aqui. Imagine que você chamou alguém de manipulador. Por que você faria isso?
Geralmente é porque a pessoa tentou manipular informações para se beneficiar de alguma forma. Ele pode ter omitido informações, dito coisas de uma forma em que parecesse que certa situação seja de uma forma a que ele ganhe algum tipo de benefício. Geralmente a informação é distorcida e portanto, incorreta. Isso é manipulação.
Quando um influenciador digital se torna manipulador digital
Infelizmente, existem muitos influenciadores que abusam de seu poder de influência para manipular situações para parecer que ele ou ela está passando por uma situação injusta ou ruim. Muitas vezes para se protegerem de algum ataque por alguma atitude reprovável que eles tenham feito recentemente.
É muito comum por exemplo, que um influenciador/manipulador que acaba de fazer algo reprovável como um comentário racista, uma agressão física a pessoas ou animais, o envolvimento em algum escândalo ou outra coisa, tenha alguma ou todas as atitudes abaixo:
- Tente se justificar, dizendo que por ser muito jovem, comete erros. Ou que pela idade, não entende bem algumas coisas.
- Se mostre muito deprimido, inclusive dando a entender que pode colocar fim em sua vida
- Acuse a outros, dizendo que na verdade a culpa foi colocada nele e ele ou ela é uma vítima dessa pessoa ou pessoas
- Diga que está doente e que está procurando ajuda médica
- Faça postagens em que aparece abatido ou até mesmo chorando
Você se lembra de algum caso em que um influenciador famoso, depois de se envolver em problemas, tomou uma das atitudes acima? Percebeu? A pessoa está tentando fazer com que você pense que ela é uma vítima, quando na verdade ela pode ser justamente o oposto disso.
Geralmente a manipulação desse tipo costuma funcionar muito bem entre a base de fãs da pessoa. Isso faz com que os seguidores mais fanáticos cheguem a organizar grupos para atacar os acusadores de seu ídolo, muitas vezes até com muita violência e ameaças. É nesse momento em que se lê e se escuta comentários desses seguidores como os de abaixo:
Vocês não sabem pelo que ele/ela já passou/está passando
As pessoas têm inveja e por isso falam essas coisas
Quem reclama é porque não é capaz de fazer nada melhor
Os juízes da internet são implacáveis
Vocês estão falando sobre o que não sabem
Esse tipo de comentário é comum entre os mais fanáticos admiradores de certo influenciador/manipulador. Infelizmente, na maioria dos casos, o “crime compensa” pelo menos entre os seguidores da pessoa. Claro, dependendo do problema em que a pessoa se envolveu, a justiça pode ser acionada e aí a manipulação não funcionará tão bem.
Se você analisar, nesse momento, com certeza existe algum grande criador de conteúdo que para esconder ou minimizar uma situação adversa, decidiu tomar uma das atitudes manipuladoras que comentamos acima.
Atitudes manipuladoras são sujas e completamente reprováveis. Existem maneiras de tentar contornar uma situação ruim, sem ter que apelar para a manipulação.
A responsabilidade dos influenciadores digitais
Imagine ter o poder de influenciar milhares ou até milhões de pessoas a tomar atitudes, comprarem produtos, se posicionarem em diferentes assuntos. O que você faria com esse poder? Já comentamos aqui o que o Tio Ben está sempre dizendo nas histórias do spiderman: com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.
Então se você tem ou quando tiver esse poder, lembre-se disso.
Use seu poder de influência para inspirar as pessoas. Que quem te segue possa melhorar sua vida com o que você ensina em seu canal e redes sociais.
E esse é o cerne de nosso argumento nesse artigo. Que a influência digital seja sempre para o bem, para coisas positivas. E que a manipulação digital seja combatida e rejeitada. Principalmente, algo que todos nós devemos aprender é que podemos seguir a influenciadores, por admirar seu trabalho. Mas nunca devemos venerá-los, achar que eles são infalíveis, quando dando um ar de divindade a eles, algo que nenhum ser humano merece, por sinal.
Se algum dia alguém que você segue e admira muito fizer algo errado, não tente justificar simplesmente a atitude dessa pessoa de uma maneira superficial. Use sua própria força de vontade e escolha ficar do lado correto do assunto.
Claro, em muitos casos um influenciador faz algo errado que não interfere no bom conteúdo que ele já produz. Portanto, nem sempre é o caso de deixar de seguir. Se você perceber que é o caso, que você pode continuar consumindo o conteúdo do influenciador em questão de consciência tranquila, vá em frente! E se não for assim, deixe esse influenciador de lado e procure outros criadores de conteúdo.
E você, quer ser um YouTuber, um influenciador digital de sucesso? CLIQUE AQUI e conheça nossos pacotes de serviços.
Write a Comment