Campanhas com Influenciadores Digitais – ainda funcionam em 2021?

O Marketing com influenciadores digitais é uma das maiores tendências de marketing dos últimos cinco anos.

Se você passa muito tempo navegando no Instagram ou no YouTube, sem dúvida já encontrou uma celebridade da internet com uma postagem patrocinada ou colocação de produto promovendo alguma marca aleatória.

Então, como tudo funciona?

Os influenciadores ainda são relevantes?

Ou estamos ficando cansados de postagens não autênticas de celebridades que endossam um produto que não usam?

O que é e como funciona o marketing com influenciadores digitais?

Os influenciadores digitais são indivíduos que por seu conteúdo, influenciam um grupo de pessoas por meio de plataformas digitais e que em alguns casos, criam conteúdo promovendo certas marcas por meio de sites de mídia social como Instagram, YouTube, Twitter e Facebook. Esta é uma estratégia de marketing utilizada pelas marcas que contratam esses influenciadores para aumentar suas interações com seus clientes-alvo online, aumentando sua notoriedade e reconhecimento de marca, aumentando as vendas.

Esses influenciadores digitais conquistaram seguidores on-line por meio de sua marca pessoal de destaque.

“Influência pode ser amplamente definida como o poder de afetar uma pessoa, coisa ou curso de eventos. A influência se manifesta de muitas maneiras, desde conselhos de compra direta até mudanças sutis na percepção da credibilidade de um fornecedor. ” (Brown & Hayes, 2008)

Os influenciadores são pessoas que construíram uma reputação online por seu conhecimento e experiência em um tópico ou estilo de vida ou por causa de seu status. Essa reputação dá a eles influência social em seu nicho específico ou área de especialização / fama, seus seguidores tomando nota de suas ações e opiniões.

 

Ao contrário das celebridades do passado, que costumam levar uma vida muito privada, os influenciadores dão aos seguidores acesso a um instantâneo de suas vidas pessoais. Esse vislumbre de uma vida boa cria um vínculo e ajuda os influenciadores a conquistar a confiança de seu público-alvo.

Essas relações sociais tornam-se ativos para os influenciadores colaborarem com as marcas para ajudá-los a alcançar seus objetivos de marketing, visto que têm o poder de afetar as decisões de compra de terceiros por meio da autoridade e da confiança de seus seguidores. Isso fornece credibilidade para marcas com um público-alvo compartilhado.

As redes sociais usam o amor para sentir que podem se relacionar com as pessoas que respeitam e seguem. Que melhor maneira de fazer isso do que consumir os mesmos produtos? Por causa disso, os influenciadores da mídia social muitas vezes podem criar tendências.

Os influenciadores publicam conteúdo em suas contas de mídia social para anunciar as marcas por meio de análises e endossos de produtos e costumam usar colocações de produtos. Essa aplicação de uma marca em uma situação da “vida real” (a mídia social costuma ser um pouco encenada) estimula o público a ver o produto de maneira positiva.

Um influenciador pode ter apenas 1.000 seguidores, ou os principais influenciadores de celebridades agora têm centenas de milhões. O futebolista profissional português Cristiano Ronaldo é o maior, agora com quase 240 milhões de seguidores.

“Os influenciadores digitais representam um novo tipo de endossante terceirizado independente que molda as atitudes do público por meio de blogs, tweets e o uso de outros canais de mídia social.” (Freberg, Graham, McGaughey, & Freberg, 2011)

Os benefícios do marketing de influência

O principal atrativo de usar influenciadores digitais em uma estratégia de marketing é sua capacidade de dar a uma marca um público-alvo mais amplo online. As estatísticas a seguir são uma indicação da eficácia do marketing de influenciador:

  • 92% dos profissionais de marketing pesquisados acreditam que o marketing de influenciador é eficaz na geração e conversão de leads na geração de leads (Influencer Marketing Hub).
  • Um estudo descobriu que cada US $ 1 gasto em marketing de influenciador produziu um retorno médio de US $ 18 (Oberlo).
  • 80% dos consumidores pesquisados compraram um produto depois de vê-lo na postagem de um influenciador (Oberlo).

