O que os YouTubers podem ver sobre seus espectadores (é mais do que você pensa!)

Como YouTuber, você pode ver muitas informações sobre as pessoas que assistem aos seus vídeos. Provavelmente muito mais do que muitos pensariam. O que exatamente os YouTubers podem ver sobre seus espectadores, quão visíveis são essas informações e por que os YouTubers podem ver algumas dessas informações em primeiro lugar? Estas são algumas das questões que vou abordar neste artigo.

Se você é um espectador e não tem certeza do que exatamente os canais que você assiste podem ver sobre suas informações, esperamos que isso ajude você. E se você é um YouTuber, conhecer melhor seu público é uma maneira útil de criar conteúdo personalizado para eles, então espero que você também possa encontrar algum valor neste artigo.

Em geral, os YouTubers podem ver muitas informações sobre seus espectadores. Eles podem ver sua idade, sexo, localização, idioma, a que horas estão mais ativos no YouTube, em quais dispositivos assistem a vídeos, em quais outros canais assistem, que outros vídeos assistem etc. Mas não se preocupe, isso não são informações específicas de um espectador, são as médias do vídeo e do canal.

Existem algumas maneiras de um YouTuber ver exatamente quem é um espectador. Mas antes de nos aprofundarmos nisso, vamos dividir isso em categorias, começando com as visualizações de um vídeo.

Os YouTubers podem ver quem viu seu vídeo?

Os YouTubers não podem ver exatamente quem visualizou seu vídeo, mas podem ver a porcentagem de quantos espectadores têm uma determinada idade ou o sexo. Se você tem 23 anos, é homem e mora no Brasil, será apenas um dos X% dos espectadores que são homens, brasileiros e com idades entre 18 e 24 anos.

Os YouTubers não apenas podem obter informações sobre a idade média de seu público, onde estão localizados e seu gênero, mas também podem ver quais outros canais e vídeos você (e o restante dos espectadores do canal) assistem. Isso é mostrado nas análises do YouTubers, mesmo que sendo de uma maneira bem superficial.

Se você é um criador de conteúdo, isso pode ajudar a fornecer uma ótima visão sobre o tipo de vídeo em que seu público está mais interessado e pode fornecer alguma inspiração (isso é semelhante à antiga caixa “canais relacionados” que costumava ser visível nas páginas iniciais do canal do YouTube).

Os YouTubers podem ver sua localização?

Os criadores de conteúdo do YouTube não podem ver seu local específico. O que eles podem ver é a porcentagem de espectadores que assistiram seus vídeos de um país específico. Portanto, se você estiver na Nova Zelândia, ele não mostrará o Visualizador XYZ na Nova Zelândia, mostrará apenas a porcentagem de espectadores da Nova Zelândia.

Para os espectadores baseados no Brasil, isso pode ser dividido ainda mais em qual estado os espectadores estão assistindo. Mas isso é o mais específico possível. E se você quiser ver um detalhamento de quais visualizadores vêm de qual estado, geralmente precisará de um conjunto de dados bastante grande (grande contagem de seguidores/alta visualização), pois essas informações não estão disponíveis para todas as visualizações.

Os YouTubers podem ver quem gostou ou não gostou de um vídeo?

Os YouTubers não podem ver quem gostou ou não gostou de seus vídeos, isso é completamente anônimo e todos os vídeos que você gosta são salvos em uma lista de reprodução privada chamada “Vídeos curtidos”. 

A única coisa que um YouTuber pode ver é o número de curtidas e desgostos que recebe. Esse pode ser um recurso útil (quando as pessoas não enviam spam) para avaliar o quão bem um vídeo cobriu um tópico.

Com ferramentas gratuitas como VidIQ ou TubeBuddy , você, como espectador ou YouTuber, pode ver o número exato de curtidas e não curtidas que um vídeo recebeu diretamente nos resultados da pesquisa. Isso pode ser útil para os espectadores verem se o vídeo responderá suficientemente à pergunta (e se vale a pena clicar).

Para os YouTubers que fazem pesquisa de palavras-chave, essa também é uma maneira útil de encontrar vídeos que você pode superar porque os espectadores não estão satisfeitos com o conteúdo e você pode criar algo melhor (observação: verifique os comentários para ver com o que as pessoas não estão felizes especificamente).

Os YouTubers podem ver quem se inscreveu no canal deles?

Os criadores de conteúdo do YouTube podem ver quem se inscreveu em seu canal. No entanto, essas informações estão disponíveis apenas para canais que têm suas assinaturas definidas como públicas. Você pode verificar se sua conta está visível para os assinantes e, se desejar, também pode defini-la como privada seguindo as instruções abaixo.

Para tornar suas assinaturas privadas:

  • Faça login no YouTube.
  • No canto superior direito, clique na sua foto de perfil.
  • Clique em “Configurações”.
  • No menu à esquerda, selecione “Privacidade”.
  • Ative a chave “Manter todas as minhas assinaturas privadas” se ainda não estiver ativada (deve estar azul quando ativada e cinza quando estiver desativada).
Como ver se suas assinaturas são privadas

Se você quiser que os YouTubers vejam que você se inscreveu, basta desativar essa opção.

Para YouTubers que desejam ver quem se inscreveu publicamente em seu canal, siga este guia.

Os YouTubers podem ver quem compartilhou seu vídeo?

Se você compartilhar o vídeo de alguém, ele não receberá uma notificação ou algo parecido (a menos que você o marque ao compartilhá-lo), em alguns casos, porém, pode ser possível ver quem compartilhou um vídeo se o criador for procurá-lo. Por exemplo, se alguém compartilhar um vídeo no Twitter, você pode digitar o URL do vídeo na barra de pesquisa do Twitter e todos os tweets que compartilharam esse URL serão exibidos.

Como alternativa, a extensão gratuita do TubeBuddy também possui um botão no qual você pode clicar para pesquisar no Twitter que incluirá automaticamente os URLs longos e curtos na pesquisa.

Como você vê, os YouTubers têm muita informação à sua disposição. Porém ao mesmo tempo, sua privacidade é respeitada.

Quer saber mais sobre nossos serviços de assessoria para influenciadores digitais? CLIQUE AQUI e conheça!

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Entre em contato!