Guia para se tornar um influenciador digital em 2021
Os influenciadores das redes sociais estão na moda agora. As marcas desejam colaborar com eles para expandir seu alcance e gerar conversões. Os seguidores de influenciadores, por outro lado, aguardam com expectativa o conselho desses especialistas e as recomendações deles.
Você está se perguntando como se tornar um? Com a popularidade do marketing de influência, é natural que as pessoas estejam cada vez mais curiosas sobre como se tornar um influenciador digital.
No entanto, construir e reter uma comunidade de seguidores fiéis não é tão fácil quanto parece. Requer um esforço consistente por parte de um influenciador. Antes de discutir Algumas dicas úteis sobre como se tornar um influenciador, vamos dar uma olhada mais profunda no conceito de influenciadores de mídia social.
Pronto para se tornar um influenciador?
Decodificando o Enigma dos Influenciadores
Em termos simples, influenciadores são personalidades da mídia social com um grande número de seguidores leais e engajados. A maioria dos influenciadores compartilha um relacionamento amigável com seus fãs.
Os fãs, por sua vez, muitas vezes consideram esses influenciadores como modelos a seguir e seguem suas recomendações. Na verdade, influenciadores são frequentemente vistos como figuras de autoridade ou especialistas em seus respectivos nichos. Quer saber por que eles são tão influentes?
Devido à acessibilidade das plataformas de mídia social, os influenciadores são capazes de estabelecer conexões pessoais com seus seguidores. Ao contrário das celebridades tradicionais, suas vidas não são envoltas em um ar de mistério.
Isso é o que lhes dá influência sobre seu público.
Em vez disso, os influenciadores costumam revelar um vislumbre de suas vidas pessoais a seus seguidores. É exatamente isso que os ajuda a estabelecer laços de amizade com sua base de fãs.
Os influenciadores são as celebridades da mídia social que têm uma certa influência com suas comunidades de fãs.
O fator mais significativo que distingue influenciadores de celebridades de alto perfil é que os primeiros adicionam suas vozes únicas e autênticas ao seu conteúdo. Isso os ajuda a conquistar a confiança e a lealdade de seus seguidores. Na verdade, 70% dos millennials afirmam ser mais influenciados por blogueiros do que por celebridades.
Marcas e profissionais de marketing digital perceberam a importância de colaborar com influenciadores.
A maior vantagem do marketing de influenciador é que ele dá aos profissionais de marketing acesso direto à base de fãs leais de um influenciador.
Isso também evita que os profissionais de marketing tenham o trabalho de identificar e direcionar o público certo. Essa árdua tarefa já foi realizada pelo influenciador. É por isso que 86% dos profissionais de marketing usaram o marketing de influência em 2017.
E quem não gosta de ser capaz de impactar a vida de outras pessoas e influenciar suas decisões? Na verdade, de acordo com gen.video, a fonte mais eficaz e confiável de gerar conversões são os influenciadores da mídia social. Isso indica claramente que os influenciadores têm o poder de persuadir seus seguidores.
Quais são os desafios enfrentados pelos influenciadores?
Hoje, muitas pessoas desejam se tornar influenciadores. Parece uma opção de carreira lucrativa e uma escolha de vida para muitas pessoas. No entanto, por trás de todo o brilho e glamour do perfil de mídia social de um influenciador, existe uma carga de trabalho árduo e paciência.
Construir e reter fãs leais nas redes sociais não é moleza.
Isso está se tornando cada vez mais difícil à medida que mais pessoas estão tentando se tornar influenciadores.
Portanto, conquistar a confiança de seus seguidores é uma tarefa árdua. É necessário um esforço persistente de sua parte para tornar o seu conteúdo autêntico e chamar a atenção do seu público.
E, como um influenciador, você deve ser extremamente cauteloso ao colaborar com marcas. Seus seguidores se tornam leais devido ao toque pessoal e honesto que você adiciona ao seu conteúdo. Bombardeá-los com conteúdo patrocinado pode prejudicar sua reputação como influenciador e desvincular seus seguidores.
Se você ainda está tentado a viver a vida de um influenciador, continue lendo para aprender como se tornar um influenciador.
Mas, como você se torna um influenciador?
A vida de um influenciador é invejada por muitos. O que muitas vezes deixamos de reconhecer é o esforço persistente que eles precisam fazer para viver uma vida de luxo e glamour.
