Qual a diferença entre um influenciador digital e uma autoridade em um assunto?
No artigo de hoje, vamos conversar um pouco sobre a diferença entre um influenciador digital e alguém que seja considerado uma “autoridade no assunto”. Que tão influente pode ser uma pessoa que é respeitada pelo trabalho de qualidade que realiza e é reconhecida como um grande especialista?
Vamos primeiro entender o papel de um influenciador e de um grande especialista, que muitas não coincidem como influenciadores. Falemos primeiro do papel dos especialistas.
O motivo de alguém ser chamado de especialista
O motivo de alguém ser chamado de especialista muitas vezes está relacionado ao preparo técnico que tenha essa pessoa em alguma disciplina, seja por exemplo na área médica (ortopedista, pediatra etc.), na área acadêmica (alguém que possui uma pós-graduação). Além disso, alguém que trabalhe por muito tempo e tenha muito conhecimento em certa área, geralmente também é reconhecido como especialista.
E aí, acontece que os especialistas que, por seu bom trabalho, recebem reconhecimento tanto de outros profissionais da área deles como de clientes, em alguns casos até ganhando prêmios, acabam se transformando em “autoridades no assunto” quando se fala da área de atuação deles.
Mas então especialista é influenciador?
Nem sempre! Em alguns casos, a pessoa, por mais especialista que seja, por mais prêmios que tenha, não está inserida num cenário de influência, principalmente a digital. O reconhecimento que ele pode ter pode estar resumido a quem está relacionado a seu meio de atuação, que pode ser restrito.
É por isso que muitas vezes, grandes profissionais vão para o YouTube, imaginando que pelo fato de serem reconhecidos como bons profissionais, o público no YouTube vai se interessar e isso vai gerar audiência. Grande engano!
Às vezes, vemos no YouTube vídeos com títulos nesse estilo: “Entrevista com Zé José.” Mas, quem é “Zé José”?
Talvez a pessoa que está postando o vídeo pense que somente incluir o nome do participante é suficiente. O tal Zé José pode ser um grande nome, quem sabe um grande médico ou um empresário de sucesso, mas o público não sabe disso. Talvez não o público do YouTube em geral. Essa pessoa precisa talvez de ter mais visibilidade nos meios de comunicação para que o nome dela seja o suficiente.
E se o Zé José criar seu canal no YouTube?
Ele vai precisar criar uma “autoridade online” agora. Visto que no YouTube, as pessoas não o conhecem, ele vai precisar de começar do zero. E ir conquistando o público com bom conteúdo, boa apresentação e muita constância.
Nem todo especialista é um influenciador, porque nem todo especialista tem poder de influência.
Mas e um influenciador, é um especialista?
Isso nem sempre é fácil de responder. A resposta mais correta deveria ser: um influenciador deveria ser especialista no que faz, sim.
O que faz de um influenciador, influenciador? Seu poder de influenciar grupos relativamente grandes, por fazê-los crer no que ele crê, seguir o raciocínio que ele defende e fazer com que esse grupo de pessoas o veja como um exemplo a ser seguido, uma fonte de informação, dentro do nicho que ele aborda em seus conteúdos online.
Muitos influenciadores têm uma formação técnica que utilizam para criar conteúdo online. Alguns, porém, são entusiastas de certa matéria e decidiram criar conteúdo sobre ela, o que fez com que eles acabassem conhecendo muito bem aquele nicho. Ou seja, de um modo ou outro, eles se tornaram especialistas.
Mas, saber isso é importante?
Depende. Você é um especialista e gostaria de se tornar influenciador digital? Então já sabe que o processo para isso não é automático. Você vai precisar de formar sua audiência e entrar na fila, assim como todos os demais.
Você quer convidar um especialista para participar de algum vídeo em seu canal seja no YouTube ou outra plataforma? Verifique se seu convidado além de especialista é influenciador. Se for o caso, em lugar de usar o nome de seu convidado no título de seu vídeo, use o tema abordado como protagonista para o título. Dessa forma:
Em lugar de colocar no título de seu vídeo: “Entrevista com Zé José” você pode usar “Especialista em diabetes dá dicas de saúde.” Se você não se sentir bem em não usar o nome de seu convidado no título, lembre-se que o que importa é o assunto para seu público. E durante seu vídeo, seu convidado poderá se sentir bem recebido em seu canal de muitas outras maneiras.
E, se o que você quer é contratar a um influenciador para uma campanha em que ele vai falar sobre seu produto. Pense no que você acabou de ler aqui.
Já se você quer ser um influenciador digital ou procura assessoria para sua carreira de influenciador digital, CLIQUE AQUI e conheça nossos serviços.
Write a Comment