O que é um influenciador? – Influenciadores de mídia social definidos

Se você pesquisar neste site, encontrará um número cada vez maior de artigos relacionados ao marketing de influenciadores. Isso inclui nossa opinião sobre O que é marketing de influenciadores: um guia para iniciantes. Mas há uma questão ainda mais fundamental que você precisa considerar antes de pensar em participar do marketing de influenciadores.


O que é um influenciador? – Influenciadores de mídia social definidos:

 

  • O que é um influenciador?
  • O que são influenciadores de mídia social?
  • Por números de seguidores
  • Por tipos de conteúdo
  • Por Nível de Influência

 


O que é um influenciador?

Um influenciador é alguém que tem:

  • o poder de afetar as decisões de compra de outros por causa de sua autoridade, conhecimento, posição ou relacionamento com seu público.
  • seguidores em um nicho distinto, com quem ele ou ela se envolve ativamente. O tamanho do seguinte depende do tamanho do seu tópico do nicho.

É importante notar que esses indivíduos não são meras ferramentas de marketing, mas ativos de relacionamento social com os quais as marcas podem colaborar para atingir seus objetivos de marketing.


O que são influenciadores de mídia social?

Na última década, vimos as mídias sociais crescerem rapidamente em importância. Mais de 3,4 bilhões de pessoas usam ativamente as mídias sociais – ou seja, 45% da população mundial.

Inevitavelmente, essas pessoas procuram influenciadores nas mídias sociais para orientá-los em suas tomadas de decisão.

Os influenciadores nas mídias sociais são pessoas que construíram uma reputação por seu conhecimento e experiência em um tópico específico. Eles fazem postagens regulares sobre esse tópico em seus canais de mídia social preferidos e geram grandes seguidores de pessoas entusiasmadas e engajadas que prestam muita atenção às suas opiniões. As marcas adoram os influenciadores de mídia social porque podem criar tendências e incentivar seus seguidores a comprar produtos que promovem.

Tipos de influenciadores

Você pode separar diferentes tipos de influenciadores de várias maneiras. Alguns dos métodos mais comuns são por número de seguidores, por tipos de conteúdo e por nível de influência. Você também pode agrupar influenciadores pelo nicho em que atuam. Isso significa que os influenciadores que podem aparecer em uma categoria baixa por uma medida podem parecer mais influentes quando vistos de outra maneira. Por exemplo, muitos mega influenciadores também são celebridades. No entanto, esses dois grupos geralmente têm menos influência real em seu público porque não têm experiência em um nicho específico e restrito. Alguns micros e até nano influenciadores podem ter um tremendo impacto nos seguidores em seu nicho especializado. Eles podem ser de benefício significativo para uma empresa que vende um produto direcionado a esse setor.

Por números de seguidores

Mega-influenciadores

Os mega influenciadores são as pessoas com muitos seguidores em suas redes sociais. Embora não existam regras fixas sobre os limites entre os diferentes tipos de seguidores, uma visão comum é que os mega influenciadores têm mais de 1 milhão de seguidores em pelo menos uma plataforma social.

Muitos mega influenciadores são celebridades que ganharam fama offline – estrelas de cinema, esportistas, músicos e até estrelas de reality shows. No entanto, alguns mega influenciadores conquistaram seus vastos seguidores por meio de suas atividades online e sociais.
No entanto, apenas as grandes marcas devem abordar os mega influenciadores para o marketing de influenciadores. Seus serviços serão caros, até US$ 1 milhão por postagem, e eles provavelmente serão extremamente exigentes com quem escolherem fazer parceria. Em praticamente todos os casos, os mega influenciadores terão agentes trabalhando em seu nome para fazer quaisquer acordos de marketing.


Macro influenciadores

Os macros influenciadores estão um passo abaixo dos mega influenciadores e talvez mais acessíveis como influenciadores de marketing. Você consideraria pessoas com seguidores na faixa entre 40.000 e 1 milhão de seguidores em uma rede social como macro influenciadores.
Este grupo tende a consiste em dois tipos de pessoas. Eles são celebridades de nível B, que ainda não chegaram ao grande momento. Ou são especialistas online de sucesso, que acumularam seguidores mais significativos do que os típicos micro influenciadores. O último tipo de macro influenciador provavelmente será mais útil para empresas envolvidas no marketing de influenciadores.
Os macros influenciadores geralmente têm um perfil alto e podem ser excelentes para aumentar a conscientização. Existem mais macro influenciadores do que mega influenciadores, então deve ser mais fácil para uma marca encontrar um macro-influenciador disposto a trabalhar com eles. Eles também são mais propensos a trabalhar com marcas do que micro influenciadores, facilitando a comunicação.
No entanto, você precisa ter cuidado com esse nível de influenciador. Esta é a categoria com maior probabilidade de se envolver em fraudes de influenciadores – alguns só alcançaram sua posição graças aos seguidores que compraram.


