Estratégias do YouTube para empresas B2B

No momento, não existe um terreno mais importante para o marketing de vídeo do que o YouTube.

A escrita está na parede e o vídeo está prestes a dominar completamente o ciberespaço.

No momento, não existe um terreno mais importante para o marketing de vídeo do que o YouTube. Este não é apenas um site de mídia social de compartilhamento de clipes, é o motor de busca número dois em todo o mundo, depois do Google. Nem é preciso dizer que, se você deseja uma estratégia de marketing digital eficaz para o seu negócio B2B, deve incluir o YouTube.

Abaixo, examinamos algumas das estratégias mais eficazes que as empresas B2B podem implementar para maximizar suas iniciativas no YouTube.

Crie vlogs envolventes e poste regularmente

Se você é um B2B que está atualizado em suas estratégias de marketing de conteúdo, isso significa que publica um blog da empresa regularmente. Em 2019, você deve complementar esses blogs com vlogs. Nesses vídeos, você deve desenvolver os tópicos discutidos em seu blog escrito e enviá-los ao seu canal do YouTube (mais sobre isso abaixo).

Mas talvez você esteja com poucas ideias. Sem problemas. Existem vários tipos de vlogs que você pode postar, incluindo entrevistas com executivos, painéis de discussão em grupo, depoimentos de clientes, tutoriais de como fazer, vídeos explicativos – o céu é o limite. Apenas certifique-se de que o conteúdo que você está produzindo seja relevante e valioso para o seu público e que você atualize o vlog de forma consistente.

Mais importante ainda, para garantir que suas estratégias de distribuição digital permaneçam viáveis, realize uma auditoria regular de conteúdo. Observe os pontos de auditoria, como os pontos mais altos e mais baixos de desempenho do conteúdo, anomalias nos dados que não se alinham com as expectativas, a média dos pontos de dados qualificados e outros.

Envie vídeos de demonstrações de produtos e feiras comerciais

Os eventos presenciais sempre foram um dos principais canais para geração de leads B2B. Montar um estande em uma feira comercial e exibir uma demonstração do produto é uma ótima maneira de conhecer clientes em potencial, construir relacionamentos e qualificar leads.

Frequentemente, principalmente para empresas de tecnologia, esse é um grande investimento de tempo e dinheiro. Há muito planejamento prévio envolvido, além disso, você precisa alugar um espaço, desenvolver suas apresentações, pagar pela viagem, gastar muito com jantares de clientes etc.

Portanto, se você vai comprometer todos esses recursos, é melhor maximizar o impacto de sua presença pessoal. A maneira mais simples, eficiente e eficaz de fazer isso é filmar sua feira comercial ou evento ao vivo e carregá-lo no YouTube. Dessa forma, você não está apenas gerando leads de vendas em tempo real pessoalmente, mas também acessando aquele público crucial de visualização de vídeos online, 43% do qual pesquisa produtos ou serviços online antes de comprar.

Filmar demonstrações de produtos e vídeos explicativos é outra boa tática. Além disso, se você tiver um grande webinar chegando, certifique-se de filmá-lo e carregá-lo no YouTube. Afinal, 73% dos profissionais de marketing e líderes de vendas B2B afirmam que os webinars são a melhor maneira de gerar leads de alta qualidade.

 

 

Contação de histórias de marca

Sim, contar histórias tem sido tipicamente a arena dos profissionais de marketing B2C para vender produtos a consumidores individuais e nem sempre é considerada uma estratégia de marketing crucial para empresas B2B. Mas, à medida que a tendência de vendas omnicanal se tornou mais proeminente nos últimos anos, a linha entre B2B e B2C tornou-se cada vez mais tênue, pois o funil de vendas tradicional foi virado de cabeça para baixo. Os clientes em potencial agora estão ativamente procurando e pesquisando empresas por conta própria, e os B2Bs precisam se adaptar.

Uma maneira de fazer isso é apelar para os clientes em potencial com uma narrativa. O desejo de uma estrutura narrativa como meio de entretenimento e fuga está enraizado em todos nós como seres humanos. Portanto, comece a produzir vídeos que contém uma história envolvente sobre sua marca, não importa o quão esotérico ou especializado seja o produto ou serviço que você está vendendo.

