Assessoria para Youtubers: o que faz um Gerente de Canal?

 

Nessa série de artigos que estamos começando, vamos mostrar para você como funciona nossa agência e como cada profissional nela é fundamental para o sucesso do seu canal e o seu como influenciador(a). Hoje falaremos sobre o gerente de canal, uma pessoa altamente estratégia.

O QUE É UM GERENTE DE CANAIS DO YOUTUBE?

Um gerente de canal do YouTube ou também conhecido como gerente de comunidade do YouTube refere-se à pessoa cujo trabalho principal é ajudar um canal do YouTube a crescer exponencialmente, aumentando sua audiência, inscritos e engajamento com o canal.

Embora essas tarefas possam parecer óbvias com o título do cargo em si, o que as pessoas não sabem é que são necessárias habilidades muito especiais para atingir os objetivos desejados. Na verdade, muito mais do que as habilidades que você poderia imaginar.

Além da experiência técnica e social, um gerente de canal do YouTube excelente e bem-sucedido precisa ter um conjunto incrível de habilidades, que compartilharemos com você em breve.

Um gerente de canal do YouTube é considerado um membro crítico da equipe para ajudar a apoiar as estratégias sociais do canal. Além disso, além da experiência no YouTube, ela também deve ter um conhecimento sólido de todas as outras plataformas de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram, bem como LinkedIn (ou dependendo do que o cliente exigir).

Um gerente de canal do YouTube é muito importante, especialmente para aqueles que desejam ter sucesso no YouTube e ganhar muito dinheiro – ou, como no caso de produtos, marcas, negócios e / ou empresas, eles precisam de um para atingir seu objetivo público ou clientes e ter um resultado positivo com isso.

O QUE FAZ UM GERENTE DE CANAIS DO YOUTUBE?

As funções e responsabilidades de um gerente de canal do YouTube dependem de cada caso. Ou seja, depende das necessidades do seu cliente.

No entanto, algumas das tarefas comuns de um gerente de canal do YouTube incluem:

  • Envio de vídeos para o canal do YouTube gerenciado
  • Realizar pesquisas sobre palavras-chave, bem como otimizar títulos, descrições e tags de todos os vídeos do YouTube enviados
  • Anotar, criar listas de reprodução e promover vídeos no YouTube
  • Interagir ou se envolver com os espectadores do canal
  • Manter-se atualizado ou atualizado sobre as mudanças na plataforma do YouTube
  • Garantir que todo o conteúdo de vídeo esteja de acordo com as diretrizes de marca e acessibilidade do produto / serviço, empresa ou negócio
  • Manter excelente qualidade de canal, bem como a organização e governança de conteúdo
  • Manter a documentação atualizada e armazenar todos os vídeos enviados
  • É um especialista no assunto do YouTube
  • Fornecer insights e recomendações de acordo com os dados
  • Apresenta ideias de projetos para ajudar a melhorar a saúde geral e a organização dos canais do YouTube, além de seus processos

Como você pode ver, o trabalho não é apenas enviar vídeos para o canal e envolver os espectadores. Como gerente de canal do YouTube, ele está envolvido no brainstorming até a coleta de dados e relatórios.

É seguro dizer que seu trabalho desempenha um papel muito importante no sucesso de um canal do YouTube. Se a agência está trabalhando, por exemplo, para uma marca ou personalidade, o gerente de canal tem uma grande responsabilidade em garantir que a marca ou os objetivos da pessoa sejam alcançados.

 

Estratégias

O gerenciamento de canais do YouTube exige o compromisso de impor as práticas recomendadas. Mais ainda, requer atenção consistente e contínua se os KPIs precisam ser atendidos.

De um ponto de vista estratégico, ele tem um amplo entendimento e proficiência em muitas áreas, que incluem (mas não estão limitadas a) o seguinte:

  • Construir uma comunidade do YouTube apaixonada e envolvida em seu canal
  • Construindo uma base de assinantes
  • Construir proativamente um grande público
  • Conhecimento na interpretação de dados para ter uma melhor compreensão do tráfego potencial, bem como do comportamento
  • Saber como direcionar visualizações para o canal
  • Saber como definir metas de longo prazo por meio de dados e feedback dos espectadores
  • Alcançar ativamente outros criadores, bem como canais e parcerias de marca
  • Capitalizando tendências e promovendo conteúdo
  • Conhecimento em otimização para dispositivos móveis
  • Saber como lidar com o Content ID, bem como com questões de direitos autorais (o que é muito comum no mundo das mídias sociais, a propósito)
  • Experiência em lidar com problemas de gestão de reputação
  • Relatórios de desempenho do canal, bem como outras métricas relativas ao cliente
  • Compreensão do tempo de exibição (que é muito importante na indústria do YouTube)

Além disso, há outras coisas importantes quando se trata de estratégias de gerenciamento de canais do YouTube:

– Comentários do visualizador e gerenciamento de reputação

Muitos gerentes de canal do YouTube entram em contato com o público através da seção de comentários de cada vídeo enviado. Embora esse tipo de comunicação possa preocupar alguns proprietários de canais, não podemos negar o fato de que os comentários são alguns dos comentários mais valiosos e que precisam ser tratados em conformidade.

Como gerente de canal, isso faz parte do seu trabalho – interagir com o público, comunicando-se com ele por meio da seção de comentários. Isso não significa, no entanto, que você precise responder a todos os comentários feitos. Apenas fazer seus espectadores sentirem que você reconhece seus comentários e feedback.

O fato é que o YouTube também oferece a opção de moderar comentários ou desligá-los – mas você deve ter muito cuidado, pois isso pode ser projetado de forma negativa pelo público.

No entanto, no caso de gerenciamento de reputação, moderar a seção de comentários é uma boa escolha. Dessa forma, você pode filtrar o que está bom e o que não está. Mais ainda, se houver comentários ásperos, você pode abordá-los imediatamente, sem que seja divulgado publicamente e, com maior probabilidade, criar algo mais prejudicial a partir deles.

Tal ação pode ser mínima para alguns, mas para ser honesto, saber quando e quando não responder, além de fazer uso de tal recurso ajudará muito a manter a reputação de seu canal do lado positivo.

– Divulgação e colaboração

Como parte do trabalho, o gerente de canal do YouTube também é responsável por entrar em contato com outros canais de marca ou criadores independentes de conteúdo do YouTube para fazer conteúdo de vídeo colaborativo. Essa ideia ou estratégia realmente ajuda ambas as partes em termos de alcance e exposição de público. Ao colaborar com ele, ambas as partes podem se beneficiar de um aumento de assinantes e audiência, ao mesmo tempo, de uma maior visibilidade no mundo online.

Muitas marcas tiveram sucesso com essa estratégia. Veja, conseguir um influenciador do YouTube pode realmente ajudar a fazer uma grande diferença em termos de alcance de seu canal, bem como engajamento.

QUEM É NOSSO GERENTE DE CANAIS NA WARP MEDIA

Aqui em na Warp, nosso gerente de canais é o Mateus Nogueira, que é também sócio da agência. Mateus cuida com muito carinho de cada cliente, além de propor estratégias é uma pessoa bem articulada estrategicamente e sempre em busca de boas oportunidades para nossos clientes.

Provavelmente, uma vez que você seja nosso cliente, vai contar com o trabalho dele, juntamente com os demais membros de nossa equipe, que iremos apresentar a você em breve.

Se você quer trabalhar como YouTuber de maneira profissional e quer apoio profissional, conheça nosso trabalho. CLIQUE AQUI e saiba mais.

 

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