O uso do marketing de influenciador de mídia social como uma estratégia de relações públicas e marketing removeu muitas das barreiras entre consumidores e marcas, mudando a maneira como eles interagem. As marcas usam influenciadores como uma ferramenta para atrair e melhorar o relacionamento com seu público-alvo, já que muitos usuários de mídia social usam influenciadores para ajudar a orientar seu mercado-alvo na tomada de decisões.

O relacionamento de confiança que os seguidores têm com os influenciadores significa que suas recomendações são quase tão confiáveis quanto as recomendações de um amigo – um estudo descobriu que “56% dos usuários entrevistados disseram que confiam nas recomendações de amigos, enquanto 49% disseram que dependem de influenciadores” (Woods , 2016).

Essa recomendação de um influenciador de confiança fortalece a credibilidade e a reputação de uma marca, que pode formar um relacionamento com a marca.

Os influenciadores ajudam a aumentar o conhecimento da marca de seus clientes e a ampliar seu público por meio da exposição da marca a seus seguidores. As marcas precisam escolher um influenciador relevante que seja popular e relevante para seu público-alvo. Eles oferecem às marcas uma nova perspectiva, pois já estão criando regularmente conteúdo exclusivo e envolvente para seu público. Seu público percebe esse conteúdo de marketing como mais confiável e autêntico do que a publicidade tradicional, devido à confiança dos seguidores do influenciador.

As marcas agora podem atingir públicos por meio de influenciadores que antes eram inacessíveis por meio do marketing de massa. Os nano e microinfluenciadores costumam ter muitos seguidores e credibilidade em nichos de mercado e comunidades que o marketing tradicional não pode alcançar.

“Você entra no Instagram e uma celebridade confessa seu amor por Chipotle (uma pimenta mexicana defumada) com um burrito na mão. Mais tarde, você está navegando no Twitter e um de seus amigos tuitou uma imagem com seu Starbucks Frappuccino. Ambos são exemplos de marketing de influenciador, sendo que a única diferença é que o primeiro é pago pelos anunciantes e o segundo não. Essa indefinição das linhas entre o que é um endosso genuíno e o que é pago por meio de plataformas ricas em conteúdo é o que torna o marketing de influenciador tão poderoso. ” (Woods, 2016)

Como o marketing de influenciador é tão eficaz?

A mídia social quebrou as barreiras entre as marcas been e seus consumidores. Os influenciadores tornaram essa relação ainda mais bidirecional, em que anteriormente a publicidade era uma forma muito unilateral.

influenciadores promovem marcas usando-as em suas vidas pessoais, não parece propaganda. Os posicionamentos de produtos que eles usam no dia a dia fazem com que as marcas pareçam mais relacionáveis aos consumidores. Nesse sentido, os influenciadores servem são um conector entre uma marca e um consumidor.

Por meio da abertura e da honestidade em seu conteúdo de mídia social, os influenciadores parecem autênticos, dando-lhes credibilidade com seu público (falaremos sobre isso mais tarde).

Seguidores da mídia social aprendem com o exemplo dos influenciadores e, por meio dessa observação, as pessoas têm uma probabilidade maior de adotar esses comportamentos. Existe uma “Teoria da Aprendizagem Social” (Bandura, 1969) que propõe que as pessoas podem desenvolver novos comportamentos sociais por meio da observação e imitação de outras pessoas.

O boca a boca é uma das fontes de marketing mais confiáveis e confiáveis e ajuda a formar as opiniões dos consumidores sobre produtos e serviços. Os consumidores são mais propensos a ter uma percepção positiva de uma mensagem de um amigo ou um influenciador de confiança do que uma postagem patrocinada que vem de uma empresa.

