7 tendências para marketing de influência que você precisa saber em 2021

O marketing de influenciadores é uma indústria dinâmica em constante evolução. Para acompanhar o ritmo da indústria, é fundamental ficar de olho nas últimas tendências de marketing de influenciadores. Afinal, você precisa ser capaz de se adaptar às demandas em constante mudança do mercado.

As estratégias que funcionaram para você no ano passado podem não produzir os mesmos resultados este ano. Antes de lançar outra campanha de marketing de influenciador, certifique-se de saber o que há de novo no setor.

Quais são as principais tendências de marketing do influenciador que você deve saber?

Tendência de marketing do influenciador nº 1: Nano e micro influenciadores estão causando impacto

O marketing de influenciadores não é mais apenas sobre o número de seguidores. É também uma questão de engajamento e relacionabilidade.

Por causa dessa tendência de marketing de influenciadores , micro influenciadores e nano influenciadores estão causando um grande impacto.

Apesar de ter uma pequena contagem de seguidores, eles normalmente têm uma base de público altamente envolvida. O que significa que eles podem ajudá-lo a reduzir seu custo por conversão.

Além disso:

Eles não cobram tanto dinheiro por campanhas de marketing como outros influenciadores. Para pequenas empresas com orçamento limitado, trabalhar com micro influenciadores pode ser extremamente benéfico.

Mesmo grandes marcas como Daniel Wellington aderiram a essa tendência de marketing de influenciadores para promover seus produtos em diferentes locais ao redor do mundo.

Para cada setor e nicho, existem toneladas de micro influenciadores e nano influenciadores com os quais você pode colaborar. Essa tendência de marketing de influenciador se tornou popular pela primeira vez em 2019 e veio para ficar.

Tendência de marketing de influenciador nº 2: O marketing de influenciador do Twitch está em ascensão

Para acompanhar as tendências de marketing do influenciador em constante mudança, é importante olhar além do Instagram, YouTube, Facebook e Twitter.

Em 2021, os profissionais de marketing estão experimentando novas plataformas para o marketing de influenciadores. E até agora, a nova tendência de marketing de influenciador mais quente mostra que a popularidade do Twitch está crescendo.

O que é Twitch?

Twitch é uma plataforma que permite que influenciadores transmitam vídeos ao vivo de tudo o que estão fazendo. Na plataforma, os influenciadores podem transmitir vídeos de jogos, culinária, pintura, música e outras atividades.

Se você não estiver familiarizado com a plataforma, pode ser difícil entender por que essa tendência de marketing de influenciador está aumentando.

À primeira vista, o Twitch pode parecer muito com o YouTube. No entanto, Twitch visa fornecer uma experiência de comunidade para seus usuários. Portanto, eles não permitem links patrocinados em sua plataforma.

Para anunciar, as marcas podem patrocinar um torneio ou uma sessão de jogo de um influenciador. Menções de marcas e vídeos patrocinados são outra tendência crescente de marketing de influência no Twitch.

Twitch começou como uma plataforma para suportar streams de jogos, mas se expandiu além disso. Está chamando a atenção de marcas da indústria de alimentos e bebidas também.

A colaboração entre o UberEats e o influenciador americano do Twitch, Tyler Blevins, foi um grande sucesso. Em apenas um dia, eles receberam tantas respostas que a UberEats teve que encerrar a oferta prematuramente.

Como parte da campanha, Blevins jogou o jogo Fortnite enquanto transmitia ao vivo no Twitch. Para cada morte que ele conseguisse obter, UberEasts ofereceria um desconto de 1%. Ele tinha que terminar essa tarefa antes que a marca entregasse alimentos em sua casa.

Ao final do prazo, Blevins conseguiu ganhar um desconto de 25% para seus fãs. Após a sessão de jogo, os fãs de todo o mundo podem aproveitar um desconto de 25% usando o código NINJAMOS.

Por causa da resposta esmagadora, UberEats decidiu reverter a oferta no final do dia. Inicialmente, a campanha deveria durar três dias. Esse tipo de resposta massiva que o UberEats obteve mostra como o Twitch está prestes a se tornar uma mina de ouro para os profissionais de marketing.

Twitch é uma plataforma relativamente nova, portanto, poucas marcas e profissionais de marketing estão cientes dela. Se você é um madrugador, pode aproveitar essa tendência de marketing de influenciador a seu favor.

Tendência de marketing do influenciador nº 3: os influenciadores estão criando mais conteúdo de áudio e vídeo

Desde o ano passado, houve uma mudança no tipo de conteúdo que os influenciadores criam. Em vez de publicar apenas postagens patrocinadas, os influenciadores estão criando mais vídeos e podcasts.

