SEO para YouTube: 10 dicas infalíveis para posicionar seus vídeos no YouTube e transformá-los em ‘os mais vistos’

Certamente você está cansado de ler e ouvir em todos os lugares que o conteúdo é o rei da Internet, e é por isso que desta vez não vamos falar com você sobre isso.

Mas você sabia que a Internet também tem uma rainha e que também tem tantos encantos que será impossível resistir a eles?

Nesse caso, estamos falando de vídeos online, que já são chamados a ser o presente e o futuro do marketing digital. Os usuários estão gastando cada vez mais tempo assistindo a vídeos, mas não apenas isso, mas também:

78% do conteúdo que é consumido na rede já é conteúdo audiovisual, e isso é algo que sua marca não pode ignorar.

O motivo é simples: os vídeos são divertidos, compartilháveis ​​e fáceis de consumir. Mas eles também aumentam as taxas de conversão, favorecem o engajamento são baratos (você pode até fazer de graça).

De fato, 9 em cada 10 internautas assistem aos vídeos das marcas que gostam, 65% acabam visitando o site da marca depois de assistir a um vídeoem 2018 o vídeo online representou 84% de todo o tráfego da Internet. Quase nada!

Portanto, se você ainda não incluiu o vídeo em sua estratégia de marketing de conteúdo, deve considerá-lo; e se você já está criando seus próprios vídeos, você deve tirar o máximo proveito deles. E é aí que o SEO do YouTube entra em ação.

E é que, de fato, se falamos de vídeo não podemos esquecer a plataforma audiovisual por excelência: o YouTube, o terceiro site mais visitado do mundo e responsável pela existência dos mais de 32 milhões de vídeos que estão atualmente na plataforma.

Porque o upload de vídeos para o YouTube é ótimo, mas e se você também pudesse otimizá-los para que eles apareçam nos principais sites de busca e você possa ganhar mais tráfego, conversões e, portanto, mais dinheiro?

É exatamente isso que vamos te ensinar a seguir através de 10 técnicas infalíveis de SEO do YouTube que vão te ajudar a levar seus vídeos para o topo do YouTube e do Google. 

Quando você terminar de ler o artigo, verá que fazer SEO no YouTube é relativamente fácil. No geral, se Justin Bieber conseguiu se dar a conhecer graças aos seus vídeos na plataforma sem ter ideia de posicionamento, você também pode conseguir, certo? 😉

Por que incluir vídeos na sua estratégia de marketing e apostar no SEO do YouTube?

O YouTube é o segundo mecanismo de busca mais usado no mundo, atrás apenas do Google; e curiosamente ambos são donos do mesmo monopólio desde que o Google adquiriu a plataforma de vídeo em 2006 por 1,65 bilhão de dólares.

Hoje, o YouTube recebe um bilhão de visitantes únicos por mês que realizam 3 milhões de pesquisas mensais e carregam 100 horas de vídeo a cada minuto. 

Mas não só isso, mas se o YouTube fosse um país seria o terceiro maior do mundo atrás apenas da China e da Índia, e de fato quase uma em cada duas pessoas que se conectam à Internet estão no YouTube.

Imagine então tudo o que você pode alcançar se criar uma boa estratégia no YouTube!

De facto, são cada vez mais as pequenas, médias e grandes empresas que estão conscientes das potencialidades do vídeo online e que apostam cada vez mais no vídeo SEO para obter melhores resultados, uma vez que é uma opção económica e ao alcance de qualquer pequena empresa. 

Em breve você também saberá como usar o YouTube para otimizar seus vídeos para ocupar as primeiras posições nos buscadores e alcançar muito mais pessoas.

10 passos que sim ou sim você deve seguir para fazer SEO no YouTube e colocar seus vídeos entre os ‘mais vistos’ da plataforma

Para aparecer nas primeiras posições do Google ou YouTube, não basta enviar um vídeo para o seu canal e dar-lhe um título cativante, mas há uma série de técnicas de SEO do YouTube que você precisa conhecer para obter o máximo fora do marketing de vídeo Seja para direcionar mais tráfego para seu site, aumentar sua visibilidade, ser notado, aumentar o engajamento, gerar mais leads, aumentar sua taxa de conversão ou qualquer outra meta que você definiu para si mesmo.

A seguir, vamos compartilhar 10 técnicas que você deve aplicar para se dar bem no YouTube:

1. Cuide da aparência do seu canal do YouTube

A primeira impressão é a que conta, portanto cuide do design do seu canal do YouTube para que seja atraente e agradável de assistir.