A verdade é que não há resposta fácil para a questão de como se tornar um influenciador. No entanto, há certas etapas que você pode seguir para direcionar seus esforços na direção certa.
Identifique o seu nicho
Se você quer se tornar um influenciador, você não pode esperar ser um “pau para toda obra”, especialista em tudo. É fundamental que você escolha um nicho que se alinhe à sua imagem.
Uma maneira fácil de selecionar seu nicho é avaliar seus pontos fortes e fracos. Escolha um nicho que lhe permita mostrar seus pontos fortes e aprimorar ainda mais suas habilidades. Decidir um nicho específico ajudará você a otimizar seu público e adaptar seu conteúdo às preferências deles.
Normalmente, ao decidir como se tornar um influenciador, você pode escolher uma das seguintes categorias:
Viagem
Estilo de vida
Moda
Comida
Beleza
Esportes
Jogos
Entretenimento
Tecnologia
Saúde e fitness
Você não precisa se limitar a apenas uma dessas categorias. Você pode combinar dois ou mais desses nichos. Certifique-se de que os nichos individuais se alinham uns com os outros. Por exemplo, você pode combinar viagens e estilo de vida ou beleza e moda quando decidir sobre seu nicho.
Não é obrigatório que você cumpra essas regras estabelecidas e bem
nichos conhecidos. A chave para se tornar um influenciador é adicionar sua voz única a tudo o que você faz. Então, não hesite em experimentar e esculpir seu próprio nicho que permite que você exiba seus pontos fortes, bem como suas peculiaridades.
Por exemplo, Karina Garcia, de 24 anos, se tornou uma sensação da noite para o dia no YouTube apenas por enviar vídeos malucos de gosma.
Ela tem mais de 8 milhões de assinantes no YouTube que a chamam de “Rainha do Slime”.
Além disso, ela também publicou dois livros best-sellers e lançou sua própria marca de artesanato chamada Craft City.
Escolha sua plataforma
Como influenciador, você precisa ter uma presença poderosa na internet. No entanto, isso não significa que você deve usar todas as plataformas de mídia social e canais de distribuição que existem. Dependendo do seu nicho, certas plataformas podem ser mais adequadas para o seu conteúdo do que outras.
Por exemplo, se você é um blogueiro de moda, o Instagram funcionaria melhor para o seu conteúdo visual do que outras plataformas, como Twitter e LinkedIn. Na verdade, 93% dos influenciadores de mídia social preferem o Instagram, pois ele oferece os melhores resultados. No entanto, isso não significa que você deve concentrar todos os seus esforços no Instagram se o seu nicho não estiver alinhado com a plataforma.
Você também deve considerar a plataforma que seu público provavelmente usará. Por exemplo, se o seu público-alvo inclui a geração do milênio, você deve concentrar seus esforços no Snapchat e no Instagram. Se você optar por utilizar várias plataformas de mídia social, certifique-se de adaptar seu conteúdo para cada canal.
Por exemplo, o guru do marketing digital, Neil Patel, usa ativamente o Twitter para promover suas postagens de blog e outros conteúdos. Isso é óbvio, considerando que a maior parte de seu público-alvo (empreendedores, profissionais de marketing digital, criadores de conteúdo, etc.) provavelmente freqüentará esta plataforma para obter conteúdo significativo.
Embora seja recomendado que você selecione a plataforma mais adequada para seu conteúdo e público-alvo, você não deve ignorar outros canais de distribuição. Em vez disso, você deve se esforçar para adquirir um conhecimento básico de trabalho de outros canais para que possa utilizá-los no futuro, se necessário.
Priorize seu conteúdo
Conteúdo de alta qualidade é talvez a resposta mais potente à questão de como se tornar um influenciador. É extremamente importante publicar conteúdo exclusivo e autêntico que ressoe com seu público.
Na verdade, essa é a única maneira de manter o público ligado ao seu conteúdo. Independentemente do tipo de conteúdo que você cria, deve ser significativo e valioso.
Dependendo do seu nicho e canais de distribuição, você pode escolher diferentes tipos de conteúdo, como postagens de blogs, fotos, vídeos, podcasts, etc.
Você também pode realizar brindes de mídia social ou concursos conjuntos com as marcas com as quais você colabora.
É crucial adicionar sua voz exclusiva a cada parte do conteúdo que você cria. Isso é o que vai diferenciá-lo de outras pessoas que também estão tentando descobrir como ser um influenciador.
