Ter canal secundário no YouTube: vale a pena?

Provavelmente, você já deve ter visto que alguns dos YouTubers que você acompanha, mantem mais de um canal ativo no YouTube. E pode ser inclusive que você mesmo tenha ou esteja pensando em criar um canal secundário, onde você talvez queira postar outros conteúdos ou até algo relacionado com seu canal original.

Mas será que vale a pena ter mais de um canal no YouTube? E se sim, em que circunstâncias? Vamos falar sobre isso.

Para que serve um canal secundário?

Um canal secundário geralmente é usado quando o criador de conteúdo decide falar no YouTube sobre outros assuntos, diferentes do assunto de seu canal atual. E essa decisão, por esse motivo, é muito acertada.

A pior coisa que você pode fazer com seu canal é deixá-lo uma “salada de conteúdo”. E infelizmente, muita gente faz isso, em seu canal, posta vídeos sobre games, culinária, tecnologia, etc. E com isso o mecanismo do YouTube não sabe como classificar seu canal, afetando bastante o tempo em que você vai ver crescimento nele. Você precisa dedicar seu canal a um nicho apenas. Assim, o YouTube poderá mais facilmente classificar seu canal e indicá-lo para o melhor público.

Por isso, se você quer falar sobre muitas coisas diferentes, realmente o ideal é que você tenha um canal dedicado a cada um desses assuntos. E o bom é que o outro canal pode ser totalmente diferente do primeiro.

Mas, é boa ideia ter um canal secundário com o tema parecido ou quase igual ao primeiro canal?

Isso depende. Se o nicho de seu canal permite uma gama de assuntos secundários, aí sim. Vamos dar um exemplo. Um canal especialista em gameplays pode ter um canal secundário apenas para falar de notícias relacionadas ao mundo dos games. Um canal de churrascos pode ter um outro dedicado a bolos. Você percebeu que apesar de se manter no mesmo nicho, nesses exemplos ainda assim há uma diferenciação? Um canal não está competindo com o outro.

Quando não é boa idea ter um canal secundário

Já vimos muitos canais que anunciam seus canais secundários. O problema é que esses canais secundários são exatamente iguais ao canal original. Qual o motivo da existência dele? Pode ser simplesmente porque a pessoa que tem o canal, por “moda” quis criar um outro canal, pensando que talvez se ele tivesse dois canais, um deles pelo menos poderia dar certo. O que é totalmente errado! Se você tem um canal com problemas, não vai te ajudar ter outro em que você repete os mesmos erros.

Outro motivo pelo qual pode não ser boa ideia ter um canal secundário é que você vai ter que se dedicar a mais um canal, o que nem sempre é fácil. Lembre-se que para que um canal realmente tenha sucesso, é preciso dedicar tempo de qualidade com preparação de conteúdo, gravações e edição e muito mais. Sua agenda te permite ter esse nível de dedicação a mais de um canal? Pense bem.

Lembre-se também que para que um canal tenha sucesso, quanto mais conteúdo ele tiver, melhor será. Quanto conteúdo você consegue criar para seu canal, por semana? Não é uma boa ideia tentar dividir seu tempo entre dois canais se seu tempo para criar já é curto. Um canal com pouco conteúdo dificilmente cresce. Então, se você pode por exemplo criar dois vídeos por semana, dedique esses dois vídeos a apenas um canal. Dois canais com um vídeo semanal apenas vão fazer com que você se fruste duas vezes quando nenhum dos dois crescer como você queria.

Há quem pense que ter mais de um canal de alguma forma mostra que a pessoa é um criador de conteúdo bem ativo e que isso possa aumentar seu prestígio. Nada a ver!

Muitos grandes influenciadores digitais têm vários canais secundários. Porém, como eles vivem totalmente do trabalho que fazem como influenciadores, eles podem se dedicar a esses canais e com a mesma qualidade em todos.

Esperamos que você tome uma boa decisão sobre ter ou não um canal secundário. E se precisar de ajuda, nós oferecemos assessoria para YouTubers. CLIQUE AQUI e conheça nosso serviço.

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