E se o YouTube acabar em 2023? Se você é YouTuber, vai querer ler isso!

Para começar esse artigo, devemos comentar que adivinhar o futuro é impossível. Então, o que vamos fazer nesse artigo é comentar com você sobre o que podemos esperar do YouTube em 2023 e no futuro e dar alguns conselhos para você que quer ser YouTuber ou influenciador digital.

Imagine que você more em uma vila e que há apenas uma torneira em uma praça. Isso significa que todos os moradores, para poderem ter acesso a água limpa, devem ir até esse lugar para conseguir. Pra isso, eles devem encher baldes e outros recipientes, talvez todos os dias. Quanto trabalho!

Mas aí, um dia, todas as casas recebem água encanada limpa. E juntamente a isso, todos podem comprar em qualquer lugar água engarrafada. Muito mais fácil!

Bom, mas por que estamos fazendo essa comparação? Bem, antigamente, se você quisesse assistir conteúdos em vídeo, tudo o que você tinha estava ou na TV ou no cinema, basicamente. Não havia variedade, já que o que poderia mudar era o canal de sua escolha ou o filme que você decidia assistir. E com o detalhe que antigamente haviam poucos canais de TV.

Queria aprender novas receitas culinárias? Deveria esperar o horário e dia de exibição de algum programa culinário. Queria assistir sua série preferida? Era só esperar o dia da semana que ela passasse e estar na TV no horário de exibição. Parece complicado? Até o início dos anos 90, essa era a realidade da maioria das pessoas.

Éramos totalmente dependentes das mídias existentes, quanto à quando e como iríamos consumir o conteúdo criado por elas. Isso até que os primeiros sites “sociais” surgirem, dando a possibilidade de que qualquer pessoa pudesse postar conteúdo próprio. Mas ainda poderia ficar melhor!

No dia 14 de fevereiro de 2005, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, precisamente as 21:13 (segundo a lenda), colocaram para funcionar a plataforma de vídeos mais famosa do mundo, o YouTube. No início, a plataforma foi criada para a postagem de vídeos familiares, pessoais. Mas logo evoluiu para uma plataforma de entretenimento público. Uma plataforma em que o conteúdo pode ser feito por qualquer pessoa, onde você pode ser o apresentador de seu próprio “canal” dentro do YouTube.

Em pouco tempo, o nome “YouTuber” e “influenciador digital” foram criados e popularizados. Em 2009, temos o primeiro canal a atingir 1 milhão de iscritos, o canal FRED, pelo menos foi o primeiro que ganhou a famosa placa do YouTube. Todo mundo por assim dizer, queria saber mais sobre esses novos profissionais. O YouTube foi ficando cada vez maior e por fim foi comprado pelo Google logo no ano seguinte à sua criação, em 2006.

De plataforma para vídeos caseiros a fonte de renda de muitos

Não demorou, como comentamos, para que pessoas começassem a ganhar dinheiro com o YouTube. Seja por meio do sistema interno de monetização da plataforma ou por outras formas que você pode ganhar dinheiro com o YouTube, ser YouTuber passou inclusive, a ser considerado profissão em muitos países.

Atualmente, milhares de pessoas em todo o mundo tem como fonte de renda principal, ou seja, ganham a vida, como influenciadores digitais YouTubers. Mas isso ao mesmo tempo que é positivo, também pode ser um motivo de preocupação.

Devemos nos lembrar que é muito perigoso depender totalmente de algo que para começar, é intangível, como um canal em uma plataforma digital. Algo que pode ser, em algum momento, hackeado (ou a plataforma ou seu canal), perder relevância e com isso, lucratividade ou simplesmente ser descontinuado.

Faz um tempo que se intensificaram os ataques diretos a vários canais dentro do YouTube. Mesmo que o YouTube restabeleça a propriedade dos canais atacados para seus donos, o tempo até que isso aconteça sempre representa perdas financeiras para os donos desses canais.

Além disso, com o aperto na rigidez em regras sobre direitos autorais, conteúdo impróprio e conteúdo infantil, muitos canais se viram afetados. Recentemente, dezenas de canais foram desmonetizados por vários motivos. Dois dias antes da escrita deste artigo, vimos um canal anunciar que foi desmonetizado e que, como era a única fonte de renda atual de seu apresentador, agora ele iria tentar se manter com doações. Se isso vai dar certo, ninguém sabe.

E isso nos leva a nosso próximo argumento.

Influenciador digital nenhum deve depender de apenas uma fonte de renda

Claro, você já deve ter ouvido que “não se deve por todos os ovos num mesmo cesto”. E isso se aplica muito bem quando falamos da carreira de um influenciador digital. Da noite para o dia, em um instante, você pode perder sua conta na rede social que te dá mais renda. E aí? Como vai ficar sua vida, suas contas?

Por isso, é muito importante que você tenha força de influência em outras redes sociais também. Se você não tem como se dedicar a mais de uma rede social, faça um planejamento de tempo. Pelo menos em uma outra rede social é importante investir. Inclusive, dependendo do seu nicho de atuação, ter um website pode ser muito importante. Caso você tenha problemas com sua principal fonte de renda, seu site ainda pode ser um bom plano B.

Experimente, conheça outras redes sociais

Atualmente, existem muitas opções para quem gosta de criar conteúdo em vídeo. O TikTok por exemplo, é uma das redes sociais que ainda está em crescimento e também conta com um sistema de monetização. O Instagram também tem uma ferramenta de vídeos, o Reels, que pode ser interessante de usar. E ainda existem plataformas de vídeos baseadas em blockchain, em que muita gente têm ganhado dinheiro mesmo no começo de seus canais nessas plataformas.

Faça experimentos. Poste alguns vídeos em plataformas que você encontrar e pesquisar informações sobre elas. Veja os resultados. Veja se é fácil de usar. Confira as regras e termos de uso dessas plataformas.

Se você gostar, pode ser uma boa ideia postar nessas outras redes e plataformas também. Lembra que o influenciador ou influenciadora é você, não seu canal. Quem deve brilhar é você. E você pode brilhar em qualquer lugar, lembre-se disso.

Mas o YouTube vai acabar?

Pode ser. Mas dificilmente isso vai acontecer em 2023. A plataforma tem crescido bastante nos últimos anos e tem evoluído também. Com o advento do TikTok, vídeos curtos ficaram na moda e o YouTube lançou o Shorts que agora foi monetizado também. Há um esforço grande na manutenção plataforma e que ela continua lucrativa. Então, o provável é que o YouTube cresça ainda mais em 2023.

Por isso, você que tem o sonho de ter seu canal no YouTube fazendo sucesso, ainda há oportunidade. Não desista!

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