Escolha um nome de usuário que se identifique com sua marca e com o que você deseja transmitir, e ele vale para a imagem do perfil e a imagem da capa.

O ideal é que você escolha um design responsivo, ou seja, que seja adaptado a diferentes dispositivos, e tente fazer uma boa descrição do canal com aquelas palavras-chave relacionadas ao seu nicho ou setor de mercado.

Além disso, você também pode fixar um vídeo de apresentação no topo do seu canal que será exibido apenas para novos visitantes que ainda não se inscreveram no seu canal (e de fato é uma opção altamente recomendada que cada vez mais marcas estão aproveitando do).

Tente manter o vídeo curto, apresentar seu canal ao seu público, engajá -losconvidá-los a se inscrever, inserindo também várias anotações.

2. Crie listas de reprodução

Ter todos os seus vídeos classificados e distribuídos em várias listas de reprodução será muito útil para organizar suas informações.

Mas não só isso, mas as playlists também aparecem nos resultados de busca, então se você as usar para agrupar seus diferentes vídeos, além de facilitar a revisão de todos os vídeos dessa lista, você também ajudará seu canal a aparecer em os resultados da pesquisa. YouTube com o qual você aumenta a visibilidade.

3. Pesquise seu público e fique de olho na concorrência!

Uma das vantagens de fazer SEO no YouTube é que é muito simples, entre outras coisas porque a plataforma oferece diversos relatórios e estatísticas sobre seus visitantes; por exemplo, idade, sexo e localização.

Tudo isso vai te ajudar a saber quem seus vídeos estão alcançando e quem realmente é seu público, para que você tenha uma ideia de qual caminho seguir.

Você também achará muito útil analisar sua concorrência, não apenas para ver o que eles fazem, como fazem e como estão, mas também para ver quais palavras-chave estão usando para posicionar seus vídeos.

Precisamente, uma das frases favoritas de Steve Jobs, cujo autor é Pablo Picasso, foi esta:

“Grandes artistas copiam, gênios roubam”

Você já sabe: roubar é ilegal, mas ficar de olho na concorrência para ter boas ideias vai te ajudar a seguir em frente e saber para onde ir.

4. Defina suas palavras-chave de vídeo

Um dos passos mais importantes para ter sucesso com o SEO do YouTube é reservar um tempo para pesquisar quais serão as palavras-chave do seu vídeo para que você possa jogar com segurança ao otimizar seus vídeos.

Você tem várias maneiras de fazer isso, por exemplo, ver quais pesquisas são as mais comuns no setor em que você se move usando o mecanismo de pesquisa do YouTube ou ainda pode usar o Google Trends para comparar vários termos de pesquisa semelhantes e ver sua tendência ou o Planejador de palavras-chave do Google para ver quantas pesquisas uma determinada palavra tem por mês.

5. Crie conteúdo interessante, exclusivo e relevante

Por mais que os vídeos funcionem, eles ainda são conteúdo e, portanto, quando seu público os assiste, eles o fazem com a intenção de encontrar valor neles.

Isso significa que você precisa criar conteúdo interessante, útil e exclusivo, voltado para atender às necessidades do seu público. Pense que não há nada mais direto do que o marketing de conteúdo, então tente responder em seus vídeos às possíveis dúvidas e preocupações do seu público.

Além disso, tente fazer com que seus vídeos sejam perenes, ou seja, que o conteúdo deles nunca morra; e antes de fechar o vídeo, adicione calls to action com base em seus objetivos: visite seu blog, comente ou compartilhe nas redes sociais. Você escolhe!

E lembre-se de que o Google classifica os vídeos com base em como as pessoas interagem com eles, portanto, quanto mais visitas e interações, maior a classificação.

6. Escolha um título para o seu vídeo que seja “amigável para SEO”

O título é uma das peças-chave do SEO do YouTube e uma das mais esquecidas, então sim ou sim você deve incluir a palavra-chave nele – e quanto mais no início do título, melhor.

Além disso, o título de um vídeo é um dos motivos pelos quais escolhemos clicar ou não nele, tanto diretamente do YouTube quanto se você o compartilha nas redes ou o envia por e-mail, portanto, você precisa de um título sugestivo, atraente e que chama à ação. E acima de tudo, tente não ultrapassar 60 caracteres.

Lembre-se também de que palavras como “dicas ”, “erros ”, “como fazer e afins despertam a intriga do público e tornam os títulos mais clicáveis.

