5 falhas em campanhas de marketing de influenciador, com as quais você pode aprender

Para empresas que buscam atingir um público mais amplo, o marketing de influenciador se tornou uma tática popular. Pode ajudar as empresas a construir uma imagem de marca positiva e até aumentar as vendas. Se bem feitas, as campanhas de marketing de influenciador podem gerar um ROI incrível.

Apesar do imenso potencial que possui, as marcas precisam ter cuidado ao colaborar com influenciadores. Para que uma parceria funcione com sucesso com um influenciador, visão compartilhada, respeito e comunicação aberta são cruciais.

Muitas campanhas de marketing de influenciadores fracassam porque esses requisitos não são atendidos. À medida que mais marcas procuram explorar o marketing de influenciadores, é importante proceder com algum cuidado.

Neste artigo, vamos dar uma olhada em algumas das falhas do marketing de maior influenciador. Aprenda com os erros deles para que você não tenha que queimar os dedos ao lidar com influenciadores.

Curioso para descobrir quais são essas falhas? Continue lendo…

O marketing do influenciador falha no. 1: Não cumprindo as regras

Marcas e influenciadores precisam agir com responsabilidade ao promover um produto. Isso é especialmente verdadeiro se o produto envolvido for um medicamento ou droga que pode causar efeitos colaterais de longo prazo nos consumidores. Se as regras e regulamentos não forem atendidos, pode haver um alto preço a pagar.

Um dos influenciadores de mídia social mais bem pagos, Kim Kardashian, negligenciou as regras ao fazer parceria com Duchesnay. Ela postou uma selfie no Instagram promovendo seu remédio para enjôo matinal, o Diclegis.

Não cumprir as regras O marketing de influenciador falhaImagem via Instagram

Sua postagem chamou a atenção do FDA (que é um órgão do governo americano que regula remédios e alguns alimentos) e eles se opuseram à falta de equilíbrio entre riscos e benefícios mencionados em sua postagem.

Eles exigiram que a postagem refletisse com precisão as limitações e os riscos do medicamento. O FDA alertou que Duchesnay enfrentaria ações regulatórias se o conteúdo não fosse corrigido ou removido.

Em seguida, Kim Kardashian removeu a postagem. Ela seguiu com outro post em que acrescentou os riscos envolvidos no uso de Didegis.

Por causa disso, a campanha de marketing do influenciador atraiu muita publicidade negativa para a marca e para o influenciador. Para evitar isso, é melhor divulgar todos os efeitos colaterais de um produto claramente. Isso é especialmente verdadeiro para medicamentos e drogas que podem causar danos a longo prazo à saúde dos consumidores.

Então, o que você pode fazer para evitar isso?

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O marketing do influenciador falha nº 2: usando táticas dissimuladas

Todo mundo sabe que ser abertamente promocional não funciona bem na indústria de marketing de influenciadores. Mas o oposto também é verdadeiro. Usar táticas de publicidade dissimuladas pode parecer pouco autêntico.

Tomemos, por exemplo, a campanha de marketing global da Snickers. Por anos, Snickers tem usado o slogan “Você não é você quando está com fome”. Em 2012, quando colaboraram com Katie Price e Ian Botham (dois famosos da Inglaterra, a primeira é uma modelo  e o segundo um famoso comentarista), decidiram usar seu significado literal para promover sua marca.

A maioria das postagens anteriores de Katie Price no Twitter eram apolíticas, com foco principalmente em moda. Para a campanha, ela começou a postar tweets envolvendo política e economia.

Da mesma forma, Ian Botham, cujos tweets giravam em torno do críquete, começou a twittar sobre aprender violoncelo. Seus tweets atraíram muito interesse no Twitter.

Usando táticas secretas, o marketing de influência falhaImagem via Twitter

Eles conseguiram chamar a atenção com esses tweets porque pareciam fora do personagem. Algumas pessoas também especularam que suas contas podem ter sido hackeadas. Depois de uma série de tweets, eles revelaram o que estava acontecendo.

Os dois postaram uma foto com uma barra de chocolate Snickers com a legenda: “Você não é você quando está com fome”. Como essas postagens não eram muito divulgadas sobre sua natureza publicitária, algumas pessoas questionaram sua legitimidade.