Tipos de influenciadores

Nem todo influenciador tem status de celebridade. Existem quatro categorias amplas de influenciadores:

1. Celebridades

2. Especialistas da indústria e líderes de pensamento

3. Bloggers e criadores de conteúdo

4. Nano, micro e macro influenciadores

Celebridades

Os principais influenciadores são as celebridades. Eles podem ser estrelas do esporte, atores, estrelas pop ou apenas pessoas que são famosas por serem famosas. A família Kardashian e Jenner é o exemplo perfeito deste último, com três membros da família (Kim, Kylie e Kendall) no top 10 mais seguidos no Instagram.

Esses influenciadores de celebridades normalmente têm mais de um milhão de seguidores e tendem a ter uma ampla gama de seguidores, em vez de em um nicho. O custo para usar esses influenciadores de celebridades é extremamente alto, e seus seguidores não são tão definidos – eles geralmente vêm de todas as esferas da vida.

 

Especialistas da indústria e líderes de pensamento

Os influenciadores digitais também podem obter seu status por meio de suas qualificações, posição ou experiência em sua área de especialização. Muitas vezes, eles ganham essa reputação e respeito por terem um papel de destaque no local de trabalho. Por exemplo, embora agora você quase possa considerá-la uma celebridade, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Adern, tem muitos seguidores no LinkedIn e no Facebook.

Esses especialistas e líderes de pensamento incluem jornalistas, CEOs de grandes corporações, acadêmicos e especialistas do setor.

Criadores de conteúdo e blogueiros

Os criadores de conteúdo estão em todos os lugares no YouTube, Instagram, TikTok e até mesmo no LinkedIn. Eles normalmente publicam uma variedade de conteúdo informativo sobre um tópico de interesse e constroem seguidores por meio disso. Esses influenciadores diferem dos especialistas do setor porque não estão em uma posição de poder ou têm grande credibilidade devido à sua reputação profissional. Eles podem ser proprietários de pequenas empresas ou apenas apaixonados por um determinado assunto.

Um nicho que está crescendo em proeminência é o de games. Os influenciadores de jogos transmitem ao vivo seus jogos no YouTube ou outras plataformas de vídeo e seus fãs assistem para melhorar no jogo. As marcas podem promover produtos e ofertas por meio desses fluxos para gerar vendas. Por exemplo, um fone de ouvido ou marca de controlador.

Um influenciador digital de jogos chamado PewDiePie tem mais de 100 milhões de seguidores no YouTube.

Os blogueiros publicam conteúdo sobre tópicos como viagens, marketing, moda, estilo de vida ou negócios e promovem o conteúdo do blog em várias plataformas de mídia social. Aqueles com muitos seguidores tornam-se uma autoridade confiável em seu nicho, de modo que é provável que seus públicos confiem em suas recomendações.

Nano, micro e macro influenciadores

Nano e microinfluenciadores são o outro extremo da escala das celebridades. Eles têm poucos seguidores com menos de 10.000 e Microinfluenciadores são o próximo nível com entre 10.000 a 10.000 seguidores.

Esses influenciadores digitais são normalmente pessoas normais com empregos normais, que se tornaram conhecidos por seu conteúdo e conhecimento em um nicho específico. Eles têm credibilidade e os seus seguidores nas redes sociais são pessoas interessadas nesse nicho e envolvem-se frequentemente no seu conteúdo. Eles têm uma relação forte com seus seguidores e, por isso, geralmente não querem prejudicar sua reputação promovendo algo que não se encaixa.

É provável que se tornem defensores leais e vocais de uma marca, e seu público tem mais probabilidade de perceber suas recomendações como um testemunho autêntico, em vez do endosso da marca de uma celebridade.

Esses influenciadores são perfeitos para pequenas empresas com orçamentos de marketing modestos.

Os macroinfluenciadores sentam-se entre os microinfluenciadores e as celebridades, compartilhando as características de ambos, geralmente tendo entre 100.000 e 1 milhão de seguidores. Um público maior do que o micro, mas não os mesmos seguidores leais. Freqüentemente, os Macro Influencers encontraram sua fama online, sendo criadores de conteúdo no YouTube, por exemplo.