Quer saber como fazer isso? Vamos entender com a ajuda de um exemplo.
Por exemplo, a fotógrafa e influenciadora de estilo de vida, Katie Stauffer, foi aclamada em massa ao enviar vídeos de sua filha de 2 anos, Mila, no Instagram.
O que distinguiu seu conteúdo de outras páginas semelhantes do Instagram foi a entrega de diálogos de Mila e suas habilidades de atuação maduras. Hoje, Stauffer é seguido por 4 milhões de usuários devotos do Instagram que aguardam ansiosamente o próximo vídeo com Mila.
É extremamente importante que você encontre a peculiaridade ou característica única que o distingue de outros influenciadores em seu nicho. Depois de identificar essa proposta de venda exclusiva (PVE), incorpore-a ao seu conteúdo o máximo possível.
Além de ajudar a destacar o seu conteúdo, também estabelecerá a sua imagem como influenciador.
É aconselhável que você integre este PVE ao seu conteúdo patrocinado também.
Ouça o seu público
Uma maneira eficaz de garantir que seu conteúdo ganhe força é criar o conteúdo que seu público deseja.
Para obter ideias de conteúdo relevantes, você pode fazer uma pesquisa rápida no Google para o seu nicho. Role até a parte inferior dos resultados da pesquisa para encontrar as palavras-chave de cauda longa que estão sendo usadas por seu público-alvo. Você também pode pesquisar plataformas como Quora e Reddit para ter uma ideia do que seu público-alvo está falando.
Se você deseja que seu conteúdo toque o seu público, você deve ter um conhecimento profundo de sua comunidade de seguidores.
A maioria das plataformas de mídia social tem uma seção de análise que pode fornecer informações significativas sobre seu público-alvo. Você obtém acesso aos dados demográficos do público, como sexo, localização geográfica, ocupação, comportamento online, etc.
Além disso, você deve prestar atenção à seção de comentários de suas mídias sociais e postagens de blog. Pode ser uma mina de ouro de novas ideias de conteúdo que seu público deseja ler / assistir. Você também pode conduzir pesquisas de mídia social e pedir a seus seguidores para lhe contar tudo sobre suas preferências e pontos fracos.
Aprimore o uso das hashtags
Se você está se perguntando como se tornar um influenciador e se destacar nisso, a resposta é fazer uso criterioso das hashtags certas. Seu conteúdo só se torna valioso e significativo quando atinge o público certo.
Uma forma eficaz de dar maior visibilidade ao seu conteúdo é adicionar hashtags adequadas às suas publicações nas redes sociais. Isso é especialmente útil para pessoas que estão apenas começando como influenciadores e precisam aumentar seu público.
Identifique as hashtags mais relevantes e em alta em seu nicho.
Em seguida, use-os em suas postagens para que seu conteúdo seja visto por um público totalmente novo, que pode não estar ciente de sua existência.
Para isso, você pode usar HashtagsForLikes para identificar o conteúdo e as hashtags de melhor desempenho em seu nicho. Essa ferramenta pode ajudá-lo a encontrar hashtags que você pode usar para ampliar seu alcance na mídia social.
Isso torna o processo de segmentação por hashtag muito mais fácil e rápido.
Ao usar hashtags, você deve ter cuidado para não inundar suas postagens com outras desnecessárias. Use apenas hashtags que se alinhem à sua imagem como um influenciador.
Quer saber o que mais você pode fazer? Além de usar hashtags populares, você também pode criar sua própria hashtag exclusiva para ampliar ainda mais seu alcance. Incentive seus seguidores a fazer upload de conteúdo em seus próprios perfis usando as hashtags de sua marca. Isso populariza sua hashtag e aumenta o conhecimento sobre você nas redes sociais de seus seguidores.
Manter a consistência
Publicar conteúdo de alta qualidade regularmente é uma das maneiras mais eficazes de manter a atenção do seu público. Quando você entrega um bom conteúdo regularmente, isso cria um sentimento de expectativa entre o seu público.
Isso, por sua vez, aumenta o envolvimento do público e aumenta seu alcance. É aconselhável que você crie uma linha do tempo para todo o conteúdo que planeja publicar nos próximos meses. Você também pode criar uma série semanal ou mensal para manter seu público ligado.
Por exemplo, Nusair Yassin, também conhecido como Nas Daily, fez uma promessa de enviar um 1 vídeo de 1 minuto no Facebook todos os dias, por mil dias. As pessoas começaram a monitorar sua página no Facebook para descobrir se ele estava cumprindo sua promessa.