Em seguida, a Advertising Standards Agency do Reino Unido realizou uma investigação nesta campanha publicitária. Embora a campanha tenha sido cancelada, a imagem pública da marca e dos influenciadores foi prejudicada.

O que você pode fazer?

Conheça bem seu público, seus dados demográficos e seus interesses. Com base nisso, personalize sua campanha de marketing de influenciador. Dessa forma, você pode estabelecer uma melhor conexão com o seu público.

 

Falha de marketing do influenciador nº 3: instruções para copiar e colar acidentalmente

O marketing de influenciadores pode ser complicado. Enquanto os influenciadores estão promovendo marcas, a parceria precisa ser percebida como genuína para seus seguidores. Se parecer encenado, pode ser contraproducente.

Bootea, uma marca que vende produtos de fitness e desintoxicação, teve que aprender da maneira mais difícil. Eles fizeram parceria com Scott Disick, que é famoso por sua aparição em um  reality show das Kardashians.

Em uma gafe constrangedora, Scott copiou as instruções da empresa para ele diretamente em seu post no Instagram. A legenda revelou que a marca deu a ele todos os detalhes perfeitamente, incluindo a legenda e a hora do post.

Falha ao copiar e colar acidentalmente as instruções do influenciador de marketing

Pensando que pode ser um caso único?

Não, não foi a única vez que essa falha de marketing de influenciador aconteceu. A supermodelo Naomi Campbell postou uma foto no Instagram com um par de tênis Adidas. Na seção de legenda, ela se esqueceu de editar as instruções da equipe de marketing da Adidas.

Falha no marketing do influenciador de KardashiansImagem via CheatSheet

Ambas as campanhas de marketing de influenciador sofreram por causa de um erro embaraçoso. Os seguidores zombaram tanto das marcas quanto dos influenciadores por causa dessa idiotice.

Então, o que você pode aprender com a falha do marketing de influenciador? Você deve dar aos seus influenciadores mais liberdade criativa. Em vez de dizer a eles o que escrever e quando postar, confie que eles farão bem o seu trabalho.

Ao fazer isso, você evitará muitos problemas. Isso pode evitar que sua marca seja vítima desse tipo de erro de copiar e colar.

Falha de marketing do influenciador nº 4: aparecendo como insensível

Tenha cuidado se estiver planejando criar sua campanha de marketing de influenciador em torno de uma causa social importante. Você precisa abordar o problema com sensibilidade.

Se sua campanha parecer indiferente ao problema ou pior, banalizá-lo, você pode prejudicar seriamente a imagem de sua marca.

Falhas no marketing de influenciador insensívelImagem via Rolling Stones

O comercial da Pepsi de Kylie Jenner pretendia mostrar a diversidade global. No entanto, a campanha afetou o público de maneira errada.

No anúncio, Kylie foi vista se juntando ao protesto Black Lives Matter. Quando a polícia foi enviada para controlar o protesto, Kylie ofereceu a eles uma Pepsi. Esta cena foi a recriação de um fotógrafo icônico que mostrou Leshia Evans confrontando a polícia no protesto de Baton Rouge.

Esta campanha recebeu muitas críticas por banalizar o protesto. Entre os que criticaram a campanha estava Bernice King, filha de Martin Luther King Jr.

Em um tweet sarcástico, ela escreveu: “Se ao menos papai soubesse sobre o poder de #Pepsi.” Seu tweet recebeu 147 mil retuítes e mais de 278 mil curtidas. A seção de comentários estava cheia de pessoas pedindo para que o anúncio fosse removido.

A Pepsi enfrentou muito calor por causa dessa polêmica. Percebendo sua gafe, Pepsi se desculpou publicamente no mesmo tópico do Twitter. Em seguida, eles removeram o anúncio e interromperam sua distribuição.

Não apenas as marcas, mas até os influenciadores precisam ter cuidado com o tipo de conteúdo que postam. Se você está abordando uma questão social, deve certificar-se de mostrar respeito a todos.

Se você está usando o humor, precisa ser duplamente cuidadoso. Você não pode estar fazendo piadas à custa de desrespeitar alguém.

YouTuber sueco, PewDiePie, que tem mais de 53 milhões de assinantes, se envolveu em uma grande polêmica por causa de uma situação semelhante.

Em seus primeiros dias, ele costumava postar vídeos de si mesmo jogando videogame enquanto comentava. No entanto, mais tarde ele passou a cobrir outros tópicos de natureza controversa.

