Tem canal no YouTube? Veja 6 qualidades que todo YouTuber precisa ter
Se você tem canal no YouTube, com certeza você vai querer saber sobre qualidades que todo YouTuber precisa ter para ter um canal de sucesso no YouTube. E é sobre isso que vamos falar nesse artigo. Separamos algumas características que grandes influenciadores digitais costumam ter e explicamos uma a uma, para você desenvolver características semelhantes e ter um canal com bastante audiência no YouTube. Vamos ver!
1- Amor pelo que faz
Não tem como fazer algo que não se gosta bem, pelo menos, não por muito tempo. Em algum momento, geralmente mais rápido do que você pensa, você vai se cansar do assunto de seu canal e ou vai desistir ou simplesmente vai mudar o foco de seu canal, o que pode ser muito ruim para seu crescimento.
Então, que seu canal seja sobre algo que você gosta muito, que conhece bem e fala com prazer, mesmo fora do seu canal. Isso vai te ajudar a produzir melhores conteúdos e feitos com a motivação adequada. Seu público vai perceber que você realmente se importa com o conteúdo que produz e isso em algum momento vai gerar bons resultados.
2- Disciplina
Para que qualquer projeto, em especial os que dependem de tempo, é preciso ter muita disciplina. Isso significa que é preciso ter uma rotina de preparação e produção de conteúdo constante. Você precisa ter bem definido o dia em que vai gravar, ter planejado o conteúdo da semana e das seguintes de preferência, criar uma agenda para seu canal e seguir essa agenda de maneira religiosa. De outra forma, dificilmente você vai conseguir manter seu canal com vídeos novos todas as semanas. Nem sempre é fácil ter disciplina, mas sempre vale a pena se esforçar para desenvolver bons hábitos e costumes.
3- Persistência
Obviamente, insistir em algo que não funciona não é bom. Mas muita gente desiste sem mesmo ter tentado da maneira certa. Gravam vídeos de vez em quando, não sabem como usar os campos de descrição, tags e nem sabem como escrever bons títulos. Postam vídeos “uma vez na vida e outra na morte” mas mesmo assim, querem que seus canais sejam grandes! Então, quando falamos aqui em que você deve ser persistente, queremos dizer que você deve aprender bem como otimizar seu canal, criar uma agenda de produção de conteúdo, ter disciplina para seguir seu planejamento e saber que muitas vezes as coisas no YouTube levam tempo para gerarem resultados. Um canal pode precisar de alguns meses de trabalho ou até mesmo mais de um ano para gerar bons resultados. O segredo é fazer o correto estrategicamente falando e persistir.
4- Ser sociável
Parece absurdo, mas acredite, existem pessoas aspirantes a influenciadores que não gostam de lidar com pessoas. Acham desnecessário responder comentários, postar em redes sociais sobre seu conteúdo e acreditam que as pessoas precisam se contentar apenas com o que é postado no YouTube. Isso é um erro! Se você quer ser influenciador digital, é essencial saber e gostar de se socializar com outras pessoas. Responda comentários, comente em outros canais e redes sociais (de maneira sincera) e crie conteúdo em outras redes sociais também.
5- Paciência
A paciência e a persistência andam juntas. Você precisa de muita persistência para manter uma rotina firme em relação a seu canal no YouTube. Mas também precisa de muita paciência, pois o tempo para colher os primeiros resultados pode demorar mais do que você pensa. Conhecemos YouTubers que atualmente têm milhões de seguidores que levaram 2 anos para terem muita audiência em seus canais. Então não se desespere se tiver a impressão que seu trabalho não te leva a lugar algum. Você pode estar no caminho certo, quase chegando onde quer. Mas se desistir, nunca irá chegar onde quer. Ter paciência vai te ajudar a trabalhar enquanto espera o tempo certo de colher resultados pelo seu trabalho bem feito.
6- Saber escutar
No caso, você deve saber escutar o que seu público quer. Muitas pessoas ao iniciar um canal, acertam no tema central do canal porém em lugar de postar conteúdo que as pessoas procuram, postam somente o que elas acreditam que é de interesse, quando o interesse muitas vezes é apenas do dono do canal.
Por exemplo, um canal que se dedica a falar das novidades sobre informática pode dar muito destaque talvez a algum detalhe mais técnico, como falar dos componentes de uma placa de vídeo em lugar de falar sobre as melhores placas de vídeo para jogar os games em alta. Claro, esse foi só um exemplo, mas o ponto é que você precisa saber escutar o que as pessoas querem. Dá pra saber isso de algumas maneiras. Vamos mencionar algumas: por analisar quais vídeos de seu canal tiveram melhor desempenho, por ler comentários de pessoas que deram sugestões, por ver quais vídeos são mais vistos dos principais canais grandes que falam do mesmo tema do seu e claro, por perguntar diretamente a seu público qual tipo de conteúdo eles gostaria de ver em seu canal.
O ponto é: nunca se prenda ao que apenas você quer apresentar. Se você já tem um nicho definido, agradar seu público dentro desse nicho não deve incomodar você.
Nenhuma carreira começa rapidamente
Até pode acontecer, mas dificilmente uma carreira começa rapidamente. Ela precisa ser construída, às vezes aos poucos, para que seja sólida. Acreditamos que se você desenvolver as qualidades que comentamos, vai ser mais fácil chegar no sucesso que você tanto quer.
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