Como conseguir mais inscritos no YouTube parte 01: criando autoridade

 

Todo mundo que tem canal no YouTube quer mais inscritos. Isso é fato. Agora como conseguir mais inscritos?

Não existe apenas uma forma de se conseguir isso, mas existem algumas coisas que podem ser feitas para que seu canal possa crescer e inclusive, que você tenha mais visualizações em seus vídeos. Vamos postar aqui uma série de dicas que podem te ajudar com isso, a primeira que vamos comentar é o fator “autoridade”.

Como criar autoridade no mundo digital

Imagem: vamos pensar no seguinte. Você está passando no mesmo quarteirão em que está um hospital. E de repente você vê caminhando na calçada uma pessoa, vestida toda de branco, e com alguns papéis na mão. Quem você imagina que seja essa pessoa?

“Provavelmente é um médico, ou um enfermeiro”, você diz. Por que? Pela aparência da pessoa.  Mesmo que a pessoa não for um desses profissionais, nesse caso, como você não vai ter a curiosidade de perguntar diretamente, por dedução a gente tem a impressão de que se trata de alguém que trabalha na área da saúde.

Isso funciona com praticamente tudo na vida: nós temos a tendência de julgar pelo que vemos. Havia um gestor de vendas que costumava dizer que para que alguém fosse bem sucedido na vida, ele precisa primeiro parecer bem sucedido.

influenciador digital

E não estamos falando aqui de dizer mentiras e sim sobre postura. Hoje, se você quer ser reconhecido como um influenciador digital de sucesso, que tem muitos inscritos no YouTube, você precisa agir como alguém assim age. E como é isso?

  • Se importando com sua audiência: seja ela o tamanho que for: respondendo a comentários em seus vídeos e nas redes sociais, mencionando alguém ou algumas pessoas que tenham interagido com você recentemente. Isso irá fazer com que seu público crie um vínculo com você, o que é essencial para que eles queiram indicar você para outras pessoas.
  • Levar sua atividade no YouTube (ou outras mídias) com seriedade: você tem todo o “direito do mundo”de usar o YouTube e as outras mídias digitais como uma diversão, afinal eles foram criados para isso. Mas se o que você quer é ter muitos inscritos no YouTube e principalmente, ser reconhecido como influenciador digital de sucesso, então seu trabalho nas mídias sociais precisa ser sério. Com sério queremos dizer bem pensado, planejado, de maneira a que cada passo seu seja parte de um plano para se chegar a um objetivo. Para você ter ideia, muitos dos influenciadores digitais que fazem sucesso hoje em dia cuidam de seus canais por várias horas durante o dia, em alguns casos, o dia inteiro!
    Então não pense que é só postar seus vídeos e esperar o sucesso. Se você faz isso, vai ser muito difícil que seu canal cresça.
  • Ver seu canal como uma marca: isso é muito importante. As pessoas devem se identificar com a imagem que seu canal representa, e você e seu canal devem representar algo para algum grupo, ou grupos. Veja só, meio que fazendo propaganda grátis aqui: quando pensamos em Nike, o que vem à mente? Pode ser que pensemos em esportes, qualidade, grife. Isso é o que a marca Nike representa para muitas pessoas e provavelmente é o que eles querem que represente mesmo.
    Uma marca precisa ser cuidada. Assim, veja seu canal (ou blog, mídias sociais, etc) como uma marca que tem a missão de representar alguém, um grupo de pessoas. Quem são? Do que gostam? Quando você descobrir isso verá que já sabe o que deve produzir para agradar a esse pessoal.

Conteúdo é Rei: deve governar sua estratégia

Em marketing dizemos que “conteúdo é rei”se referindo à importância de se criar conteúdo que seja de interesse pra muitas pessoas que geralmente fazem parte de um grupo.

Assim, preste atenção a que tipo de conteúdo você publica em seus vídeos e posts nas redes sociais. Você costuma seguir uma linha de raciocínio ou faz conteúdo extremamente variado, a ponto de alguém não saber qual o tema do seu canal no YouTube, por exemplo?

É sempre bom variar o conteúdo de vez em quando, mas não ter um tema central pode complicar bastante as coisas para a audiência que você tanto quer. Assim, se você quer ter um canal de beleza por exemplo, fazer vídeos sobre games não vai ajudar seu canal. Pior ainda é quando seu canal tem vários vídeos sobre beleza, sobre games, análises de produtos de tecnologia, vlogs de humor e culinária. Não tente agradar a todo mundo.

Defina um tema para seu canal. Se vai ser games, o foco obviamente são os games, se é moda, moda e assim por diante. Claro, não tem problema de vez em quando variar um pouco, mas isso tem que ser de vez em quando, não de vez em sempre!

Como usar corretamente o campo “descrição” nos vídeos do YouTube

O motor de busca usado pelo YouTube não consegue ver e ouvir os vídeos. Mas consegue ler o que estiver escrito.

Isso significa que um dos fatores que fazem com que o YouTube mostre mais um vídeo que outro é a forma em que eles aparecem descritos. Muitas vezes, vemos vídeos em que o campo descrição é usado apenas para colocar os links das redes sociais e para pedir para que as pessoas se inscrevam no canal. Isso não é uma boa forma de usar esse espaço nos seus vídeos.

A melhor forma é escrever um texto bem legal sobre seu vídeo, usando as palavras chave, ou os termos que as pessoas irão escrever para procurar um vídeo do tipo do que você está postando. Vou dar um exemplo.

Vamos supor que você vai postar um vídeo sobre “Receita de bolo de chocolate”. Bem, pensemos num título chamativo, como “Como fazer bolo de chocolate fácil e rápido”. O que vai na descrição?

Pense nas palavras mais importantes relacionadas ao assunto do seu vídeo, no caso, bolo de chocolate. O que mais as pessoas procuram relacionado a bolo de chocolate?

Usando a ferramenta “Keywordtool” junto com “bolo de chocolate”as pessoas procuram os termos “fácil” “fofinho” “simples” “recheado” “com morango” entre várias outras. Então procure postar uma receita de preferência, de um bolo de chocolate fácil de fazer recheado com morango bem fofinho! Hahahaha!

Mas falando sério, na descrição procure usar os termos que você encontrou na ferramenta. Escreva várias frases que descrevam o que as pessoas vão encontrar em seu vídeo e procure incluir os termos que você encontrou que são procurados pelas pessoas. Use ao máximo o espaço de descrição, quanto mais texto informativo lá melhor.

Mas, espera aí, os YouTubers “grandes” fazem isso?

É verdade não são todos os que tem hoje grande audiência que se preocupam com esses detalhes. Mas como eles já tem um público cativo, atualmente eles se vêem pouco ameaçados por concorrentes, pois poucos utilizam esses recursos que mencionamos aqui.

Lembre-se: quem é rico não precisa pegar metrô pra chegar onde quer. Vai de carro com chofer. Se você ainda não é “rico” de audiência, não tem como viajar acomodado para o sucesso. O caminho é usar o transporte público mesmo, ou até ir a pé mesmo.

Então se você hoje não tem audiência, não vai adiantar pensar que só porque os “grandes” não cuidam de detalhes técnicos, você pode se dar ao luxo de ignorá-los.

Vai a luta! Num artigo futuro a gente conta mais sobre como você consegue mais inscritos. Até lá!

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