Como ser um influencer digital? Leia isso
Sonha em transformar sua paixão em uma profissão e inspirar milhares de pessoas? Ser um influencer digital pode ser a realização desse sonho! Mas, como iniciar essa jornada? Quais os desafios e como superar cada um deles? Neste artigo, vamos te guiar passo a passo para que você possa construir uma carreira sólida como influencer e alcançar o sucesso.
O que é um Influencer Digital?
Um influencer digital (influenciador digital) é alguém que possui a capacidade de influenciar as decisões de compra e estilo de vida de seus seguidores, graças à sua autoridade em um determinado nicho. Essa autoridade é construída através da produção de conteúdo relevante e de valor, que gera engajamento e fideliza a audiência.
Perceba que existe uma diferença entre ser um influenciador e ser um criador de conteúdo. Uma pessoa pode criar muito conteúdo, mas não ter poder de influência como um influencer teria. É por isso que pode ser tão desafiante ser e se manter como um influenciador digital. Criar sempre bons conteúdos custa trabalho, disciplina e muita dedicação. Por isso, preparamos um pequeno resumo para você que quer iniciar nessa carreira tão interessante.
Por onde começar?
- Identifique seu nicho: Qual é a sua paixão? Sobre o que você mais gosta de falar? Escolher um nicho específico te ajudará a atrair um público mais engajado e fiel.
- Escolha as plataformas certas: Analise quais plataformas sociais se encaixam melhor com o seu público e com o tipo de conteúdo que você produz.
- Crie um conteúdo de qualidade: Invista em boas fotos, vídeos e textos. Seja autêntico e mostre sua personalidade.
- Seja consistente: Publique regularmente e interaja com seus seguidores. A constância é fundamental para construir uma comunidade engajada.
- Construa uma identidade visual: Desenvolva uma identidade visual forte e coesa para o seu perfil, utilizando cores, fontes e elementos gráficos que representem sua marca pessoal.
Desafios e Investimentos
Ser influencer não é só glamour. Existem diversos desafios a serem enfrentados:
- Concorrência: O mercado de influenciadores é bastante competitivo. Para se destacar, você precisa oferecer algo diferente e de valor. Perceba essa relação. Diferente e de valor. Isso quer dizer que um conteúdo que seja apenas “diferente” não irá necessariamente chamar a atenção das pessoas. Por exemplo, existem milhares de canais de games. Criar um canal nesse nicho exige que seu conteúdo tenha um diferencial, porque senão será apenas mais um na multidão. Mas o que pode ser um diferencial? Essa pode ser a pergunta e merecer a resposta de “1 milhão de seguidores”.
- Gerenciamento de tempo: Criar conteúdo de qualidade demanda tempo e dedicação. Você deve saber que em muitos casos, produzir um único vídeo pode te custar várias horas. E que um canal de sucesso geralmente produz vídeos frequentemente. Por isso é fundamental que você saiba lidar bem com sua agenda e se organizar bem para poder produzir seu conteúdo.
- Investimento financeiro: É preciso investir em equipamentos, cursos e ferramentas para melhorar a qualidade do seu conteúdo. É verdade que existem canais que com pouco ou quase nada de investimento conseguiram ter sucesso. Mas eles são a exceção e você não deve pensar que o mesmo vai acontecer com você. Por isso, pense na sua carreira como influenciador como investir em um negócio, uma empresa.
Atitude de um Influencer de Sucesso
- Persistência: Não desista aos primeiros obstáculos. O sucesso leva tempo. A maioria das pessoas que dizem que querem ser influenciadores desistem depois de alguns meses produzindo conteúdo. Você deve saber que muitos dos grandes canais atualmente no YouTube levaram muito tempo para se tornarem grandes, alguns inclusive levaram anos para isso acontecer. Você consegue se manter firme até o sucesso? Isso pode fazer toda a diferença.
- Adaptabilidade: Esteja sempre atento às novidades do mercado e se adapte às mudanças. Acompanhe sempre o que está mais atual dentro do tema central do que você produz. Se ver novidades, veja como implementar essas novidades em seu conteúdo.
- Paixão: Ame o que você faz e transmita essa paixão para seus seguidores. Nunca crie conteúdo que você não gosta, seu por mais que você finja gostar, seu público vai perceber que você está fazendo apenas por “modinha”. E ao mesmo tempo, ao fazer o que você gosta, veja se há um público suficientemente grande para te acompanhar. Lembre-se que nem todo mundo tem interesse em rock libanês dos anos 70.
- Networking: Conecte-se com outros influenciadores e marcas. Sobre isso, procure primeiro canais que sejam parecidos com o seu tanto em tema como em audiência. Não se iluda, imaginando que você pode facilmente conseguir as famosas collabs com grandes canais. Isso até pode acontecer, mas você deve saber que esse tipo de colaboração entre canais deve ser sempre um “ganha-ganha”. O que um canal com milhares de seguidores irá receber em troca de produzir conteúdo com um canal iniciante? Pense nisso, com bastante sinceridade. Por isso, procure primeiro fazer colaborações com canais parecidos ao seu. Com o tempo e com o crescimento do seu canal, aí você pode ir procurando outros criadores de conteúdo, influenciadores.
- Aprendizado contínuo: Busque sempre se aprimorar e aprender novas habilidades. Estude sobre o nicho do seu canal, leia, veja vídeos, aprenda. Isso vai te ajudar a se tornar um especialista no assunto.
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- Gerenciamento de redes sociais: Deixe a gestão das suas redes nas mãos de profissionais.
- Criação de conteúdo: Conte com uma equipe especializada para produzir conteúdo de alta qualidade.
- Marketing de influência: Conecte sua marca a outras marcas e influenciadores.
- Análise de dados: Entenda melhor o seu público e otimize suas estratégias.
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