Se, por exemplo, você tem um negócio de cozinha e sabe que seu público busca receitas — e que uma das maiores buscas é sobre pizzas caseiras — então o ideal é que você otimize a palavra “pizza caseira” em seu vídeo, também levando em conta as palavras que melhor funcionam como receita ou como .

7. Escreva uma boa descrição do seu vídeo

Outro fator essencial para se ter em mente ao fazer SEO no YouTube é a descrição, pois afeta o posicionamento mais do que você imagina.

O motivo é muito simples: como o Google não pode ouvir os vídeos, ele se baseia na descrição do texto para determinar o conteúdo do vídeo.

Mas não é qualquer descrição que é válida, é preciso levar em conta vários requisitos, como:

  • Faça uma descrição detalhada, explicativa e persuasiva sobre o conteúdo do seu vídeo de no mínimo 250 palavras, pois mesmo que apenas as primeiras linhas sejam mostradas ao usuário, o que você quer é posicionar seus vídeos no YouTube e as descrições são lidas pelo Google e pelo YouTube.
  • Adicione o link para seu blog ou site no primeiro parágrafo, pois isso maximiza a CTR ou a taxa de cliques do seu site.
  • Inclua a palavra-chave nas primeiras 25 palavras.
  • Digite a palavra-chave pelo menos 3 ou 4 vezes (não mais, pois o Google e o YouTube a considerarão como Spam).
  • Adicione um call to action para dizer a eles que você espera que eles compartilhem o vídeo, comentem, se inscrevam, visitem seu blog ou qualquer outra coisa que você queira que eles façam.

Nosso conselho é investir um pouco de tempo na descrição porque você verá recompensado no posicionamento.

8. Não se esqueça das tags ao fazer SEO no YouTube, você vai precisar delas!

Além de ajudar você a definir e posicionar seu vídeo corretamente, as tags também o ajudarão a aparecer na seção de vídeos relacionados na barra lateral enquanto os usuários assistem a outros vídeos relacionados ao seu tópico, com os quais você pode obter novas visitas.

Portanto, inclua todas as tags que você considera relevantes, mas evite todas as que não estejam relacionadas ao contexto do seu vídeo. Como um usuário encontraria você? Pense nisso, investigue e adicione tags para que seu vídeo seja oferecido para uma determinada pesquisa. Claro: cuidado com a otimização excessiva.

Além disso, é importante atualizar as tags periodicamente para aproveitar melhor os novos comportamentos de pesquisa.

O YouTube há muito desativou a possibilidade de visualizar publicamente as tags de vídeos de outras pessoas para evitar práticas ruins, mas ainda dá pra você usar plugins que te mostram quais tags certo vídeo utiliza.

9. Carregue uma miniatura (thumbnail) personalizada, você ficará surpreso!

A primeira coisa que um usuário vê antes de decidir se quer ou não ver seu vídeo é o título de um lado e a imagem em miniatura do outro.

E perder a oportunidade de escolher uma imagem em miniatura adequada é um erro que pode te levar a perder centenas de cliques, então escolha a melhor das imagens que o YouTube te oferece ou se você é um parceiro, personalize sua imagem em miniatura e faça o upload para acompanhar o título do seu vídeo — idealmente no formato 4:1 e pelo menos 1200 x 720 pixels.

10. Compartilhe seus vídeos em diferentes plataformas

Dê asas aos seus vídeos e divulgue-os em diferentes plataformas: por e-mail, em redes sociais como Facebook ou Twitter e até mesmo em seu blog ou site .

Também é importante que, ao configurar seu vídeo, você permita o compartilhamento e a incorporação do vídeo em qualquer site, portanto, não se esqueça de marcá-lo como público.

Além disso, certifique-se de definir a categoria correta para seu vídeo e sempre que puder incluir legendas, pois o Google e o YouTube as usam para obter melhores informações com as quais você obterá um melhor posicionamento .

O que você achou dessas 10 dicas para fazer SEO de vídeo no YouTube e assim colocar seus vídeos no topo dos buscadores com tudo o que isso significa para o seu negócio?

Este conteúdo foi útil para você? Você vai aplicar essas dicas no seu canal do YouTube? Deixe-nos os seus comentários! 

E se você quer assesssoria para sua carreira como influenciador digital, nós oferecemos o serviço mais completo do Brasil para YouTubers. CLIQUE AQUI e conheça.

2 Comments

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Entre em contato!