Micro influenciadores

Micro influenciadores são pessoas comuns do dia a dia que se tornaram conhecidas por seu conhecimento sobre algum nicho especializado. Como tal, eles geralmente conquistaram um número considerável de seguidores nas mídias sociais entre os devotos desse nicho. É claro que não é apenas o número de seguidores que indica um nível de influência; é a relação e interação que um micro influenciador tem com seus seguidores.

Embora as visualizações sejam diferentes, você pode considerar micro influenciadores como tendo entre 1.000 e 40.000 seguidores em uma única plataforma social.
Um micro influenciador pode não estar ciente da existência de uma empresa antes que essa empresa tente entrar em contato com ele. Se for esse o caso, a empresa terá primeiro que convencer o influenciador do seu valor. Os micros influenciadores acumularam seguidores especializados e não vão querer prejudicar seu relacionamento com seus fãs se forem vistos promovendo um limão.
Esse requisito para que o relacionamento entre micro influenciadores e marcas se alinhe com o público-alvo significa que os influenciadores costumam ser exigentes com quem trabalham. Alguns micro influenciadores ficam felizes em promover uma marca gratuitamente. Outros esperam alguma forma de pagamento. Independentemente do preço, é improvável que qualquer influenciador queira se envolver com uma marca “inadequada” para seu público.

A natureza da influência está mudando. Os micro influenciadores estão se tornando mais comuns e famosos. Alguns passaram da obscuridade virtual para serem quase tão conhecidos quanto as celebridades tradicionais. Este é particularmente o caso da Geração Z, que passa mais tempo na internet do que assistindo televisão ou indo a esportes ou filmes.
Em toda a realidade, os micro influenciadores são os influenciadores do futuro. A internet levou à fragmentação da mídia em muitos pequenos tópicos de nicho. Mesmo que você goste de algo relativamente obscuro, é provável que encontre um grupo do Facebook ou um fórum do Pinterest dedicado a isso. E é nesses nichos e fóruns que os micro influenciadores se estabelecem como influenciadores genuínos.


Nano-influenciadores

O mais novo tipo de influenciador a ganhar reconhecimento é o nano-influenciador. Essas pessoas têm apenas um pequeno número de seguidores, mas tendem a ser especialistas em um campo obscuro ou altamente especializado. Você pode pensar em nano-influenciadores como sendo o proverbial peixe grande em um pequeno lago. Em muitos casos, eles têm menos de 1.000 seguidores – mas serão seguidores ávidos e interessados, dispostos a se envolver com o nano influenciador e ouvir suas opiniões.
Embora muitas marcas considerem os nano influenciadores inconsequentes, eles podem ser de extrema importância para empresas que fabricam produtos altamente especializados e de nicho.
Para a maioria das empresas, no entanto, os nano influenciadores provavelmente carecem de influência suficiente para serem de grande utilidade. Eles podem ser baratos e ter uma influência tremenda com um pequeno número de pessoas, mas na maioria dos nichos, você precisaria trabalhar com centenas de nano influenciadores para alcançar um público amplo.


 

Por tipos de conteúdo

A maior parte do marketing de influenciadores hoje ocorre nas mídias sociais, predominantemente com micro influenciadores e blogs. Com um interesse crescente em vídeo, os YouTubers estão rapidamente se tornando mais importantes também.

Blogueiros

Blogueiros e influenciadores nas mídias sociais (predominantemente micro-bloggers) têm os relacionamentos mais autênticos e ativos com seus fãs. As marcas agora estão reconhecendo e incentivando isso.
Os blogs estão ligados ao marketing de influenciadores há algum tempo. Existem muitos blogs altamente influentes na internet. Se um blogueiro popular mencionar positivamente seu produto em uma postagem, isso pode levar os apoiadores do blogueiro a querer experimentar seu produto.

Muitos blogueiros acumularam seguidores consideráveis ​​em setores específicos. Por exemplo, existem blogs altamente influentes sobre desenvolvimento pessoal, finanças, saúde, educação infantil, música e muitos outros tópicos, incluindo o próprio blog. A coisa crítica que os blogs de sucesso têm em comum é o respeito de seus leitores.

Uma variação de fazer um blogueiro escrever algo que recomende seu produto é participar de guest posts. Se você conseguir um local de postagem de convidado em um blog grande, poderá controlar o conteúdo e normalmente poderá colocar um link para seu próprio site na biografia do autor.

Se um blog for grande e influente o suficiente, você poderá comprar uma postagem patrocinada em seu site. Isso permite que você escreva uma postagem por conta própria ou influencie fortemente o blogueiro a escrever uma postagem em seu nome. Ao contrário de uma menção casual na postagem de um blogueiro ou em uma postagem de convidado que você escreveu, você terá que pagar por uma postagem patrocinada (e provavelmente será rotulada como tal). No entanto, isso não prejudicou os resultados de muitas empresas que patrocinaram postagens em blogs. A Geração Z, em particular, parece ser imune à tag Sponsored Post e, desde que o produto esteja alinhado com o público principal do blog, não deve haver problema.


