Porque seu canal no Youtube não está crescendo – parte 01

Porque seu canal no Youtube não está crescendo

 

A maioria das pessoas se pergunta porque seu canal no YouTube não está crescendo. É normal esse questionamento, afinal, quase todo mundo que começa um canal no YouTube tem como objetivo ver esse canal crescer em número de inscritos e claro, de visualizações. E além disso, essas pessoas têm o sonho de serem famosas, assim como os famosos da atualidade no YouTube.

Aí você cria seu canal, pensa num nome bem legal, cria uma capa para seu canal e grava seu primeiro vídeo. Até aí tudo parece ótimo, até que você posta esse primeiro vídeo.

Uma vez que o vídeo está publicado no YouTube, parece que a cada 5 minutos você quer ver como está a audiência do seu vídeo. No final do dia você percebe que aquele vídeo que você fez com tanta empolgação não atingiu tantas visualizações quanto você queria.

E no final do primeiro mês de vida do seu canal, você tem a impressão que seu canal não saiu do lugar: pouquíssimos inscritos, pouca gente vendo seus vídeos e a cada vídeo novo que você publica parece que você tem uma nova decepção. Depois de alguns meses tentando, você por fim desiste do seu canal, cansado de tanto “tentar” e não conseguir.

Mas o que será que houve? Pode ter sido vários fatores, mas alistamos alguns aqui pra ver se você se identifica com algum (ou alguns):

  • Você não usou palavras chave nos textos de descrição dos seus vídeos: palavras chave são aquelas palavras que as pessoas escrevem la na barra de pesquisa do YouTube. Por exemplo se uma pessoa está procurando por dicas do jogo “Ghost Recon Wildlands” da Ubisoft, provavelmente ela escreva lá no buscador do YouTube algo como “dicas ghost recon wildlands” ou alguma variação dessa frase.
    Se seu vídeo for falando desse jogo, é importante que você inclusa tanto no título como também no campo “descrição” um texto onde a palavra chave “dicas ghost recon wildlands” apareça várias vezes. Sim, escreva um texto grande, vale a pena!
  • No seu canal, se fala “de tudo”: o problema não é ter um canal de conteúdo variado, o problema é ter um canal fora de foco. Pense bem, se você quer que seu canal seja de games, evite trazer para seu canal “desafios” por exemplo. Isso por pelo menos 2 motivos: primeiro, o seu público se inscreveu em seu canal porque gostou de certo vídeo que viu. Se esse vídeo foi um de games, e de repente ele começa a ver que você está postando vídeos de desafios, ou vlog de humor junto com o conteúdo de games, esse pessoal vai embora do seu canal. Pode até ser que eles não se desinscrevam, porém não vão mais acompanhar seus vídeos.
    O outro motivo é que o YouTube tenta mostrar para as pessoas os vídeos que forem mais relevantes dentro do assunto que elas estão procurando. Se seu canal é uma verdadeira “bagunça” de conteúdo, fica difícil recomendar ele pra alguém que procura certo contéudo.
  • Você posta vídeos apenas “quando dá na telha”: isso é problemático também. Em geral quem se inscreve e acompanha seu conteúdo precisa se acostumar que em tal dia da semana vai poder ver novidades no seu canal. E o YouTube também gosta de uma frequência de vídeos bem programada.
    Lógico, às vezes pode ser difícil manter uma regularidade na postagem dos vídeos, principalmente por causa do fator tempo.
  • Falta capricho nos vídeos: e com falta de capricho não falamos necessariamente de edição simples, isso não é necessariamente um problema. O problema é a falta de capricho no que se vai apresentar para o público. Já comentamos em outro artigo sobre a forma em que alguns encaram seu canal. Se seu objetivo é ser um “profissional do YouTube”, então pense, planeje e aja como profissional. Antes de postar um vídeo ou de gravar, escreva um roteiro sobre o que você quer postar. Pense se o que você vai apresentar está legal, está divertido para o público que vai assistir. Se não estiver (seja honesto nessa análise) mude. Não grave “qualquer coisa”, porque sua audiência não perdoa desleixo.

NENHUM CANAL CRESCE “DO DIA PRA NOITE”

Isso é algo que você também precisa ter em mente. Uma vez uma pessoa nos procurou dizendo que queria que seu canal, na época com 9 inscritos, conquistasse 1 milhão de inscritos até o fim daquele ano (o que lhe dava 8 meses para ir dos 9 ao milhão de inscritos!).

Canais que fazem sucesso hoje em dia não começaram a ter sucesso assim que começaram. Alguns conseguiram chegar ao sucesso depois de um, dois ou até vários anos! Então pensar que você vai criar um canal hoje e amanhã vai estar cheio de inscritos é uma ilusão que você não deve ter.

“MAS OS CANAIS GRANDE DE HOJE NÃO FAZEM ISSO”

Depois de ler essas dicas todas acima, pode ser que você agora esteja assim: “ok, mas os canais grandes que acompanho não fazem tudo isso aí que vocês falaram e são grandes. ” Pode ser, mas você já ouviu falar no ditado “criou fama e deitou na cama”?

Muitos dos que hoje são famosos sentem (de maneira equivocada) que já não precisam praticamente fazer muito pela otimização do seu canal. Qualquer vídeo que postarem terá milhares de views. Então pra eles, “tanto faz” o título ou mesmo a descrição de seus vídeos.

Importante dizer que esse erro não é cometido por todos os grandes. Se você procurar, vai ver que ainda há muitos que fazem questão de fazer tudo certinho, como deve ser.

Como você vai disputar audiência com quem tem muitos milhares de inscritos? Sua melhor arma é sua preparação!

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