Queda temporária do Facebook/Instagram/WhatsApp ensina lição para influenciadores digitais

No dia 04 de outubro de 2021, os três serviços do “tio Mark” ficaram indisponíveis por, pelo menos, 5 horas, com alguns locais do mundo reportando mais tempo fora do ar.

A queda desses serviços fez com o que o grupo do Facebook perdesse mais de 7 bilhões de dólares apenas nas primeiras 3 horas de inatividade. Isso sem contar as muitas empresas e empreendedores que “dependem” desses serviços para vender e negociar seus serviços. Quem trabalha com o Instagram por exemplo, e tinha agendado ou começado algum tipo de campanha ou tinha agendado algum evento na plataforma, com certeza teve algum prejuízo, mesmo avisando seu público e reagendando esses compromissos.

Mas tem uma coisa que essa falha no grupo do Facebook nos ensina e vamos falar sobre isso nesse breve artigo.

CASA ALUGADA VERSUS CASA PRÓPRIA

Realmente, quando você ouve por aí que as redes sociais são como uma casa alugada, você deve acreditar nessas pessoas. E quando você escutar alguém falar “o Instagram é meu, faço o que eu quiser”, pode ter certeza de que essa pessoa está falando bobagem.

Quando você cria uma conta em qualquer plataforma social, você não está adquirindo um pedacinho dessa plataforma. Você está “alugando” um espaço para você postar suas fotos, vídeos e textos. Se você ler os termos de uso de cada plataforma social, vai ver que geralmente, as plataformas se reservam o direito de eliminar sua conta, se eles acreditarem que isso é o certo a fazer, independente da situação. Em teoria (e às vezes, na prática também), as plataformas podem apagar sua conta no momento em que quiserem, “porque sim”. E como você aceitou os termos de uso quando criou a conta, não tem como reclamar. Simplesmente você pode se sentar e chorar, ou abrir outra conta, em outra plataforma.

Além disso, as plataformas sociais estão sempre mudando seus termos de uso, que estão ficando cada vez mais sensíveis ao conteúdo postado. E muitas vezes o que é permitido ou não acaba ficando passível de interpretação. Só que a única interpretação que vale para as plataformas é a delas, então, em muitos casos você pode romper uma regra sem se dar conta e sofrer as consequências por isso.

Agora imagine alguém que desenvolveu uma conta no Instagram com centenas de milhares de pessoas. Essa pessoa já está “vivendo de Instagram”. De repente, ela fez um post considerado ofensivo ou alguma outra coisa que para o Instagram, viola suas regras. Aí, de repente, a conta dela é desativada. E agora? E todo o trabalho feito? E os investimentos que ela fez em sua conta? E a renda que ela tinha, que vinha do Instagram?

Você viu? De uma hora para outra, uma pessoa ficou sem fonte de renda. E aí, é brigar para recuperar a conta, que mesmo que conseguir, já poderá ter perdido muitas oportunidades comerciais, muito dinheiro.

NÃO POR TODOS OS OVOS NA MESMA CESTA

Nesse caso, isso significa ter meios paralelos de comunicação. Meios que são constantemente divulgados a seu público, e que eles sabem que poderão encontrar seu conteúdo nesses outros locais.

O melhor meio “alternativo” para ter seu conteúdo é ter seu próprio website. Sim, sabemos, não é todo mundo que tem um website e é lógico que um website não é o mesmo que ter uma conta em uma rede social.

No entanto, um website e algo “seu”. Você comprou o domínio, ele é seu, e o site também! É verdade que você precisa pagar uma hospedagem para manter seu site funcionando e pagar para continuar usando seu domínio, porém, em seu site, quem manda é você.

Em seu site, você pode postar fotos, textos e vídeos, inclusive usando links de suas redes sociais, onde eles podem estar. Caso algum conteúdo seu nessas redes sociais caia, seja apagado, você ainda tem seu site e pode inclusive postar novamente o conteúdo, agora diretamente em seu website. E se seu público costuma frequentar seu website, eles vão saber onde ir caso aconteça algo com suas redes sociais. Bom, suas não, as redes sociais que você usa.

QUE TIPO DE WEBSITE DEVO TER?

Isso vai depender do tipo de assunto que você aborda. Se você tiver um canal de games, talvez seu site seja focado em mostrar seus vídeos, tendo um espaço para fotos e contato com você.

Um influenciador digital que fale sobre opinião em geral pode manter um blog. Na verdade, para quem dá opiniões ou faz críticas de filmes, por exemplo, ter um website é muito importante. Conteúdo escrito na forma de um blog, por exemplo, deve servir bem.

Esses são alguns tipos de enfoques que seu website pode ter:

  • Blog
  • Site de fotos
  • Site com coletânea de vídeos
  • Site com variedade de conteúdos, misturando o comentando acima.
  • Site de vendas de produtos
  • Site de vendas de cursos online
  • Use sua imaginação

O importante é que você tenha um respaldo do que produzir. Se seu site receber muitas visitas também, pode ser um bom local para receber anunciantes também. e isso pode te ajudar a não perder negócios.

Além disso, um site sempre vai ajudar a firmar seu nome na internet. Por isso, sempre pense num plano B e num plano C quando o assunto é sua carreira de influenciador e o conteúdo que você produz.

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