Tendências atuais para influenciadores digitais

O uso do marketing de influenciador explodiu nos últimos cinco anos. Mas recentemente houve alguma reação contra o marketing de influenciadores (mais sobre isso em breve), no entanto, a pesquisa online por “influenciadores” em si teve um aumento de 1.500% entre 2016 e 2019 (https://influencermarketinghub.com/). Isso mostra que o marketing de influenciadores ainda tem enorme relevância para os negócios.

Ainda há muitas empresas investindo em marketing de influenciador, de acordo com Oberlo:

  • Nove em cada 10 profissionais de marketing acreditam que o marketing de influenciador é eficaz
  • 93% dos profissionais de marketing usaram o marketing de influenciador em 2019
  • 57% dos profissionais de marketing planejam aumentar seus orçamentos para influenciadores em 2020.

Fadiga do mercado de influenciadores?

Mesmo que os usuários de mídia social saibam que as marcas pagam influenciadores por seu endosso, muitos ainda são capazes de permanecer uma fonte confiável e autêntica para seus seguidores. No entanto, isso está começando a mudar. As pessoas estão ficando cansadas de postagens de mídia social plásticas e não autênticas que são obviamente encenadas, onde um produto promovido é diferente do nicho de um influenciador que eles nem mesmo usam.

Por que você confiaria em alguém apenas dizendo algo pelo dinheiro?

A crescente demanda por conteúdo autêntico da Geração Y e Z significa que algumas marcas estão começando a se afastar do uso de influenciadores. Eles querem conteúdo REAL e é com isso que gostam de interagir.

Influência ‘Falsa’

O uso de seguidores e curtidas falsos está cada vez mais difundido, em que uma pessoa paga por envolvimento e crescimento artificiais para impulsionar suas contas de mídia social. Os bots costumam ser usados para aumentar esses números – vários influenciadores foram pegos usando esses serviços. Esses seguidores artificiais costumavam ‘enganar’ as marcas para que colaborassem com eles

Muita gente é abordada várias vezes por mensagem direta no Instagram, perguntando se  quer aumentar meu número de seguidores e obter uma certa quantidade de curtidas por postagem, por uma taxa.

“Para influenciadores digitais cujo foco está em branding de estilo de vida, autenticidade é a chave … O influenciador ser genuíno, honesto e aberto com seus seguidores. A autenticidade permite que um influenciador se relacione com os seguidores em um novo nível e ajuda a construir um relacionamento entre seguidores e marcas. ” (Glucksman, 2017)

Os influenciadores grandes celebridades estão menos em moda, os nanoinfluenciadores e microinfluenciadores estão em alta!

O jogo do influenciador está mudando. Os influenciadores de celebridades não são mais tão populares como costumavam ser, à medida que as marcas passam a usar equipes de microinfluenciadores em vez de usar uma ou duas celebridades. Quase 80 por cento das marcas pesquisadas pela Linqia disseram que querem trabalhar com microinfluenciadores em 2020.

Os influenciadores de celebridades exigem altos pagamentos, às vezes de centenas de milhares ou mesmo um milhão de dólares por postagem nas redes sociais. Se o conteúdo não parecer autêntico, o retorno do investimento não será tão alto quanto usar microinfluenciadores com seguidores mais genuinamente engajados.

Os influenciadores digitais são empregados por sua capacidade de influenciar pessoas. Não apenas porque eles têm seguidores. Ter a capacidade de influenciar a tomada de decisão dos consumidores em um nicho é fundamental.

As empresas devem pesar os seguidores de um influenciador com sua credibilidade com seu público-alvo.

A internet permitiu a fragmentação da mídia em pequenos nichos e comunidades. Por causa disso, os nano e microinfluenciadores estão se tornando mais atraentes; com sua penetração nessas comunidades onde têm engajamento e credibilidade.

Se você está pensando em conseguir um influenciador para promover os produtos ou serviços de sua marca, certifique-se de que seu público esteja alinhado com seu mercado-alvo.

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