YouTubers

Claro, um blog não é o único tipo de conteúdo popular na internet. Outro tipo de conteúdo favorito é o vídeo. Nesse caso, em vez de cada criador de vídeo ter seu próprio site, a maioria cria um canal no YouTube. As marcas geralmente se alinham com os criadores de conteúdo populares do YouTube.


Podcasters

Podcasting é uma forma relativamente recente de conteúdo online que está crescendo em popularidade. Por ser relativamente fáceis de se fazer e editar, muitos podcasts tem ganhado destaque recentemente.


Somente postagens sociais

É claro que blogueiros, podcasters e YouTubers raramente confiam apenas em seu público existente para acessar seu site, esperando que haja material novo. Eles geralmente promovem novas postagens ou vídeos fortemente nas redes sociais – o que torna a maioria desses blogueiros e criadores de conteúdo micro influenciadores também.
De fato, a grande maioria dos influenciadores agora faz seu nome nas mídias sociais. Embora você encontre influenciadores em todos os principais canais sociais, a rede de destaque nos últimos anos tem sido o Instagram, onde muitos influenciadores criam suas postagens em torno de uma imagem impressionante.


 

Por Nível de Influência

Celebridades

As celebridades foram os influenciadores originais e ainda têm um papel a desempenhar, embora sua importância como influenciadores esteja diminuindo.

O marketing de influenciadores surgiu do endosso de celebridades. As empresas descobriram há muitos anos que suas vendas geralmente aumentam quando uma celebridade promove ou endossa seu produto. Ainda há muitos casos de empresas, principalmente marcas de alto padrão, usando celebridades como influenciadores.

O problema para a maioria das marcas é que existem tantas celebridades tradicionais dispostas a participar desse tipo de campanha de influenciadores, e é improvável que elas sejam baratas. A exceção será se uma empresa fizer um produto que uma celebridade já goste e use. Nessa situação, a celebridade pode estar preparada para usar sua influência para dizer o quanto ela acredita que o produto é bom. Tenho certeza de que muitos produtores de instrumentos musicais se beneficiam de músicos tocando seus instrumentos por escolha.

Um problema em usar celebridades como influenciadores é se elas podem não ter credibilidade com o público-alvo de um produto. Justin Bieber pode ser altamente influente se recomendasse um tipo de creme para acne, mas teria pouca chance de influenciar os padrões de compra de quem procura uma vila de aposentados.

As celebridades podem ter muitos fãs e seguidores gigantescos nas redes sociais. No entanto, é discutível exatamente quanta influência real eles exercem sobre aqueles que os seguem.


Principais líderes de opinião

Especialistas do setor e líderes de pensamento, como jornalistas, também podem ser considerados influenciadores e ocupam uma posição importante para as marcas.

Líderes da indústria e líderes de pensamento ganham respeito por causa de suas qualificações, posição ou experiência sobre seu tópico de especialização. Muitas vezes, esse respeito é conquistado mais por causa da reputação de onde trabalham. Por exemplo, um jornalista de um grande jornal provavelmente não é especialista nos assuntos sobre os quais escreve uma reportagem, mas é respeitado por ser um escritor suficientemente bom para trabalhar como uma publicação tão prestigiosa.

Esses especialistas incluem:

  • Jornalistas
  • Acadêmicos
  • Especialistas do setor
  • Consultores profissionais

Se você pode chamar a atenção de um jornalista em um jornal nacional, que por sua vez fala positivamente sobre sua empresa em um artigo, então você o está usando como um influenciador da mesma forma que faria com um blogueiro ou uma mídia social. influenciador. Há um bônus nessa situação em que o jornalista provavelmente escreverá sua reportagem de graça.

Blogueiros e criadores de conteúdo geralmente trabalham com líderes do setor e líderes de pensamento, e não é incomum vê-los citados em postagens de blogs e até usados ​​em campanhas de mídia social. A linha entre a mídia tradicional e a mídia social está se desfazendo.

Uma coisa a estar ciente ao trabalhar com os principais líderes de opinião é que muitos construíram sua reputação em um ambiente offline e podem não ter seguidores grandes ou ativos nas redes sociais.


Pessoas com influência acima da média em seu público

De muitas maneiras, os melhores influenciadores construíram sua reputação online por serem especialistas em algum nicho específico. Eles são semelhantes aos principais líderes de opinião, mas geralmente conquistaram sua reputação de maneira mais informal por meio de sua atividade online. E eles criaram essa reputação por meio da qualidade das postagens sociais que fazem, das postagens do blog que escrevem, dos podcasts que falam e dos vídeos que criam e publicam em seus canais do YouTube.

Esses influenciadores têm as melhores habilidades de comunicação e engajamento com seu público. Eles atraíram seus seguidores e se tornaram reconhecidos como especialistas em seu campo.

Seus números de seguidores dependem muito de seu assunto de especialização. No entanto, você descobrirá que essas pessoas têm seguidores incrivelmente altos em comparação com outras pessoas em seu nicho.

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