Rival do TikTok: conheça Reels, do Instagram
O Instagram Reels é uma nova maneira de criar conteúdo de vídeo divertido e envolvente a partir do Instagram Stories.
Após ser testado pela primeira vez no Brasil, o recurso de vídeo mais recente do Instagram está disponível na Alemanha, França e Índia – onde o recurso foi lançado apenas alguns dias depois que o governo indiano proibiu o TikTok, juntamente com outros 58 aplicativos chineses.
E de acordo com a NBC News , Reels estará disponível nos Estados Unidos, Reino Unido, Japão, México e aproximadamente 50 outros países “em questão de semanas”.
Em entrevista ao TechCrunch , um porta-voz do Facebook confirmou que o lançamento mais amplo ocorrerá no início de agosto, sem fornecer detalhes específicos de quais mercados terão acesso.
Semelhante ao TikTok , os usuários podem gravar clipes de vídeo de 15 segundos configurados com música e compartilhá-los no Stories.
Os usuários podem escolher entre uma enorme biblioteca de músicas, emprestar áudio de outro vídeo ou gravar sua própria trilha sonora original.
Há também um temporizador de contagem regressiva de vídeo e a opção de ajustar a velocidade do seu vídeo – assim como você pode no TikTok .
Os Instagram Reels podem ser compartilhados no Instagram Stories, enviados diretamente a usuários específicos ou adicionados a uma nova guia Reels no perfil de um usuário:
E há uma nova seção de descoberta no Instagram Explore : Top Reels, onde os Reels públicos com melhor desempenho terão a chance de se tornar virais.
Por que o Instagram está lançando o Reels?
Se você acha que a maioria desses recursos parece familiar, isso não é coincidência.
O Reels pode ser considerado uma resposta direta à crescente popularidade do TikTok – que aumentou em popularidade nos últimos 12 meses.
O TikTok gerou “o maior número de downloads para qualquer aplicativo de todos os tempos” no primeiro trimestre de 2020, de acordo com a Adweek .
E o núcleo demográfico do TikTok está mudando rapidamente. Embora já tenha sido dominada pelos usuários da Gen-Z, os Millennials agora representam uma parcela maior da base de usuários do TikTok do que nunca – tornando a plataforma uma proposta muito mais atraente para os anunciantes.
O Brasil, com mais de 18 milhões de usuários, está entre os maiores públicos da plataforma.
Portanto, não é surpresa que o Instagram esteja fazendo movimentos para replicar os recursos mais populares do TikTok – especialmente em áreas onde o TikTok ainda não acumulou uma posição forte, como o Brasil.
De fato, não é a primeira vez que o Facebook, empresa controladora do Instagram, tenta lançar uma alternativa ao TikTok.
O Facebook lançou anteriormente um aplicativo independente de formato curto Lasso , mas ainda não conseguiu decolar.
Reels, no entanto, pode ter uma chance muito maior de sucesso graças ao seu posicionamento privilegiado no aplicativo Instagram – e a toda a exposição e familiaridade que o acompanham.
Já existem mais de 1 bilhão de usuários ativos no Instagram – e se aprendemos alguma coisa com a introdução do Instagram Stories em 2013, é que o Instagram sabe como replicar com sucesso um formato testado e aprovado pelo público.
Como criar um vídeo com o Reels do Instagram
O Instagram Reels é um novo modo no menu da câmera do Instagram Stories , posicionado entre o modo Normal padrão e o modo Create ou no menu inferior ao lado de “História”.
Para acessá-lo, basta abrir a câmera do Instagram Stories e encontrar o ícone Reels.
Nesta tela, você pode selecionar seu áudio tocando no ícone da música:
Escolha a velocidade do seu vídeo pressionando o ícone de reprodução:
Escolha por quanto tempo seus clipes serão selecionados selecionando o ícone do cronômetro. Quando você define um timer, há uma contagem regressiva antes do início da gravação:
Semelhante ao modo Boomerang, você pode rolar para aplicar efeitos ou filtros ao seu vídeo do Instagram Reels. Você pode optar por usar os filtros salvos anteriormente ou pode rolar até o final e tocar em “Procurar efeitos”
Mantenha pressionado o botão de gravação para capturar imagens:
Assim como no TikTok, você pode iniciar e parar a gravação várias vezes durante o seu vídeo de 15 segundos, mantendo pressionado o botão de gravação.
Quando estiver satisfeito com o resultado, você poderá editar a foto da capa com uma miniatura de vídeo ou adicionar uma capa do rolo da câmera. Em seguida, você pode salvá-lo como rascunho, enviá-lo para amigos, compartilhá-lo com histórias ou adicioná-lo ao seu perfil do Instagram.
Confira a guia mais recente do Instagram Reels nos perfis do Instagram – é aqui que você encontrará seus vídeos e rascunhos e onde seus seguidores encontrarão seus vídeos publicados.
Por enquanto, o Instagram Reels está disponível apenas no Brasil, França e Alemanha. Mas com recursos de edição de vídeo suficientes para rivalizar com o TikTok, esperamos vê-lo lançado em mais locais no futuro.
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Com informações de: later.com
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