Está começando como influenciador digital? Será que já precisa de um mídia kit?
Está começando como influenciador digital? Será que já precisa de um mídia kit?
Vamos falar nesse artigo sobre o que é um mídia kit e quando você deve começar a pensar em ter o seu.
Vamos primeiro repassar com você o que é um mídia kit e para que serve.
O que é um mídia kit?
Um kit de mídia ou como gostamos de falar, um mídia kit é basicamente, uma apresentação resumida de seu trabalho como influenciador. Com ele, você mostra a possíveis anunciantes e parceiros comerciais que é interessante fazer negócios com seu canal e com você.
O que é preciso colocar em um mídia kit?
Bem, como você viu, um mídia kit é um resumo de seu trabalho. Também deve informar os seus números de audiência e o que você apresenta. Veja alguns pontos que você pode apresentar em seu mídia kit:
- Quem assiste a seu conteúdo? Informe a quantidade de seguidores que você tiver, nas principais plataformas em que você atuar.
- Qual o gênero de quem assiste a seu conteúdo? Do total de espectadores, quantos por cento são homens e quantos são mulheres?
- Qual a idade de seu público? Indique as porcentagens de idade de diferentes faixas etárias que assistem a seus vídeos e veem seus posts.
- Em quais plataformas sociais você atua? Mostre também os números de cada uma delas.
- Qual é o estilo de seu conteúdo? Conte um pouco sobre você e seu trabalho nas redes sociais.
- Se tiver quadros diferentes em seu canal, conte um pouco sobre eles, qual a temática deles e informações que julgar interessantes para quem ainda não conhece esses quadros.
- É interessante você mencionar maneiras diferentes em que um anunciante pode trabalhar com você: diga a eles formas diferentes de anunciar (menção em vídeo, vídeo dedicado, banners e outras maneiras que tiver). É interessante você mencionar a possibilidade de criar pacotes com valores interessantes.
- Sobre colocar preços, isso é algo que você pode ou não por. Vai do que você achar mais estratégico.
- E claro, não se esqueça de colocar um contato seu ou de sua assessoria.
Em que momento eu preciso ter um mídia kit?
Como você viu, um mídia kit é uma ferramenta comercial, praticamente. Então pense no seguinte: atualmente, no momento em que está seu canal, você conseguiria fazer vendas para um anunciante?
Pense não em seu número de inscritos em seu canal no YouTube. Pense em quantas pessoas assistem a seus vídeos, regularmente. Essa quantidade de pessoas é mesmo suficiente para vender? Para te ajudar a chegar a uma boa conclusão adequada, você pode imaginar a seguinte situação: dependendo muito do produto e do seu público, geralmente 1% das pessoas que veem um anúncio interagem com ele, clicando em um link por exemplo. E dessas pessoas, talvez 10% comprem o produto.
Então imagine um vídeo que obteve 1.000 visualizações. E houve um anúncio nele. Dos mil, dez pessoas clicaram no link anunciado. Será que uma delas irá comprar? Difícil saber. Mas pensando que sim, qual foi o valor da venda? E por quanto saiu o anúncio?
Como você vê, não é uma boa ideia já ter um midia kit se seu conteúdo ainda não tem potencial para vender. Espere até que seu canal tenha mais público para aí sim pensar em construir essa ferramenta.
Enquanto isso, pense em melhorar cada vez mais seu conteúdo, estude sobre seu nicho, capriche na entrega de conteúdo.
Nós da Warp Media te ajudamos com sua carreira. Quer saber como? CLIQUE AQUI!
Write a Comment