Outra maneira de fazer o conteúdo de marca do YouTube da maneira certa é se concentrar em sua equipe. Isso humaniza sua marca, o que é importante independentemente de você estar ou não no espaço B2B ou B2C. Poucos executaram isso melhor do que a Microsoft com seu anúncio do Super Bowl “All Aboard the Brilliant Bus “, que destacou o alcance da comunidade da Microsoft.

Anúncios como esse acima se conectam ao senso inato de altruísmo de muitas pessoas e as fazem querer fazer negócios com essa marca específica. Existem alguns outros exemplos eficazes que usaram a narração de histórias para atingir o público de todos, da IBM à Salesforce, General Electric e Boeing.

Construa seu canal no YouTube

Expandindo o ponto mencionado acima, mesmo sendo uma operação B2B, você precisará tratar esse meio de marketing da mesma forma que uma empresa B2C o faria. Além de criar o conteúdo envolvente que discutimos, você precisa ter seu próprio canal no YouTube.

Embora não seja difícil configurar seu próprio canal, você deve aderir a algumas práticas recomendadas para garantir o aproveitamento dessa plataforma de mídia social para maximizar sua eficácia de marketing.

  • Certifique-se de que os banners e ícones sejam consistentes. Você deve visualizar seu canal no YouTube com não menos importância do que a página inicial do site da sua empresa. Portanto, certifique-se de que quaisquer banners, ícones e logotipos que você usa em seu canal do YouTube sejam consistentes com aqueles em suas outras páginas de destino.
  • Escreva uma descrição de canal atraente. A seção “Sobre” em seu canal do YouTube é mais do que um lugar para fazer uma descrição concisa de seu negócio – se você a otimizar corretamente, pode maximizar as chances de seus vídeos alcançarem o maior público possível. Isso significa usar palavras-chave e hashtags relevantes para impulsionar o SEO. A descrição deve ser curta e direta e, acima de tudo, deve incluir um CTA e um link para o seu site.
  • Organize seus vídeos. Sem dúvida, você enviará vídeos diferentes para o seu canal, sejam eles demos de produtos, entrevistas com funcionários, vinhetas narrativas, vlogs, webinars etc. Para garantir que seu público encontre facilmente o que procura, você precisa separar cada um deles de acordo com o formato. O YouTube permite que você faça isso facilmente criando listas de reprodução personalizadas por tópico.

Complemente o seu marketing com publicidade em vídeo

Se o conteúdo do seu vídeo é envolvente e você o posta regularmente, você tem uma boa chance de construir um público do zero, organicamente. Dito isso, para ajudar no processo e maximizar o alcance de seus vídeos, você deve considerar os anúncios do YouTube. Existem vários formatos de anúncio do YouTube, cada um único à sua maneira. Isso inclui anúncios gráficos, anúncios de sobreposição, anúncios puláveis, não puláveis e muito mais.

Então, como você sabe o que é certo para sua operação? Tudo depende do seu negócio específico e do seu estilo de marketing. Ainda assim, os anúncios puláveis são os mais comuns, e por um bom motivo: eles permitem que os espectadores pulem o anúncio depois de decorridos apenas alguns segundos.

Um grande benefício para isso é que os anúncios puláveis são os únicos disponíveis em todos os dispositivos (portanto, eles atraem o público moderno que anseia por uma experiência multicanal) e você só paga pelo anúncio quando o visualizador atinge 30 segundos do anúncio. Isso significa, porém, que a responsabilidade recai sobre você, como profissional de marketing, de criar um anúncio que prenda os espectadores rapidamente e os mantenha assistindo até o fim.

Conclusão

Pode não haver uma estratégia única para todos os casos em relação ao YouTube. Dito isso, ao aderir às práticas recomendadas acima, você deve ser capaz de posicionar sua empresa à frente da concorrência e garantir que seu conteúdo de vídeo alcance o maior público possível.

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Com informações de Smart Insights.

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