TikTok vs YouTube – Para você, influenciador digital, qual é a melhor?

Procurando uma comparação do TikTok vs YouTube para criação de conteúdo e ganhar dinheiro? Se sim, você veio ao lugar certo.

Por muitos anos, o YouTube foi o rei indiscutível no espaço de compartilhamento de vídeos online. Nos últimos anos, no entanto, o TikTok se tornou mais popular e agora é um grande concorrente do YouTube. Mas qual dessas plataformas é melhor?

Neste artigo, você aprenderá:

Diferença entre o TikTok e o YouTube Semelhanças do
YouTube vs TikTok
O que é o TikTok ou o YouTube mais popular?
TikTok ou YouTube para ganhar dinheiro?
TikTok x YouTube para empresas

Continue lendo e aprenda tudo o que você precisa saber sobre o YouTube vs TikTok.

Diferença entre TikTok e YouTube

diferença-entre-tiktok-e-youtube

Antes de podermos analisar se o TikTok ou o YouTube é a melhor plataforma de compartilhamento de vídeos, devemos primeiro examinar as principais diferenças entre cada plataforma. Dependendo de suas necessidades, uma plataforma pode ser mais ideal que a outra com base nas diferenças presentes.

Duração máxima do vídeo

O TikTok tem uma duração máxima de vídeo de 3 minutos. No entanto, a plataforma é conhecida principalmente pelo conteúdo de formato curto publicado pelos criadores. Muitos dos vídeos publicados têm menos de 30 segundos.

O YouTube, por outro lado, é conhecido pelo conteúdo de formato longo postado na plataforma. Contas não verificadas podem publicar vídeos de até 15 minutos de duração e contas verificadas podem publicar vídeos de até 2 horas de duração.

Base de usuários

Embora o YouTube tenha o monopólio do conteúdo de vídeo online por muitos anos, o TikTok se tornou um grande concorrente. Estima-se que o TikTok tenha mais de um bilhão de usuários mensais, e esse número está crescendo diariamente.

Tendo isso em mente, é incrível pensar no fato de que o YouTube ainda está recebendo o dobro desse número de usuários mensais. Isso mesmo, o YouTube é usado por mais de 2 bilhões de usuários todos os meses.

Monetização

Semelhante ao YouTube, o TikTok monetiza vídeos de criadores com base na autenticidade de suas visualizações, no número de visualizações que recebem, no nível de engajamento do vídeo e no assunto.

O YouTube monetiza vídeos publicados por canais monetizados. São canais que têm mais de 1.000 inscritos, 4.000 horas de tempo de exibição e publicam conteúdo que não viola os Termos de Serviço.

Anúncio

Como o TikTok é uma plataforma relativamente nova, o mundo da publicidade ainda não começou a alavancar seus recursos de publicidade em grande escala. No entanto, isso não significa que o TikTok seja uma plataforma ruim para publicidade paga – é bastante decente.

Os tipos de anúncios presentes no TikTok são:

  • Anúncios TopView
  • Anúncios no feed
  • Hashtags de marca, takeovers e efeitos

Por outro lado, o YouTube é uma plataforma de publicidade comprovada e continua sendo uma ótima opção com o passar do tempo. Muitos negócios foram construídos com a ajuda de anúncios do YouTube, e mais serão no futuro.

O YouTube tem os seguintes tipos de anúncios disponíveis para uso:

  • Anúncios in-stream puláveis ​​e não puláveis
  • Anúncios de descoberta de vídeo
  • Anúncios breves
  • Anúncios de display responsivos
  • Anúncios de cabeçalho

Semelhanças YouTube x TikTok

Embora existam muitas diferenças entre o YouTube e o TikTok, também existem muitas semelhanças. Reconhecer as semelhanças entre as plataformas é importante, pois você pode pensar que uma determinada plataforma é melhor para você do que a outra quando isso não importa.

Tipo de conteúdo

Tanto o TikTok quanto o YouTube são plataformas de compartilhamento de vídeos. Isso significa que o conteúdo postado em ambas as plataformas é focado em vídeo. Como esse é o caso, muitos criadores de conteúdo geralmente se deparam com a tarefa de escolher em qual plataforma eles gostariam de se concentrar.

Interações

O TikTok e o YouTube apresentam interações. Ou seja, em ambas as plataformas você pode curtir, comentar, seguir/assinar, etc. As interações têm um peso diferente em cada plataforma, mas os recursos estão presentes em ambas.