Portanto, essa tendência de marketing de influenciador não é uma surpresa se olharmos para as tendências de consumo de conteúdo em todo o mundo.

Por que é isso?

Os vídeos são mais envolventes do que textos e imagens. Eles também são uma excelente ferramenta para a comunicação da marca. Isso fica evidente pelo fato de 67% das pessoas afirmarem que assistem a vídeos de marcas e empresas .

Da mesma forma, os podcasts também estão ganhando popularidade. De acordo com um estudo, dos quase 100 milhões de brasileiros que consomem alguma forma de áudio digital, 28 milhões já declaram ouvir podcasts

Como o consumo de vídeos e áudio está aumentando rapidamente, as marcas estão capitalizando essa tendência de marketing de influenciadores. Eles estão colaborando com influenciadores para seus podcasts ou séries de vídeo. É uma maneira fácil de atingir perfeitamente o público-alvo dos influenciadores.

Podcasts e séries de vídeo fornecem um espaço de interação entre influenciadores e seu público. É uma ótima plataforma para revisar ou promover um produto devido à conexão pessoal envolvida.

Tendência de marketing do influenciador nº 4: os influenciadores de CGI estão aqui

Você já ouviu falar de influenciadores CGI?

Bem, eles são as últimas estrelas no mundo do marketing de influenciadores. CGI significa influenciadores de imagens geradas por computador. Embora não sejam reais, é difícil diferenciá-los dos influenciadores da vida real.

Designers, programadores e gerentes de mídia social trabalham em sincronia para dar vida aos influenciadores CGI. Em seus perfis de mídia social, você pode vê-los saindo em locais pitorescos e expressando suas opiniões sobre questões sociais. Com certeza você já teve ter visto algum vídeo da “Magalu”, personagem digital da Magazine Luiza, por exemplo.

Os influenciadores CGI abrem novas possibilidades para o marketing de influenciadores. Eles garantem que as marcas tenham controle total sobre como suas histórias são apresentadas. De legendas a postagens de planejamento, eles têm uma palavra a dizer em tudo.

Tendência de marketing de influenciadores nº 5: diretrizes mais rígidas para influenciadores

Outra tendência interessante de marketing de influenciadores a observar está relacionada às regulamentações do setor.

Grupos de vigilância e agências governamentais levantaram preocupações em relação à transparência no marketing de influenciadores. Aqui no Brasil, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) tem acompanhado de perto as negociações feitas com influenciadores. Inclusive, esse órgão criou um guia para campanhas com influenciadores, que você pode baixar aqui.

Veja o que diz em parte, o manual do Conar sobre um conteúdo publicado com uma campanha publicitária em um canal de influenciador:

O referido conteúdo deve ser claramente identificado
como publicitário. Quando não estiver evidente no
contexto, é necessária a menção explícita da identificação
publicitária, como forma de assegurar o cumprimento deste
princípio, por meio do uso das expressões: “publicidade”,
“publi”, “publipost” ou outra equivalente, conforme
exemplos na tabela anexa, considerando o vocábulo que
for compreensível para o perfil de seguidores com quem
se pretende comunicar.

A Federal Trade Commission nos Estados Unidos já havia enviado cartas a influenciadores que não divulgaram publicamente seu endosso. Eles estão preocupados que os consumidores sejam enganados. Portanto, para evitar a disseminação de informações incorretas, o governo está apertando as rédeas do marketing de influenciadores.

E, pelo que sabemos, essa tendência de marketing de influenciador vai continuar nos próximos anos.

Outra preocupação que eles expressaram é não divulgar informações completas sobre um produto. Por exemplo, quando Kim Kardashian promoveu o medicamento para enjôos matinais, Diclegis , ela não revelou seus efeitos negativos.

Depois que a campanha recebeu muitos comentários negativos, a US Food and Drug Administration se envolveu. Eventualmente, Kim Kardashian teve que remover a postagem e fazer o upload de outra detalhando os riscos envolvidos em tomar a droga.

Nenhuma marca deseja suscitar polêmica ou publicidade negativa. Portanto, é para benefício de todas as partes envolvidas manter a transparência.

Quais são algumas das diretrizes da FTC?

É necessário que os influenciadores usem hashtags como #sponsored ou #ad para postagens de parceiros. Essas diretrizes não vão mudar tão cedo. No mínimo, é provável que se tornem mais rígidos.

Seja você uma marca ou um influenciador, essa tendência de marketing de influenciador será algo a se observar.

