“Meu canal no YouTube é único.” Como ter a visão correta sobre seu canal no YouTube

“Meu canal no YouTube é único.” Nós aqui na Warp, de vez em quando ouvimos algo assim. Alguém nos procura dizendo que tem uma ideia completamente inovadora, única e maravilhosa que vai revolucionar o YouTube.

Apesar de que precisamos ter um ponto de vista otimista sobre nossos projetos, claro, isso inclui nosso canal no YouTube, é preciso ter cuidado com o excesso de autoconfiança. Nesse artigo, você vai saber sobre a importância de ser positivo, mas ao mesmo tempo realista, sobre seus projetos no YouTube.

“Meu canal é um projeto inovador”

É verdade que no YouTube, que é um local tão concorrido, é importante apresentar coisas novas e que ao mesmo tempo sejam do interesse de um grande público. Mas, que tão inovador é seu canal? Veja algumas perguntas que você deve se fazer antes de afirmar que seu canal é inovador:

 

  1. O que faz com que minha ideia para meu canal no YouTube seja inovadora?
  2. Já verifiquei com cuidado, de que não há nenhum outro canal no YouTube que faz o mesmo ou quase o mesmo que eu?
  3. Se minha ideia é tão inovadora, será que tem alguém que se interessa por ela?
  4. Se minha ideia é tão interessante, qual o motivo de não haver no momento nenhum canal sobre ela?
  5. Será que minha ideia é realmente inovadora ou apenas se trata de algo que gosto muito?
  6. Fora do YouTube, há outras plataformas sociais que abordam o assunto?
  7. Por que as pessoas terão interesse em seu canal? Fale pelo menos 5 motivos.

“Meu canal é uma superprodução”

Esse pensamento também acontece muitas vezes. A pessoa tem a certeza de que seu canal precisa ser “grande” pois tem uma superprodução envolvida nele e as pessoas com certeza vão gostar muito do resultado dos conteúdos apresentados.

Mas que tão “super” é essa produção?

Alguns acreditam que, como em seus canais eles tiveram muito trabalho editando os vídeos, independente da qualidade e do produto apresentado, o canal deles é uma superprodução. Mas medir o que é “super” pelo trabalho e horas dedicadas ao projeto é um enorme erro. Uma pessoa pode levar várias horas editando um vídeo e o resultado pode ser terrível mesmo assim. Nada de “super”!

Outros podem pensar que produzem “superproduções” porque utilizam algum software de animação. Porém, em muitos casos, quando se vê o que é produzido, vemos que a qualidade das animações é bem duvidosa, o vídeo foi mal produzido e é bem ruim. Mas, como na edição foi utilizado uma técnica que é realmente avançada, porém foi pessimamente executada, e provavelmente tomou muito tempo em ser editado, o dono do canal crê que seu canal é digno de estar na entrega do Oscar.

“Minha ideia de canal é única no gênero”

Em alguns casos, o ponto é que a pessoa pensa em algo que ela nunca viu, mas acredita que é algo único. Geralmente, pessoas que não usam muito o YouTube, mas depois de ouvirem ou lerem que dá pra ganhar dinheiro com o YouTube, decidem pensar em algo para começar um canal. Veja algumas ideias que muitos já tiveram, argumentando ser “ideias inovadoras”:

  • Canal sobre autoestima. É com certeza, um assunto importante a se tratar e muito bom! Mas não é inovador, pois já existem milhares de canais que abordam esse tema.
  • Entrevistando a famosos no YouTube. A pessoa não deve ter visto a quantidade de canais sobre isso ainda.
  • Canal com temas médicos. Há uma infinidade de canais no YouTube, abordando praticamente todo tipo de assunto relacionado à medicina.
  • Comentando programas de TV.
  • Falando sobre cuidar de crianças.
  • Falando sobre casamento.
  • Etc.

Importante mencionar que todos os temas acima são muito bons e podem render boa audiência, se o conteúdo for bem-preparado e apresentado. O problema não é esse, mas sim o fator “inovação”. Mas por que isso pode ser um problema?

O resultado de se pensar demais de seu projeto pode ser a frustração e o fracasso

Quando a pessoa começa qualquer projeto que sonhou muito, é comum que ela tenha grandes ambições com ele. Quando você começa um canal no YouTube, é natural que você queira ter sucesso com ele.

Mas aí “de repente” você descobre que sua ideia, que você achava super inovadora e única, é apenas mais uma no meio de um “mar” de outros canais que fazem a mesma coisa. E com isso, você pode desanimar e desistir de seu sonho de ser um YouTuber de sucesso. Game over!

Mas como ser inovador de verdade?

Pode ser que não seja necessário criar um nicho, reinventar a roda, nada disso.

O segredo pode estar na forma em que se apresenta certo conteúdo. Além disso, o carisma do apresentador e a forma de se comunicar conta muito para o sucesso. Pense em canais como o Treta News, por exemplo. Um canal que fala das “notícias” relacionadas a YouTubers. Quem quer que seja o criador do canal, ele ou ela inovou de maneira relativamente simples: usando um programa que disponibiliza personagens digitais animados, foi criado um personagem, que inclusive nem sequer o nome foi alterado (Flufy é o nome do personagem no software de animação) do personagem. Uma voz distorcida e um trejeito próprio de falar deu o toque final. Resultado? No primeiro ano de existência, o canal atingiu a marca de 1 milhão de inscritos.

Aí você diz que o nicho de “notícias de YouTubers” já existe e não há como ser inovador. Bem, meses depois da criação do Treta News, Daniel Verçosa, que já havia criado outros canais antes e que inclusive entrevistamos aqui no site, decidiu criar um canal de “tretas”, o “New York Treta”, inspirado no famoso jornal de Nova Iorque. E onde foi que ele inovou? Daniel criou uma “realidade paralela” onde existem vários “Danieis Verçosa” e que cada um ocupa um cargo no “telejornal”. Usando fundos verdes e Chromakey de maneira perfeita, você via na tela um apresentador, de terno e gravata apresentando as “notícias” enquanto outro Daniel era o repórter de campo, comentando “no local” da notícia e dando mais informações. O Daniel apresentador e o Daniel repórter interagiam ao mesmo tempo, dando a ilusão de que realmente havia uma dupla.

O canal New York Treta cresceu rapidamente, atingindo a marca de 1 milhão de inscritos com um pouco mais de um ano de canal. Ele inovou novamente no que o Treta News já havia inovado. Se você quiser assistir a entrevista que fizemos com o Daniel Verçosa, veja o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=LJoWEFK1Xec

Como você vê, dá pra ser inovador criando conceitos, mas também simplesmente, por dar um novo tom, uma nova cara para algo que já existe. Você também deve se lembrar que mesmo você realmente tendo uma ideia inovadora para seu canal, a execução dessa ideia precisa ser boa.

Não vai ser útil se você apresentar algo novo de uma maneira ruim, malfeita. O público vê isso e será trabalho perdido. Use bem seu tempo!

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