Algoritmos

Não é nenhum segredo que as plataformas de mídia social têm algoritmos. Obviamente, YouTube e TikTok não são diferentes. O que é surpreendente, no entanto, é como os algoritmos são semelhantes para ambas as plataformas.

Os algoritmos de ambas as plataformas priorizam os interesses e hábitos de visualização dos usuários. Se um usuário assistir a conteúdo esportivo, por exemplo, os algoritmos em ambas as plataformas tomarão nota disso e sugerirão conteúdo mais semelhante.

Análise

Algumas plataformas de mídia social não rastreiam análises ou não permitem que usuários regulares as acessem. No TikTok e no YouTube, no entanto, esse não é o caso. Essas plataformas têm um conjunto de análises detalhadas que pode ajudar você a saber como seu conteúdo está se saindo com os espectadores.

Você pode estar se perguntando – qual dessas duas plataformas é mais popular? O YouTube existe há muito tempo, mas muitas pessoas online parecem publicar conteúdo no TikTok. Uma plataforma é o rei definitivo no espaço de compartilhamento de vídeo?

O YouTube é mais popular que o TikTok. O TikTok recebe mais de um bilhão de usuários mensais, enquanto o YouTube recebe mais de dois bilhões de usuários mensais. Além disso, as pessoas tendem a consumir conteúdo no YouTube por mais tempo.

Com isso dito, é importante reconhecer que o TikTok continua ganhando popularidade – mais usuários estão ingressando na plataforma diariamente. Então, eventualmente, pode chegar um dia em que eles sejam uma plataforma mais popular que o YouTube.

No final das contas, tanto o YouTube quanto o TikTok são plataformas com uma base de usuários incrivelmente grande. Há um público em ambas as plataformas para todos, independentemente do tipo de conteúdo que eles criam.

TikTok ou YouTube para ganhar dinheiro?

tiktok-ou-youtube-para-ganhar-dinheiro

Vamos encarar, muitas pessoas são atraídas para criar conteúdo de vídeo por causa da quantidade de dinheiro que muitos influenciadores ganham. Querer ganhar dinheiro é bom, mas exige muito esforço. Como esse é o caso, você deve selecionar a plataforma certa a ser usada.

Para ganhar dinheiro, o YouTube é uma plataforma melhor que o TikTok. Os espectadores no YouTube geralmente são mais direcionados e engajados, tornando-os melhores fontes de leads do que os do TikTok. Leads de maior qualidade tendem a gerar mais receita.

Outra coisa que é importante ter em mente é que o YouTube facilita muito a utilização de publicidade paga para segmentar seu público existente. Assim, você pode construir um relacionamento mais forte com os espectadores que geralmente são de qualidade superior.

É importante notar que muitas pessoas ganham uma quantia significativa de dinheiro no TikTok. Esta plataforma também é mais recente e tem espaço para crescer. Muitas empresas e marcas apenas começaram a trabalhar com influenciadores, por exemplo, então há muito dinheiro a ser ganho.

TikTok x YouTube para empresas

tiktok-vs-youtube-for-business

Neste ponto, você deve estar se perguntando: qual dessas duas plataformas é melhor para os negócios? Você deve criar conteúdo voltado para negócios para TikTok ou YouTube? Qual plataforma fornecerá os melhores resultados?

A plataforma ideal entre o TikTok e o YouTube para negócios dependerá das suas necessidades. Por exemplo, se você precisar segmentar espectadores mais velhos, o YouTube será uma opção melhor. Existem públicos diferentes em cada plataforma, então um pode ser melhor que o outro para o seu negócio.

É importante lembrar que as empresas têm sucesso em muitas plataformas diferentes. Alguns usam principalmente o Twitter, enquanto outros usam o Pinterest. As habilidades de marketing desempenham um papel na eficácia de uma plataforma.

No YouTube, há um mecanismo de pesquisa totalmente funcional e várias fontes de tráfego. O conteúdo tem uma vida útil muito mais longa do que no TikTok. No entanto, o TikTok é uma plataforma mais jovem e menos competitiva, por isso pode ser uma opção melhor para o seu negócio.

Em resumo

Agora você conhece as principais diferenças e semelhanças entre o TikTok e o YouTube. Ambas as plataformas são ótimas opções para criadores de conteúdo que criam conteúdo de vídeo. Dependendo das necessidades do criador de conteúdo, uma plataforma pode ser mais ideal que a outra.

Você precisa de ajuda com sua carreira de YouTuber? CLIQUE AQUI e conheça nosso serviço.

1 Comments

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Entre em contato!