O marketing sueco do influenciador do YouTuber PewDiePie falhaImagem via YouTube

Em 2017, ele carregou um vídeo onde fazia piadas e comentários anti-semitas. No vídeo, dois cingaleses podem ser vistos segurando um cartaz que diz: “Morte a todos os judeus”.

Ele revelou que contratou os dois homens para fazer essa tarefa usando a plataforma freelancer Fiverr por $ 5 dólares. O objetivo era mostrar como você pode usar a Internet para fazer qualquer coisa por um preço baixo. No entanto, as pessoas ficaram chateadas com os comentários anti-semitas e piadas nazistas que ele fez no vídeo.

entrevista com Business Insider Influencer Marketing FailsImagem via Tumblr

Após este incidente, o YouTube removeu seu nome de sua lista de preferências. O YouTube Red, na época, um serviço premium, também cancelou a segunda temporada de seu programa em sua plataforma. Até a Disney, a empresa-mãe da Maker Studios, decidiu romper os laços com ele.

Em uma entrevista ao Business Insider , uma porta-voz da Maker Studios disse que seus vídeos eram inadequados.

“Embora Felix (PewDiePie) tenha criado seguidores por ser provocador e irreverente, ele claramente foi longe demais neste caso e os vídeos resultantes são inadequados. A Maker Studios decidiu encerrar nossa afiliação com ele daqui para frente ”, disse ela.

Mais tarde, ele emitiu um esclarecimento no Tumblr, mas o dano à sua reputação já estava feito. Por causa de comentários ofensivos, ele perdeu colaborações com grandes empresas.

Então, o que podemos aprender com essas falhas de marketing de influenciador?

Antes de colaborar com um influenciador, verifique sua reputação na mídia social. Faça uma verificação completa dos antecedentes e verifique o tipo de conteúdo que eles postam. Se eles postarem conteúdo que possa prejudicar a reputação da sua marca, é melhor ficar longe dessa colaboração.

As marcas também precisam ser mais politicamente conscientes e conscientes sobre suas campanhas de marketing de mídia social. É ótimo defender uma causa, mas apenas se for feito com bom gosto. Qualquer campanha de mídia que envolva questões sociais e políticas deve ser tratada com sensibilidade.

Se você promover conteúdo depreciativo ou menosprezar uma causa, você pode cair em uma sopa. É difícil se redimir depois de atrair publicidade negativa, portanto, certifique-se de que suas campanhas sejam criteriosas.

Falha de marketing de influenciador nº 5: não estar preparado

Pode ser difícil prever o tipo de resposta que sua campanha de marketing pode gerar. Mas é sempre melhor estar preparado para uma boa resposta. Você não fica aquém das promessas que fez no início da campanha.

Por exemplo, veja o que aconteceu com o Festival Fyre. O festival baseado nas Bahamas foi promovido como um festival de música de luxo. Os organizadores do evento prometeram acomodações luxuosas e culinária requintada.

Ja Rule e Kylie Jenner estavam entre os principais influenciadores associados à publicidade do evento. Os preços dos ingressos subiram para US $ 12.000 e os fãs tinham grandes expectativas em relação ao festival.

Embora as promoções parecessem atraentes, a realidade era totalmente diferente. Havia tendas comuns para a estadia e o almoço incluía torradas simples e queijo. Os visitantes, insatisfeitos com os arranjos, recorreram às redes sociais para desabafar.

Os organizadores tiveram que devolver muitos ingressos, pois não havia providências adequadas para os que ainda estavam por chegar. Todos os voos de ida para a ilha Exuma, onde o festival estava ocorrendo, foram cancelados. Aqueles que queriam sair da ilha também tiveram que esperar horas por causa da pressa repentina.

Esse tipo de inconveniência para seus visitantes ou clientes invariavelmente os deixará desapontados.

Mas, como você pode evitar isso?

A melhor maneira de evitar isso é planejar sua campanha minuciosamente. Não exagere apenas para atrair consumidores.

Conheça a sua capacidade e, em seguida, decida quais são as metas realistas a cumprir. Prepare-se com antecedência para que sua campanha corra bem. Se você prometeu guloseimas grátis, certifique-se de ter o suficiente em estoque. Você quer deixar seus consumidores felizes, não frustrados.

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