Nas, de fato, manteve sua promessa, e como resultado, ele conquistou 12 milhões de seguidores e impactou muitas vidas em todo o mundo.
No entanto, você deve garantir que a qualidade do seu conteúdo nunca seja comprometida na tentativa de manter a regularidade. Se surgir uma situação em que você não pode entregar conteúdo na data proposta, publique uma postagem para comunicar isso. Garanta ao seu público que você está trabalhando no conteúdo e que ele estará disponível em breve.
Quando você estiver sem conteúdo de boa qualidade, pode usar o recurso Stories no Instagram e no Facebook. Você pode fazer upload de fotos simples para dar ao público uma espiada em sua área de trabalho ou sala de estar.
Isso pode ajudar a manter seu público envolvido e ajudá-lo a permanecer conectado com eles sem gastar horas aperfeiçoando um vídeo.
Colabore com outros influenciadores
Quando você está começando e ainda quer saber como se tornar um influenciador, a parceria com alguém famoso em seu nicho pode ser de grande ajuda.
Dá-lhe acesso à sua base de fãs e permite-lhe atraí-los para os seus perfis nas redes sociais.
Você deve ser capaz de oferecer algo útil ao outro influenciador, a fim de tentá-lo a colaborar com você. Se os maiores influenciadores parecerem fora de alcance, você pode até fazer parceria com micro influenciadores que têm bases de fãs pequenas, mas altamente engajadas.
Construir um site
Se você perguntar a alguém como se tornar um influenciador, eles provavelmente lhe darão muitos conselhos sobre estratégias de conteúdo e plataformas de mídia social.
Muito poucas pessoas lhe dirão o impacto que um site pode ter em sua reputação como influenciador. No entanto, qualquer pessoa que esteja remotamente familiarizada com marketing e branding sabe como um site pode ser importante.
Então, por que seu site é importante? Conforme sua base de fãs cresce, muitas pessoas ficarão tentadas a fazer uma busca rápida no Google por seu nome. Ter um poço
Um site projetado e totalmente funcional adiciona credibilidade à sua imagem e ajuda você a conquistar a confiança do seu público-alvo.
Além disso, ter uma seção de blog bem projetada em seu site estabelece ainda mais sua autoridade em seu nicho. Ele também melhora o tráfego de pesquisa orgânica para o seu site, expandindo ainda mais seu alcance.
Uma das maneiras mais eficazes de aumentar o envolvimento do público é hospedar uma sessão AMA (pergunte-me qualquer coisa) na plataforma de sua escolha. Além de manter seu público envolvido,
também ajudará a estabelecer sua experiência em determinados assuntos em seu nicho.
Concursos e brindes também ajudam você a alcançar um grande público e aumentar seus seguidores. Você pode colaborar com outros influenciadores ou marcas em seu nicho para torná-los mais eficazes. Certifique-se de especificar claramente as regras, prazo, recompensas, etc. e anuncie o vencedor no tempo prometido.
Uma das melhores respostas para a questão de como se tornar um influenciador é oferecer brindes e concursos para manter seu público envolvido.
Faça transmissões ao vivo!
A resposta mais simples para a questão de como se tornar um influenciador é manter uma conexão pessoal com seu público.
A maioria das plataformas, como Facebook, Instagram e YouTube permitem que os usuários entrem ao vivo e compartilhem atualizações em tempo real com seus seguidores.
Você pode usar isso a seu favor e dar ao seu público um vislumbre da ação nos bastidores de um evento ou festa. Isso faz com que seus seguidores se sintam mais próximos de você e reforça sua lealdade.
Você também pode hospedar uma sessão ao vivo para se comunicar com seus seguidores em tempo real. Esta é uma estratégia extremamente eficaz para aumentar o engajamento.
Ao mesmo tempo, também permite que você tenha uma boa ideia do que seu público gosta / não gosta e espera de você. Certifique-se de notificar seus seguidores sobre a sessão com antecedência.
Responda aos seus fãs
Conforme seu público cresce e mais pessoas começam a apreciar seu conteúdo, é provável que deixem seus comentários em mensagens diretas e comentários.
Responder a cada comentário pode ser uma tarefa hercúlea. No entanto, é aconselhável que você responda ao maior número possível. Uma resposta da sua parte valida a confiança que seus fãs depositam em você e os faz se sentir mais conectados a você.