Tendência de marketing de influenciadores nº 6: prepare-se para ver os funcionários como influenciadores

Mova celebridades e influenciadores. Conforme o marketing influenciador evolui, vemos que muitas empresas estão tentando táticas inovadoras de promoção. Eles estão incentivando seus funcionários a assumir o papel de influenciadores.

Essa tendência do marketing de influenciadores desafia a definição fundamental de influenciadores e nos obriga a ampliar nossa perspectiva sobre o marketing de influenciadores.

Pense nisso. Quando um funcionário apoia sua marca, seu endosso parece mais genuíno. Eles estão envolvidos com o funcionamento interno da empresa, portanto, também agregam um toque de lealdade e confiabilidade às campanhas de marketing. Isso é difícil para um influenciador de mídia social corresponder.

Os funcionários já estão engajados com o conteúdo, o marketing e as operações de back-end da empresa. Mas podemos vê-los emergindo como rostos de marcas em breve.

Quer saber o que torna essa tendência de marketing de influenciador tão boa?

As marcas agora podem ter mais voz sobre como suas campanhas de marketing de influenciador são executadas se trabalharem com seus funcionários. Eles podem trabalhar mais de perto com seus funcionários e estar mais envolvidos no processo geral.

O programa de influenciador interno da Macy é uma prova dessa mudança de funções. Como parte de seu programa denominado “Macy’s Style Crew”, 300 de seus funcionários também se tornaram embaixadores da marca.

Marc Mastronardi, vice-presidente executivo de Desenvolvimento de Negócios da Macy’s, explicou a ideia por trás dessa estratégia radical em uma conferência de varejo . “É mais fácil alavancar os ativos existentes do que criar algo do nada”, disse ele.

É uma tendência de marketing de grande influenciador que permite fortalecer seu relacionamento com seus funcionários e obter mais visibilidade e conteúdo nas redes sociais.

O programa também oferece muitos incentivos para seus funcionários. Quando um funcionário adere ao programa, ele pode acessar a maioria dos produtos da loja gratuitamente. Além disso, a cada venda realizada, os funcionários recebem uma comissão. Portanto, essa tendência de marketing de influenciador significa uma vantagem para todos.

Outras empresas que alavancaram programas de defesa de funcionários incluem H&M, L’Oreal, Reebok, Starbucks, MasterCard e outras.

Tendência de marketing do influenciador nº 7: as marcas manterão relacionamentos de longo prazo com os influenciadores

As marcas precisam investir muito tempo e dinheiro para encontrar os influenciadores certos para colaborar. Eles precisam filtrar influenciadores com base em sua reputação, valores, o número de seguidores que possuem, suas taxas de engajamento e outros parâmetros. Pode ser um processo longo e tedioso.

Conforme o número de influenciadores aumenta e o campo fica mais competitivo, é mais difícil separar o joio do trigo. Portanto, é do interesse das marcas manter relacionamentos de longo prazo com os influenciadores que atendem aos critérios.

No Digiday Brand Summit Germany , Adrien Koskas, gerente geral da L’Oreal Paris Reino Unido, explicou o surgimento dessa tendência de marketing de influenciador.

“Quando você trabalha com influenciadores, você realmente precisa começar com um relacionamento genuíno e certificar-se de que eles gostem da sua marca e dos seus produtos. Caso contrário, aparecerá no conteúdo que eles criam para sua marca. Acreditamos em relacionamentos de longo prazo com influenciadores ”, disse ele.

Quais são os outros benefícios de cultivar relacionamentos de longo prazo com influenciadores ?

Aumento de confiança: se um influenciador promove um produto uma vez e depois para de mencioná-lo, o endosso não parece convincente e genuíno. Parece falso.

Por outro lado, se um influenciador promove um produto várias vezes, isso mostra que o influenciador gosta genuinamente do produto.

Maior Compromisso: Um influenciador comprometido é um ativo para uma empresa. Quando os influenciadores sabem que trabalharão a longo prazo com a empresa, é mais provável que contribuam para o sucesso geral dela.

Benefícios de um contrato profissional: Um contrato profissional provavelmente seguirá qualquer colaboração de longo prazo entre marcas e influenciadores. Pode ser benéfico para ambas as partes.

As expectativas em relação ao pagamento e ao conteúdo esperado são todas fornecidas por escrito. Assim, os influenciadores não precisam se preocupar com atrasos nos pagamentos. Da mesma forma, as marcas não precisam se preocupar com influenciadores que saem de seus projetos no último minuto.

 

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