Faça questão de responder aos comentários em suas postagens seja no Instagram, Facebook, YouTube ou onde for.
Além disso, você também pode fazer um agradecimento por qualquer feedback excepcionalmente positivo que receber. Isso faz com que o remetente se sinta recompensado e fortalece sua fé em você.
Se você quer saber como se tornar um influenciador, a chave é valorizar os membros do seu público tanto quanto eles valorizam você.
Perguntas respondidas
1. Como posso me tornar um influenciador?
R. Para se tornar um influenciador,
você deve primeiro escolher um nicho no qual está interessado e no qual tem experiência. Em seguida, você precisa fazer um nome para si mesmo em seu nicho, postando um ótimo conteúdo e construindo um número significativo de seguidores. Depois de ter um número decente de seguidores leais, você pode alcançar marcas com seu argumento de venda para conseguir colaborações de marca.
2. Como posso me tornar um influenciador do Instagram?
R. Além das etapas mencionadas acima, existem mais algumas coisas que você deve fazer para se tornar um influenciador do Instagram. Primeiro, você deve ter uma conta de criador no Instagram. Em segundo lugar, você deve se apresentar em sua biografia e deixar as marcas saberem que você está disponível para colaborações.
Você também deve fornecer seus dados de contato para facilitar o contato das marcas com você para colaborações.
3. Como posso me tornar um influenciador agenciado por alguma agência?
R. Cada agência tem seu próprio critério. Aqui na Warp Media, para quem já tem um público grande o suficiente para atrair anunciantes, pode ser agenciado gratuitamente. Ou independente do tamanho da audiência, pode ter nosso serviço de assessoria, que é o mais completo do Brasil e cuida de sua carreira de ponta a ponta. Para saber mais, CLIQUE AQUI
4. Quantos seguidores você precisa para se tornar um influenciador?
R. Não existe um critério de elegibilidade como esse para se tornar um influenciador. No entanto, qualquer lugar com mais de 1000 seguidores é um bom lugar para começar. Claro, do ponto de vista dos anunciantes, quanto maior for sua audiência, melhor será seu canal para patrocínios.
5. Como posso me tornar um profissional de marketing influenciador?
R. Você pode alcançar influenciadores e colaborar com eles para campanhas de marketing de influenciador para se tornar um profissional de marketing de influenciador.
6. Vale a pena ser um influenciador?
R. Sim, ser um influenciador pode se tornar uma opção de carreira sustentável e bem remunerada para você, assim como para muitos outros.
Se você consegue ganhar a vida sendo um influenciador, definitivamente vale a pena o tempo e o esforço que você dedica a isso.
7. Como um influenciador é pago?
R. Os influenciadores trabalham com as marcas para promover seus produtos em troca de alguma compensação. Isso pode ser uma compensação monetária ou produtos / serviços gratuitos.
Os influenciadores podem negociar seus termos de pagamento diretamente com as marcas com as quais trabalham.
8. Como eu monetizo meu Instagram?
R. Você pode ganhar dinheiro com o Instagram encontrando marcas para colaborar e, em seguida, criando conteúdo patrocinado para elas. Se você tem uma base substancial de seguidores,
então, você pode até cobrar uma taxa de outras contas menores em troca de dar-lhes uma mensagem.
Outras maneiras de rentabilizar o seu Instagram são através do marketing de afiliados ou tornando-se um revendedor. No primeiro caso, você pode compartilhar seus links de afiliados no Instagram e ganhar uma comissão por cada lead que gerar. No último caso, você pode ganhar vendendo seus próprios produtos via Instagram.
Pronto para se tornar um influenciador?
A resposta à pergunta de como se tornar um influenciador não é simples. Pode levar meses de trabalho árduo e paciência antes que os resultados comecem a aparecer.
O segredo é encontrar sua voz única e usá-la para criar uma imagem única para você como um influenciador. Identifique um nicho específico e um canal de distribuição mais adequado para você.
Além disso, qualquer pessoa que tenha a menor ideia de como se tornar um influenciador dirá a você a importância de criar conteúdo genuíno que agrade ao seu público.
Você também precisa se esforçar para manter uma conexão pessoal com seus seguidores. Só então você será capaz de construir uma base de fãs leais e engajados que não piscará antes de confiar em suas recomendações.
Você tem alguma outra sugestão sobre como se tornar um influenciador? Compartilhe suas opiniões na seção de comentários abaixo.
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